Dia Nacional da Mulher
Celebrado anualmente no Brasil no dia 30 de abril, o Dia Nacional da Mulher foi criado para reforçar a luta pela igualdade de direitos que as mulheres devem ter. Com as restrições impostas pela sociedade machista e patriarcal, essas mesmas mulheres lutam por seus espaços diariamente e incessantemente, tendo que combater o sexismo e todos os tipos de discriminações. O Dia Nacional da Mulher tem também como foco criar debates a respeito de todos esses empecilhos que muitas vezes passam desapercebidos ou são calados por todos aqueles que não querem mudanças justas. Entenda mais sobre o que há por trás dessa data tão importante com mensagens informativas e reflexivas!
Ouça nossa playlist no Spotify!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Dia Nacional da MulherPorque um Dia Nacional da Mulher se já existe um Dia Internacional da Mulher? Porque essa data homenageia Jerônima Mesquita, líder do movimento feminista no Brasil e fundadora do Movimento Bandeirante. Ela é mais uma das mulheres incríveis que fizeram a diferença no país e na luta pela igualdade de gênero. E, por ser a líder do movimento feminista no país, a data de seu aniversário foi escolhida como o Dia Nacional da Mulher.
CopiarCompartilhar
Jerônima MesquitaO Dia Nacional da Mulher foi estabelecido para homenagear a líder do movimento feminista no país, Jerônima Mesquita. Por isso, 30 de abril foi escolhido como a data, por ser aniversário dela. Mas você sabe quem foi Jerônima Mesquita? Além de líder do movimento feminista no Brasil, ela também foi fundadora do Movimento Bandeirante, que tinha como principal objetivo inserir as mulheres em todas as áreas da sociedade. E mais do que isso: ainda ajudou a criar o Conselho Nacional das Mulheres. Ela foi e ainda é figura importante na luta pela igualdade de gêneros e é mais uma das mulheres incríveis e importantes da nossa história.
CopiarCompartilhar
Copa do Mundo FemininaVamos aproveitar o Dia Nacional da Mulher para lembrar de apoiar as nossas mulheres, na cultura, na política, na arte, na Literatura, nos esportes e em todas as outras áreas. E como celebramos esse dia no final de abril, é uma ótima oportunidade para lembrar que em junho acontece a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Já que levamos tanto a sério a Copa do Mundo de Futebol Masculino, por que não apoiar na mesma medida o feminino? Acompanhe, torça, vibre e incentive outras meninas a praticarem esporte e seguirem o que amam fazer.
O que é manterrupting?
CopiarCompartilhar
Ainda não chegamos láAssim como o Dia Internacional da Mulher, o Dia Nacional da Mulher também é uma boa data para refletirmos, não só o que conquistamos até agora, mas principalmente o que ainda temos que conquistar. Já foram muitos avanços e muitas vitórias para o movimento feminista, é verdade, mas ainda não chegamos lá; muito pelo contrário, ainda estamos longe da igualdade de gêneros e da conquista do respeito que merecemos. Neste Dia Nacional da Mulher, é hora de pensar em tudo que ainda precisamos conquistar e o que e como podemos fazer para atingir essas metas.
Você conhece algumas mulheres importantes da história?
CopiarCompartilhar
Agradeça a uma mulherNo Dia Nacional da Mulher, uma proposta: se você, mulher, hoje trabalha, agradeça a uma mulher, foi ela que conseguiu isso por você. Se você pode votar, agradeça uma mulher, também foi ela que lutou por esse direito. Se você pode sair de casa, se divorciar, dirigir e usar a roupa que quiser – teoricamente – agradeça sempre a uma mulher. Desde o começo e até o final, somos nós por nós. Sempre foi uma mulher que lutou por outra, portanto devemos nos reconhecer e nos valorizar.
Arme-se com informação contra o feminicídio
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
SororidadeO Dia Nacional da Mulher é uma ótima data para reforçar a importância da sororidade. Se esperarmos empatia, respeito, oportunidades e reconhecimento dos homens, que são as pessoas privilegiadas na desigualdade de gênero, estaremos andando em círculos. Por isso, nós temos que começar de dentro, com o respeito entre as mulheres, a empatia entre as mulheres, oferecendo oportunidades para outras mulheres e reconhecendo seus feitos. Trate a mulher ao seu lado como se fosse sua irmã, mesmo que ela seja uma mera desconhecida. Trate-a como você gostaria de ser tratada. Porque só vamos conseguir atingir o respeito e a igualdade se começarmos com nós mesmas.
Invista no seu próprio poder!
CopiarCompartilhar
Respeito e IgualdadeAs duas maiores reivindicações na luta feminista: respeito e igualdade. Respeito por quem somos, igualdade nos direitos e nas oportunidades. Isso é o básico e o mínimo que as mulheres merecem e devem ter. Não importa se é Dia Internacional da Mulher, se é Dia Nacional da Mulher, se é um dia comum ou se não é dia de nada, devemos pregar e buscar esses dois valores na nossa rotina, para construir um futuro melhor para nossas futuras mulheres.
CopiarCompartilhar
Cada nação deveria ter o seu Dia da MulherPor que existir o Dia Nacional da Mulher? Porque a luta das brasileiras é antiga e merece ser reconhecida, também individualmente, além do Dia Internacional da Mulher, e isso deveria acontecer em todas as nações, porque cada uma delas passou por alguma dificuldade ou obstáculo diferente e exclusiva dela. Cada nação teve uma experiência diferente e uma reivindicação diferente quando falamos da luta pelos direitos das mulheres. E cada nação tem os seus nomes relevantes para essas conquistas, que merecem ser reconhecidos e homenageados.
CopiarCompartilhar
A luta das brasileirasO Dia Nacional da Mulher serve para lembrar o quão antiga é a luta das mulheres brasileiras pelos seus direitos. E tão importante quanto termos o Dia Internacional da Mulher, para recordar a luta de todas elas, é ter um Dia Nacional da Mulher para valorizar e reconhecer a luta das brasileiras, que já vem de muito tempo e continua se afirmando e crescendo a cada dia que passa. Afinal, ainda temos muita coisa para mudar, e a existência desse dia nos ajuda a reforçar essa ideia cada vez mais dentro de nós.
Você sabe identificar um casamento abusivo?
CopiarCompartilhar
Não me venha com floresAssim como no 8 de março, no Dia Nacional da Mulher, a ressalva é a mesma: não me venha com flores, nem com chocolates e também não venha me desejar parabéns. Não é o meu aniversário e eu não deveria receber parabéns por tentar sobreviver sem enfrentar diversos tipos de assédio – físicos e morais –, falta de respeito, entre tantas as outras conquistas que nós conseguimos e/ou vamos conseguir ainda. Deveria ser um dia de reflexão, de conhecimento, de aprendizado, e não um dia de festa ou comemoração, como muitos fazem. Até porque, se formos analisar de onde esse dia vem, ele só existe porque as mulheres correram muitos riscos e sofreram por muitas coisas.
Feminismo ou femismo?
CopiarCompartilhar
ReconhecimentoMais do que reconhecer o Dia Nacional da Mulher como uma data importante, é necessário reconhecer também as mulheres. Não apenas as que fizeram algo marcante ou muito significativo para a sociedade e para a luta contra a desigualdade de gênero, mas reconhecer todas elas, em seus grandes ou pequenos feitos, em seus gestos, trabalhos e jeitos, reconhecer a sua colega de trabalho, a sua mãe, a sua namorada, a sua amiga ou simplesmente alguma mulher que você viu fazendo algo legal. Esse reconhecimento ainda falta, ou, se existe, não é mostrado. E esse reconhecimento é fundamental para incentivar as mulheres.
Inspire uma grande mulher!
CopiarCompartilhar
Parabéns pelo quê?O Dia Nacional da Mulher não é dia de desejar parabéns, não é uma data comemorativa, é uma data de reflexão, ou pelo menos deveria ser. De refletir se avançamos e como avançamos na luta pela igualdade de gênero, e também o que podemos continuar fazendo para avançar cada vez mais nela e diminuir essa desigualdade até que não haja mais. Dia de refletir sobre tudo que as mulheres passaram para chegarem até aqui e tudo que elas ainda passam hoje em dia em suas rotinas. Dia de colocar a mão na consciência e, em vez de parabenizar, pensar o que você pode fazer para ajudar nessa batalha, e de fato fazer.
CopiarCompartilhar
Inspire outra mulherNeste Dia Nacional da Mulher, faço um desafio do bem: incentive outra mulher. No que ela quiser fazer, seja trabalho, esporte, atividade, estudo, hobby ou qualquer outra coisa. Não deixe que uma mulher desista de um sonho ou uma vontade por falta de incentivo, porque essa já é uma realidade do dia a dia dela. Seja o incentivo dessa mulher e o apoio para ela seguir em frente e conquistar seus objetivos.
Conheça dez mentes femininas que foram importantíssimas para o avanço da tecnologia
CopiarCompartilhar
Dê valor à próximaUma mulher incrível não é só aquela que aparece na imprensa, na mídia, com grandes feitos ou conquistas. Olhe em volta, sempre tem uma mulher incrível para admirar ao seu lado, mesmo com suas pequenas conquistas ou com seus gestos do dia a dia, repare em cada detalhe e dê valor até às coisas mais simples, porque cada atitude importa, e estamos cercados de mulheres incríveis o tempo todo, todos os dias. Só nos resta enxergá-las e valorizá-las.
Qual a diferença entre um homem feminista e um homem pró feminismo?
CopiarCompartilhar
Fuja daquele clichêSeja no Dia Internacional da Mulher ou no Dia Nacional da Mulher, sempre entre as conversas irá surgir aquele clichê “todo dia é delas”, mas isso acaba desvalorizando a importância dessa data. Afinal, o Dia da Mulher serve para homenagear aquelas que fizeram a diferença na sociedade e principalmente na luta pela igualdade e pela garantia dos direitos das mulheres. Também serve para lembrar dessa luta e para reforçar o que ainda precisa melhorar e mudar. Portanto, você pode até achar que todo dia é dia da mulher, mas, no dia 30 de abril, vamos fugir do clichê e colocar a mão na consciência.
A beleza latente na alma feminina
CopiarCompartilhar