São Jorge
São Jorge foi um soldado romano de um dos imperadores que mais perseguiu cristãos em Roma, Diocleciano. Jorge da Capadócia, como era chamado, renunciou ao cargo de militar por nutrir fé em Cristo, e por acreditar que toda a perseguição não deveria acontecer. Por ir contra as ordens da nação, São Jorge foi preso e se tornou um exemplo de fé a ser seguido. Em muitas representações, São Jorge aparece lutando contra um dragão. Existe até mesmo uma canção que diz "São Jorge, por favor, me empresta o dragão". Você tem alguma ideia de onde vem a imagem dessa criatura mitológica e por que ela é associada a São Jorge? Desvende esse mistério agora mesmo!
Ouça nossa playlist no Spotify
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
HistóriaSão Jorge, conhecido também pelo Santo Guerreiro, foi um soldado romano morto por degolação em 23 de abril de 303. Jorge era do exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão.
Você já conhece a história do Dia de Todos os Santos?
São Jorge é um dos santo mais conhecido e venerados do Brasil. Está presente no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana. Nas religiões afro-brasileiras, São Jorge é venerado na forma de Ogum.
CopiarCompartilhar
DragãoSe tornou imortalizado devido ao conto que traz a luta do soldado com um dragão. É também um dos Catorze Santos Auxiliares.
CopiarCompartilhar
PadroeiroÉ o Santo Padroeiro em diversos lugares do Brasil e do mundo. É padroeiro da Inglaterra, de Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, da cidades de Londres, Barcelona, Génova, Riggio di Calabria, Rio de Janeiro, entre outras. É padroeiro também dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro. A devoção a São Jorge se espalhou pelo mundo.
CopiarCompartilhar
MedalhasDurante a Grande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e distribuídas para os soldados e enfermeiros militares e às irmãs de caridade que tomaram conta dos feridos de batalha.
CopiarCompartilhar
TorturaO imperador tentou fazê-lo desistir da devoção torturando-o aos poucos e de vários modos. Após cada tortura era levados novamente ao imperador que lhe perguntava se renegaria a Jesus Cristo para adorar os deuses romanos. Jorge reafirmava a sua fé e por isso foi ganhando notoriedade e os romanos tomaram a dor do soldado, inclusive a mulher do próprio imperador que se converteu ao cristianismo.
Encha-se de fé com frases de santos
CopiarCompartilhar
MorteO imperador Diocleciano não obtendo êxito, mandou degolá-lo em 23 de abril de 303 em Nicomédia. Assim então, este dia se tornou o Dia de São Jorge.
CopiarCompartilhar
Oração de São JorgeEu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Conheça os livros de Padre Antônio Vieira
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.
CopiarCompartilhar
São Jorge e a LuaA ligação de São Jorge com a Lua acontece somente aqui no Brasil por conta das influências da cultura afro-brasileira. Na Umbanda, o santo é associado a Ogum. Segundo a religião, as manchas apresentadas na lua, representam o santo com seu cavalo, em batalha com o dragão.
CopiarCompartilhar
Curiosidades- São Jorge também é padroeiro de um dos maiores clubes brasileiros, o Sport Clube Corinthians Paulista.
- Existe um romance criado pelo escritor Tito Casini intitulado Perseguidores e Mártires.
- A banda inglesa Iron Maiden cita São Jorge na música Flash of the Blade.
- A banda brasileira Angra usou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
- No desenho animado Ben 10, São Jorge aparece como Sir George. O dragão derrotado por ele também aparece como o alienígena Diagon.
CopiarCompartilhar
NascimentoAssim como a maioria dos santos, o dia de São Jorge é comemorado na data em que ocorreu a sua morte. O dia de seu nascimento ainda é estudado por pesquisadores há séculos. A Enciclopédia Católica garante que não há base para duvidar da existência de São Jorge.
Conheça mais santos religiosos!
CopiarCompartilhar
Oração da Espada de São JorgeOh glorioso Guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, com Vossa Espada de Luta, venha cortar todo mal e principalmente ( faça o pedido ).
Com a força do teu poder de defesa, eu me coloco na proteção do teu escudo, para combater o bom combate contra todo mal ou influência negativa que estiver em meu caminho. São Jorge Cavaleiro, guiai-me. São Jorge Guerreiro, defendei-me. São Jorge Mártir, protegei-me.
Amém.
CopiarCompartilhar
Catorze Santos AuxiliaresOs Catorze Santos Auxiliares fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. São intercessores contra as mais diversas doenças. O culto a eles surgiu no século XIV, na Renânia, devido a epidemia da peste negra na Europa. São eles:
Espalhe fé com mensagens religiosas
- Santo Acácio
- Santa Bárbara
- São Brás
- Santa Catarina de Alexandria
- São Cristóvão
- São Ciríaco
- São Denis
- Santo Erasmo
- Santo Eustáquio
- São Jorge
- Santo Egídio
- Santa Margarida de Antioquia
- São Pantaleão
- São Vito
CopiarCompartilhar
Segunda DataMuitos fiéis também comemoram o Dia de São Jorge em 3 de novembro, quando se comemora a reconstrução na igreja dedicada a ele em Israel. Lá também se encontram as relíquias erguidas a mando do imperador romano Constantino I.
CopiarCompartilhar
Cidade NatalSegundo estudos, Jorge teria nascido na Capadócia que, atualmente, faz parte da Turquia. Ainda criança mudou para a Palestina com sua mãe logo após a morte de seu pai. Sua mãe, natural da Palestina, possuía muitas riquezas e o educou com esmero.
CopiarCompartilhar
ExércitoQuando adolescente, Jorge entrou para o exército. Logo foi promovido a capitão romano devido a sua habilidade com armas. O imperador, então, logo lhe conferiu o título de Conde da província da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial.
CopiarCompartilhar
SacrifícioEm 302, o imperador Diocleciano mandou prender todos os soldados romanos cristãos e que os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Sabendo disso, Jorge foi ao encontro do imperador e se colocou contra a ordem e se declarou cristão. O imperador então tentou suborná-lo oferecendo terras, dinheiros e escravos. Sempre com o cristianismo em primeiro lugar, Jorge não aceitou nenhum dos bens oferecidos pelo imperador.
CopiarCompartilhar
ArtesEm Paris, no museu do Louvre, há dois quadros famosos intitulados São Jorge e o Dragão, ambos pintados por Rafael. Na Itália também existem diversos quadros célebres com a imagem do santo.
CopiarCompartilhar
SaudaçãoSalve Jorge!
CopiarCompartilhar