Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem o objetivo de promover respeito e igualdade a todos os seres humanos. Ela teve início no fim da 2ª Guerra Mundial, quando as pessoas ainda sofriam as consequências da guerra e os líderes de muitos países se reuniram para encontrar uma solução para que a humanidade não vivesse novamente essa crueldade. No dia 10 de dezembro de 1948, essa declaração foi apresentada e proclamada com 30 artigos que asseguram às pessoas a liberdade, o direito à vida, à segurança e à dignidade. Desde então, a data tornou-se um dia de celebração desse marco na humanidade! Comemore este dia com garra e alegria!

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos Logotipo oficial da Organização das Nações Unidas.

Você sabia que anualmente, em 10 de dezembro, é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Esta é uma data extremamente importante, pois nos lembra dos 30 artigos que garantem direitos como liberdade, vida, segurança, dignidade e outros a todos os seres humanos. A data é também muito importante para a história da humanidade e para entender o modo como as sociedades são constituídas.

Conheça os seus direitos e saiba mais sobre eles
Copiar
Compartilhar
Origem da data Fotografia de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos começou a ser pensada logo após a 2ª Guerra Mundial, quando a sociedade ainda sofria as graves consequências da guerra. Os líderes dos mais diversos países se reuniram para pensar em uma solução para que a humanidade nunca mais tivesse que presenciar esse tipo de atrocidade. Foi aí que, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas). Dois anos depois, em 10 de dezembro de 1948, foi apresentada e proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos com todos os artigos e direitos garantidos!


Copiar
Compartilhar
O documento mais traduzido do mundo Eleanor Roosevelt, primeira presidente da Comissão dos Direitos Humanos, segurando o documento traduzido em espanhol.

Você sabia que a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é o documento mais traduzido do mundo? Desde a sua criação, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi traduzida em mais de 500 idiomas, sendo o documento mais traduzido em todo o mundo. A importância desse documento é tão grande, que inspirou constituições de muitos Estados e normas de democracias recentes. Existe até mesmo uma data chamada Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorada anualmente em 10 de dezembro.

Frases de Eleanor Roosevelt, a grande defensora dos Direitos Humanos
Copiar
Compartilhar
A importância do DUDH Protesto em Nova Iorque em favor dos Direitos Humanos.

Por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), todos os países têm a obrigação de tentar combater todo tipo de violência contra os seres humanos. Baseada no princípio de “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, a declaração proíbe escravidão, tratamento desigual entre brancos e negros, tortura e todas as formas de discriminação e violência.


Copiar
Compartilhar
Problemas sociais que ferem os Direitos Humanos Morador de rua sentado em um viaduto, com carros passando ao lado.

Muitos países enfrentam problemas sociais e situações que ferem os Direitos Humanos. Exemplos desses problemas são fome, falta de saneamento básico, falta de habitação, falta de segurança e vários outros. Não basta somente as pessoas terem direitos, mas o meio em que vivem também precisa funcionar sob direitos. É por isso que anualmente, em 10 de dezembro, se comemora o Dia da Declaração Nacional dos Direitos Humanos. Dessa forma, nunca esqueceremos a importância desta data.


Copiar
Compartilhar
Importância para a sociedade Pessoas de mãos dadas formando um círculo.

Hoje, dia 10 de dezembro, é um dia muito importante para toda a sociedade. Comemoramos o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Uma data extremamente importante para nos conscientizarmos de que somos seres de direitos! Com tantas injustiças do cotidiano, esquecemos que o Estado deve nos proporcionar direitos básicos, como saúde, educação e segurança. Que nós como sociedade lutemos para viver cada um desses direitos de forma digna!


Copiar
Compartilhar
Temas e eventos de comemoração Conselho de Direitos Humanos das Nações Hunidas.

Você sabia que anualmente o Dia da Declaração dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, tem um tema de comemoração? Esse tema é sempre direcionado à disseminação de informações acerca dos direitos humanos e também sobre a importância de se comemorar esta data. Além das comemorações, em todo o mundo são produzidas campanhas publicitárias, eventos culturais, passeatas, exposição e outros eventos para informar os cidadãos sobre a data.


Copiar
Compartilhar
 
Pouco conhecimento sobre o assunto Declaração Universal dos Direitos Humanos impressa em papel, escrita em inglês.

Infelizmente, nos dias de hoje, são poucas as pessoas que têm conhecimento sobre a DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos). Por isso, dia 10 de dezembro é comemorado o Dia da DUDH, em que o conteúdo da carta é difundido entre vários países.


Copiar
Compartilhar
Liberdade e igualdade de direitos Símbolos feminino e masculino escritos em quadro negro, com um sinal de igualdade ao meio.

Direitos humanos é um assunto muito discutido no século 21. O problema é que mesmo com a data do Dia da Declaração dos Direitos Humanos, comemorada anualmente em 10 de dezembro, poucas pessoas de fato sabem quais são seus direitos assegurados por lei. Por isso, aqui está um deles: todas as pessoas, mulheres e homens, nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Dicas de filmes que falam sobre os direitos das mulheres
Copiar
Compartilhar
Não à escravidão Correntes usadas durante a escravidão, com amarras de pescoço.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se que “nenhuma pessoa será mantida em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas”. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda são enganadas com propostas de emprego mentirosas e acabam sendo traficadas e exploradas. No dia DUDH, comemorado em 10 de dezembro, devemos conscientizar todos à nossa volta sobre seus direitos!


Copiar
Compartilhar
Proteção da lei Cartaz com os escritos 'justiça agora' levantado em protesto de rua.

Infelizmente é extremamente comum vermos casos de assaltos, agressões físicas e até mesmo mortes violentas. A lei diz que “nenhuma pessoa será sujeita a interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques”, mas não é essa a realidade que vivemos. Por isso, no dia 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, precisamos exigir nossos direitos garantidos por lei!


Copiar
Compartilhar
Os mesmo direitos Protesto na rua em favor dos direitos da população LGBT.

“Os Direitos Humanos são violados não só pelo terrorismo, repressão, assassinatos mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” – papa Franciso

A essência da Declaração Universal dos Direitos Humanos é proteger o povo contra grandes repressões, como as que aconteceram durante as Guerras Mundiais. Contudo, também serviu para que todos pudessem ter os mesmos direitos, independentemente de suas classes sociais.

Conheça a história dos direitos LGBT e aprenda mais sobre essa comunidade
Copiar
Compartilhar
Liberdade de expressão Fotografia da Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro (1968), contra a ditadura militar e em prol dos Direitos Humanos

“Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão. Esse direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.” É isso que se lê na Declaração Universal dos Direitos Humanos e por isso precisa ser respeitado. Nunca permita que alguém menospreze a sua opinião, pois a lei garante que ela é válida.


Copiar
Compartilhar
Nosso papel Mulher com um megafone em protesto de rua.

Nosso papel como cidadão não é implorar por direitos, pois todos eles já estão garantidos por lei há mais de sete décadas. Nosso papel é lutar para que cada um deles se cumpra. O Dia da Declaração dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, está aí para isto: para que tenhamos voz!

Entenda mais sobre o papel da ONU no mundo
Copiar
Compartilhar
fechar