Como customizar as suas próprias roupas
Você já quis ter uma roupa de um jeito específico, mas não encontrou para comprar em nenhuma loja? A solução para esse problema pode ser bem simples: customizar suas próprias roupas! Confira algumas dicas, conselhos e sugestões para colocar suas ideias na prática e criar peças únicas!
Sem medo de arriscarPara fazer uma customização definitiva, é preciso ter coragem! Muitas vezes, nos apegamos em algumas peças de roupas e, mesmo quando já enjoamos delas, temos medo de que acabe, sendo estragadas. A vantagem da customização é que não existe certo ou errado, tudo o que sair do planejamento pode ser consertado com outras técnicas!
CopiarCompartilhar
Mostre quem você éO principal motivo para fazer uma customização é trazer a sua personalidade para a roupa que você pretende usar. É o momento para mostrar as cores, os desenhos e as formas que você gosta, as suas estampas preferidas. Ouse! Nenhuma outra pessoa no mundo é igual a você, então, as suas roupas também não precisam ser como todas.
Inspire-se para ser você mesmo!
CopiarCompartilhar
Assista tutoriaisSe você é iniciante no processo de fazer customizações, é importante começar assistindo alguns tutoriais em plataformas como o Youtube. Ainda que cada reforma de peças possa ser feita do seu jeito, é sempre melhor se você tiver uma base para trabalhar.
CopiarCompartilhar
Pegue a tesouraA maioria das customizações tem como item principal uma tesoura. Lembre-se que as tesouras de cortar papel nem sempre servem para cortar tecido e que as tesouras de cortar tecidos podem ficar sem corte depois de serem usadas com esse fim. Reserve uma tesoura específica para esse trabalho e você não terá problemas!
CopiarCompartilhar
Exagere no brilhoSe é para ter uma roupa exclusiva e feita por você, exagere no brilho, sim! Lantejoulas, pedrinhas e contas de bordado serão as suas melhores companheiras para executar um projeto glamouroso. Para ter todos os olhos em você, um pouquinho de criatividade e habilidade já basta!
CopiarCompartilhar
Cuidado com as costurasPor mais que a vontade de sair cortando todas as peças seja grande, é muito importante tomar cuidado com as costuras das roupas. Dependendo de por onde a tesoura passar, existe o risco de a peça inteira se desfazer. Certifique-se de que o ponto de corte tenha uma trama de linhas bem firme!
CopiarCompartilhar
Explore novos materiaisCouro artificial, jeans, lã, linha, paetê, estampas… A variedade de tecidos e itens que você pode usar para a sua customização é imensa! Se você está em dúvida sobre qual escolher, pense naqueles que vão combinar mais com a sua personalidade e com as roupas que você já tem.
CopiarCompartilhar
Teste diferentes coresVocê sente que uma cor não fica muito bem em você? Não tem certeza se a tinta que escolheu usar na sua camiseta combinará com a sua pele? Antes de aplicar, teste em algum pano ou tecido e coloque perto do seu pescoço. De frente para o espelho, você saberá dizer se escolheu bem ou se é melhor continuar procurando!
CopiarCompartilhar
Procure referênciasÉ claro que uma customização sempre tem um toque muito particular, mas isso não significa que não podemos procurar algumas inspirações, não é mesmo? Se você encontrar uma estampa ou uma camiseta que gosta, tente reproduzir em uma que você já tem!
8 páginas de moda para você seguir
CopiarCompartilhar
Peça ajuda de outras pessoasQue tal organizar uma customização coletiva? Você e as suas amigas podem separar os itens que mais têm a ver com cada uma e deixar a peça ir se formando aos poucos, pelas mãos de todas vocês. Se o resultado não ficar bom para você, troque com a pessoa que fez a sua peça!
CopiarCompartilhar
Reaproveite as roupas antigasAntes de comprar peças novas, veja as que você já tem. Algumas delas podem ser reaproveitadas? Use a customização para transformar as roupas das quais você enjoou e não aguenta mais ver no armário. Economize dinheiro, mas abuse da criatividade!
CopiarCompartilhar
Se você não gostar, outra pessoa pode querer!É possível que uma customização dê errado, mesmo para a pessoa mais habilidosa, pois muitos fatores podem influenciar no resultado. Se você acreditar que a peça que fez não é muito a sua cara, doe! Outras pessoas podem estar precisando e podem se identificar com o seu trabalho.
CopiarCompartilhar