Cidade de Deus
O filme que revolucionou o cinema brasileiro está agora nas páginas do MCA! Confira tudo e compartilhe!
Comecinho do filme BuscapéPara eu contar a história da Cidade de Deus, eu tenho que contar a história do Cabeleira, mas para contar a história do Cabeleira eu tenho que contar a história do Trio Ternura...
CopiarCompartilhar
Procurando atores CuriosidadesOs atores do filme foram descobertos por uma equipe de seis pessoas que se dividiu em duplas para percorrer várias comunidades carentes (Rocinha, Cidade de Deus, Chapéu Mangueira, Vidigal e Dona Marta, entre outras), além de escolas de teatro amador e outras instituições.
CopiarCompartilhar
GRANDE PRÊMIO CINEMA BRASIL premiaçõesMelhor Filme
Melhor Diretor - Fernando Meirelles
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Fotografia
Melhor Som
Melhor Edição
CopiarCompartilhar
Aulas de interpretação CuriosidadesA seleção e a preparação dos atores deu um trabalhão. Foram filmadas duas mil entrevistas; uma pré-seleção escolheu os 400 melhores; e, ao fim dos testes, ficaram só 200. Guti Fraga deu aulas de interpretação e Fátima Toledo preparou os atores principais.
CopiarCompartilhar
Autorização do governo CuriosidadesQuando descobriu que Nova Sepetiba era semelhante à Cidade de Deus dos anos 60, a produção pediu autorização para filmar no lugar ao então governador Garotinho. Inicialmente, ele hesitou por temer que comparassem sua empreitada à de Carlos Lacerda. Mas acabou autorizando.
CopiarCompartilhar
Vida longa Fernando Meirelles, diretorO filme está tendo uma vida longa, então achei interessante ter os enquadramentos com os diálogos impressos, mas dentro de outra perspectiva. Gosto de quadrinhos mais experimentais, com narrativas inventivas.
CopiarCompartilhar
Protagonista CuriosidadesO verdadeiro protagonista de Cidade de Deus é o lugar. E para contar a história desse lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé.
CopiarCompartilhar
É o coração que escolheÉ que meu coração te escolheu,"morô"? quando ele escolhe, eu vou aonde ele quer.
CopiarCompartilhar
Ler Diálogo entre Zé Pequeno e os outros presidiários-Tu sabe ler?
- Só sei ler as "figura".
CopiarCompartilhar
Playboy Zé PequenoVirei "preibói"!
Frase dita por Zé Pequeno para "ostentar".
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Sair dessa vida BuscapéQuer saber, Marreco? Vou sair dessa vida, senão vou amanhecer com a boca cheia de formiga. Essa vida de bicho solto é pra maluco, não pra mim...
CopiarCompartilhar
Declaração de amor Diálogo entre Cabeleira e Berenice- É que meu coração te escolheu, "morô"? Quando ele escolhe, eu vou aonde
ele quer.
- Tá de sacanagem comigo.
- Você nunca ouviu falar em amor a primeira vista?
- Malandro não ama, malandro sente desejo.
- Tudo que eu falo, tu mete a foice.
- Malandro não fala, manda uma letra.
- Pô, vou parar de gastar meu português contigo, que tá tenso!
- Malandro não para, malandro dá um tempo.
- Falar de amor contigo é complicado, né Berenice?
CopiarCompartilhar
Exibição em Cannes CuriosidadesFoi exibido fora de competição no Festival de Cannes 2002.
CopiarCompartilhar
Irmão bandido BuscapéTer irmão bandido é a maior furada, sempre acaba sobrando pra gente.
CopiarCompartilhar
Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues CuriosidadesEste é o primeiro de 2 filmes em que Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues atuaram juntos. O posterior foi Cafundó em 2006.
CopiarCompartilhar
Se ficar, o bicho pega BuscapéNa Cidade de Deus se ficar, o bicho pega. Se correr, o bicho morde!
CopiarCompartilhar
Gírias das antigas CuriosidadesO filme recupera gírias típicas dos anos 60, época em que a Cidade de Deus foi criada para abrigar favelados vindos de outros bairros: à pamparra (o mesmo que às pampas, em quantidade), samangos (como os policiais eram chamados) e bicho-solto (bandido) são algumas delas.
CopiarCompartilhar
Quem é Buscapé HistóriaUm menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a ideia de se tornar bandido. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de se sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, o que foi sua libertação.
CopiarCompartilhar
Fernando Meirelles CuriosidadesCidade de Deus foi apenas o 3º filme do diretor Fernando Meirelles. Antes, ele havia apenas dirigido Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998) e Domésticas - O Filme, ao lado de Nando Olival. Meireles recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor em 2004 por seu trabalho neste longa.
CopiarCompartilhar
Violência infinita Fernando Meirelles, diretorBuscapé não é o verdadeiro protagonista do filme, não é o único que faz a história acontecer. No entanto, não somente sua vida está ligada com os acontecimentos, mas também, é através de sua perspectiva que entendemos a humanidade existente, em um mundo aparentemente condenado por uma violência infinita.
CopiarCompartilhar
Só pra quem merece BuscapéO Sol foi feito pra todos, mas a praia só pra quem merece!
CopiarCompartilhar
Paz e amor Zé GalinhaSou bom de briga, não. Meu negócio é paz e amor. Mas se precisar, né?!
CopiarCompartilhar
Por telegramas CuriosidadesComo muitos dos figurantes não tinham telefone em casa, a produção do filme enviava telegramas a todos avisando dia, hora e local das filmagens. Nas oito semanas de trabalho, não houve um problema sequer de ator que não apareceu na hora e no lugar combinados.
CopiarCompartilhar
HistóriaNa história, Dadinho é um garoto que sonha em crescer no mundo do crime. Conhecido pelo temperamento descontrolado, ele mata diversas pessoas durante a trama, até conseguir dominar o tráfico de drogas no morro carioca.
CopiarCompartilhar
Cidade de Deus CuriosidadesCidade de Deus é o nome de uma favela localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, surgida nos anos 60.
CopiarCompartilhar