Conselhos para quem vai morar sozinho
Morar sozinho é um grande desafio, que nos faz amadurecer e criar consciência do valor das coisas. Não é fácil sair da mordomia da casa dos pais para enfrentar uma vida de responsabilidade. Entretanto não é um bicho de sete cabeças. E às vezes se torna uma oportunidade necessária. Sabendo se organizar, conhecendo seus limites financeiros e buscando um equilíbrio, pode ser uma vivência marcante e muito legal. Nem todo mundo tem orientação ou sabe o que fazer para quando finalmente conseguir morar sozinho. Por isso, fizemos um artigo recheado de informações e conselhos para você que vai aderir a essa experiência. Pegue papel e caneta e anote tudo que estiver aqui, pois são dicas valiosas!
Tenha uma organização financeiraNão é todo mundo que consegue se mudar e comprar a mobília, eletrodomésticos e fazer as compras do mês logo de cara. Se você está nessa situação, faça um planejamento financeiro. Coloque em uma lista tudo que você deseja comprar. Depois faça outra lista com seus gastos fixos mensais (luz, água, telefone) e relacione com seu ganho mensal. Agora é só ir controlando o que entra e sai, juntar o dinheiro e esperar para comprar o que falta.
CopiarCompartilhar
Se mudou? Aproveite para conhecer e celebrar com seus vizinhos através da nossa playlist!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Tenha certeza de que você vai conseguir se bancarMorar sozinho não é uma tarefa fácil. Além de muita disposição e ânimo, você deve ter certeza de que ganha o suficiente para se bancar. Conta de água, de luz e de internet e alimentação não são coisas baratas. Por isso, calcule sua renda mensal e veja se supre as suas necessidades. Muita gente pula essa parte e acaba se arrependendo depois, voltando à estaca zero. Então, esteja consciente desde já e fique no controle de suas despesas.
Instruções para conseguir se organizar financeiramente
CopiarCompartilhar
Não abra mão de ter uma rotinaMuitas pessoas que moram sozinhas deixam de ter uma rotina por preguiça de segui-las. Não abra mão de fazer essa organização, pois vai te ajudar bastante. Crie hábitos e controle sua mente, evitando cair em tentação. Se não conseguir se lembrar de suas tarefas, anote. Não acumule as coisas para o último dia, pois é aí que você não vai conseguir realizar nada. Faça todo dia um pouco, e, quando chegar o fim de semana, você terá o merecido descanso.
CopiarCompartilhar
Aprenda a fazer o básicoCozinhar, passar, lavar roupa e fazer faxina é o básico para a sobrevivência. Não saber fazer essas coisas é sinal de que passará por maus lençóis. Se você vai morar sozinho e não sabe fazer o mínimo, como vai conseguir viver bem? Por isso, gaste o seu tempo aprendendo a fazer arroz e feijão, entendendo mexer em uma máquina de lavar roupas, pesquisando os produtos certos para lavar o banheiro. É colocando a mão na massa que se chega à perfeição!
Se você é solteira, precisa aprender algumas coisas. Descubra!
CopiarCompartilhar
Conheça o lugar onde moraÉ muito importante que você conheça o local onde vai morar. Busque informações de segurança e comércio perto. Descubra se o bairro é perigoso e fique sempre atento a qualquer coisa suspeita. Supermercados, bancos e farmácias são serviços que vira e mexe estamos acessando. Veja a proximidade e verifique se é de fácil acesso. Caso aconteça uma emergência, você vai saber como e para onde ir.
CopiarCompartilhar
Não viva 24 horas pelo seu imóvelPor estar tudo muito caro, acabamos por dar prioridade às coisas essenciais. Não está errado, mas também não é certo se privar de fazer algo legal de vez em quando. Dar-se o luxo de sair com os amigos, ir ao cinema ou comer uma comida diferente não vai te empobrecer ou tirar o seu sonho de comprar um eletrodoméstico novo, por exemplo. Tudo com equilíbrio e sabedoria é saudável. Sabendo dosar, você vai conseguir alcançar tudo que deseja.
Deseja ser uma pessoa organizada? Siga os passos!
CopiarCompartilhar
Aproveite a experiênciaMorar sozinho é uma das experiências mais legais do mundo. É uma forma de se conhecer melhor, além de ajudar a superar medos e traumas. Sem dúvida, é uma decisão corajosa; afinal de contas, não é fácil largar a mordomia da vida com os pais para uma vida independente, em que tudo depende exclusivamente de você. É algo que vai trazer maturidade e responsabilidade. Por isso, aproveite ao máximo e aprenda com cada erro e conquista.
CopiarCompartilhar
Seja organizadoSe uma só pessoa consegue revirar o quarto de cabeça para baixo, imagine uma casa inteira? Por isso a importância de ser organizado. Quanto mais ordenado você for, menos trabalho terá para colocar as coisas no lugar. Com certeza, é muito mais fácil bagunçar do que arrumar, mas isso é questão de hábito. Coloque em sua mente que isso será para um bem maior. Quando menos esperar, vai estar ajeitando as coisas no lugar automaticamente.
CopiarCompartilhar
Crie laços com quem mora ao seu redorMuita gente acha que vizinhos enchem o saco, que são chatos, mas eles se tornam essenciais em momentos de emergência. Além disso, se você for morar em um bairro mais afastado e deserto, eles podem ajudar na vigilância da casa/apartamento enquanto não tem ninguém. Não custa nada tentar uma amizade e um convívio harmonioso. Você pode até estar morando sozinho, mas não consegue viver sozinho no mundo.
CopiarCompartilhar
Não deixe de dar um toque pessoal à sua casaVer a lista de gastos no fim do mês pode assustar e desanimar muito. Mas não se desespere e não desista de colocar um toque seu na sua residência. Invista em decorações baratinhas, encontradas em “lojas de R$ 1,99”, por exemplo. Se o local for alugado, compre coisas que podem ser facilmente removidas depois, como quadros, papéis de parede e objetos decorativos. Não precisa gastar uma fortuna para deixar o cantinho com a sua cara.
Inspire-se em dicas de decoração
CopiarCompartilhar