Curiosidades de Game of Thrones que você não sabia
Game of Thrones é uma série de televisão criada por David Benioff e D.B.Weiss, baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R.R. Martin. O primeiro episódio foi ao ar em 17 de abril de 2011 pela HBO e percorreu, por anos, sendo televisionada até chegar ao seu fim em 19 de maio de 2019. Filmada no Canadá, Croácia, Islândia, Malta, Marrocos, Espanha, Irlanda do Norte, Escócia e Estados Unidos, essa série mistura questões políticas com elementos medievais e ficção, acumulando milhões de fãs no mundo inteiro. Por isso, trouxemos aqui uma lista de curiosidades de Game of Thrones que irão fazer até Bran Stark cair da cadeira. Confira!
Game of ThronesEm 1996, George R.R. Martin publicou o livro Game of Thrones, o início de uma fantasia épica que mescla elementos do mundo medieval, trama política e até zumbis, numa longa história que deve consumir, pelo menos, sete livros até o fim do período que aborda. O livro foi um sucesso de público e crítica, ficando entre os mais vendidos e recebendo diversos prêmios. Com as continuações, alcançou as telas de TV com uma superprodução da HBO, em 2011, intitulada Game of Thrones. Livro e série abordam o mesmo universo e trama, mas, com o passar do tempo, vão se afastando cada vez mais e acabam por se tornar histórias diferentes.
CopiarCompartilhar
A morte dos lobosAnimar lobos gigantes e dragões durante vários episódios tinha um custo muito alto para a HBO. Por isso, a morte de lobos e dragões tem um papel estratégico. No livro, apenas a Lady, loba de Samsa Stark, é oficialmente morta, executado pelo próprio Ed Stark, após o evento do bosque em quem Nymeria (a loba de Arya) morde o então Príncipe Joffrey.
CopiarCompartilhar
O nomeQuem acompanha a série, pode pensar que Guerra dos Tronos é o nome da série composta por George R.R.Martin nos livros. Mas não é. Game of Thrones é apenas o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, e trata do início da contenda que mergulhará os sete reinos em sangue e caos por anos. A expressão, inclusive, é usada pela Rainha Cersei em uma conversa com Eddard Stark: “No jogo dos tronos, ou se vence ou se morre.” Eddard Stark morre no fim do primeiro livro.
CopiarCompartilhar
IdadeOutra diferença entre a série e os livros é dada pela idade dos personagens. Para viabilizar as filmagens, a própria idade dos personagens subiu um pouco, e a idade dos atores, mais ainda. Bran Stark, por exemplo, no início do primeiro livro tem sete anos de idade. No início da série, é apresentado com cerca de dez anos de idade, e interpretado por Isaac Hempstead Wright, que na época tinha 11 anos.
Confira os maiores mistérios de game of thrones
CopiarCompartilhar
O fimA série televisiva, produzida pela HBO de 2011 a 2019, já chegou ao fim, mas a história abordada pelos livros está bem longe disso. O autor prometeu aos fãs mais dois livros, ainda não publicados, que deve (ou espera-se que sim) fechar o ciclo dos fatos abordados nos cinco livros já publicados. O fim exibido pela HBO foi elaborado pelos roteiristas da série e R.R. Martin não tem nenhuma obrigação de segui-lo. Inclusive seria muito difícil isso acontecer, já que a série manteve vivas pessoas que já morreram nos livros e matou pessoas que ainda estão vivas.
CopiarCompartilhar
Recorde mundialA série produzida pela HBO a partir da saga de R.R. Martin coleciona grandes números. As filmagens foram feitas em nove países diferentes, uma única temporada chegou a custar 100 milhões de dólares e foram mostradas mais de 151 mil mortes de personagens, soldados e animais durante o percurso da história. Mas foi um episódio da quinta temporada, The House of Black and White (A Casa de Preto e Branco, em tradução livre), que entrou para o Guiness Book como a maior transmissão simultânea de série dramática ao redor do mundo.
CopiarCompartilhar
PrêmiosGame of Thrones é, definitivamente, uma história de sucesso. Os livros marcaram presença, muitas vezes simultaneamente, na lista dos dez mais vendidos do The Ney York Times e a série recebeu nada menos do que 110 indicações ao Emmy, ganhando um total de 47 ao longo de toda sua história.
Conheça a rainha Cersei
CopiarCompartilhar
Personagem principalLer os livros e acompanhar a série de TV são experiências dramaticamente diferentes. Não só porque o livro é mais rico e denso, mas principalmente pela abordagem dos personagens. Nas telas, há personagens principais, como Jon Snow, Cersei e Daenerys, em que a história gira em torno deles. Nos livros isso não ocorre, porque uma das grandes genialidades do autor está na forma como estruturou os capítulos: em cada capítulo, um determinado personagem é o foco da ação e dá o nome ao capítulo. Não há núcleos nem personagens indispensáveis, e o mesmo acontecimento é contado diversas vezes, a partir de diferentes pontos de vista, permitindo uma experiência diferente.
CopiarCompartilhar
História na aberturaQuando se lê o livro, há vários momentos em que a história de Westeros e dos Sete Reinos é retomada no decorrer dos capítulos. Na série, a abertura é responsável por refazer essa trajetória, mas é preciso estar atento aos detalhes. O mapa é mostrado focando os três pontos de foco da história – Westeros, Muralha e Reinos do Oeste – e as imagens contam eventos, como a queda de Valíria, os reis que ajoelharam e a rebelião liderada por Robert Baratheon, por meio de desenhos que representam as casas envolvidas.
CopiarCompartilhar
PersonagensPequenas e grandes diferenças entre a série e os livros podem ser apontadas. Sobre os personagens, além da questão da idade, as características físicas também precisaram ser adaptadas. Daenerys Targarien, por exemplo, é originalmente descrita como uma adolescente de 16 anos, de cabelos prateados e olhos violetas. Na série, seus olhos são azuis, assim como os de Tyrion Lanister, que no livro os tem um de cada cor.
CopiarCompartilhar
Lady Stone HeartO maior erro dos produtores da série foi o de ter deixado Lady Stone Heart (Senhora Coração de Pedra) de fora da trama. A trágica morte de Catelyn Stark no Casamento Vermelho é “revertida” por Lorde Beric, que a encontra três dias depois boiando no rio Tridente e lhe transmite a chama da vida. Ela retorna à vida, com a voz comprometida, já que havia sido degolada. Com coração de pedra, conduz o bando de Lorde Beric, que sucumbe quando a ressuscita. Diferentemente de um zumbi, Catelyn tem controle das próprias ações, passa a ser chamada de Lady Stone Heart, e se mostra um elemento que pode modificar o balanço das forças nas guerras pelo trono.
CopiarCompartilhar
Título dos livrosAs Crônicas de Gelo e Fogo podem ser resumidas, até agora, pelos títulos de seus livros. O primeiro, Game of Thrones, que deu título à série da HBO, tem um conteúdo mais político e tem foco nas movimentações em torno dos “jogos” necessários para se manter/tomar/salvar um trono. Já A Fúria dos Reis mostra o início do caos causado pela fúria dos reis. O terceiro livro, A Tormenta de Espadas, mostra a guerra em suas faces mais sangrentas e dolorosas. O Festim dos Corvos, por sua vez, aborda as consequências da guerra nos diferentes lugares e para diferentes pessoas. E o último, Dança dos Dragões, é o que abordará os acontecimentos nas outras partes dos sete reinos durante as guerras.
Leia frases de Kit Harington
CopiarCompartilhar
LadySe Game of Thrones foi uma série recheada de sangue e mortes, algo de muito legal aconteceu fora das telas: a atriz Sophie Turner, que interpretou Samsa Stark, adotou a sua “loba” após o episódio em que Lady morre. Na vida real, a atriz se apaixonou pela “lobinha” e “Lady” agora se chama “Zunni”.
CopiarCompartilhar
Trama Zumbi e Rei da NoiteQuem vai aos livros para saber mais sobre o Rei da Noite e acompanhar de perto a trama dos caminhantes brancos pode ficar decepcionado. Isso porque até A Dança dos Dragões, o último livro já publicado da saga, poucas menções foram feitas ao suposto Rei da Noite e em apenas três situações – ainda que muito marcantes – os caminhantes brancos atacaram os homens da Patrulha da Noite.
CopiarCompartilhar
O fim é incertoDiferentemente do que acontece com séries de cinema ou televisão, quando o assunto é livros, o número de livros e se realmente fecharão a história que iniciaram é algo incerto. Quando George R.R. Martin começou a lançar os livros de Game of Thrones, em 1996, a proposta era compor uma trilogia. Mas os livros foram ficando muito longos e a história densa, e o autor declarou que seriam cinco livros. Pouco tempo depois, anunciou que seriam sete. E, mesmo sem os dois últimos ainda terem sido publicados, já deu entrevistas informando que, talvez, ainda mais um livro seja necessário.
Descubra 11 curiosidades sobre suas séries
CopiarCompartilhar