Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

A beleza latina raramente é representada corretamente nos filmes hollywoodianos. Isso é triste, afinal, as latinas são lindas e sua diversidade fala por todas as partes da América Latina! Que tal dar mais visibilidade às negras e caribenhas, por exemplo? Confira mensagens sobre e para elas aqui!

O dia 25 de julho

Em 25 de julho, comemora-se o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. É uma data em que não só se discute sobre o papel da mulher frente a questões como machismo, desigualdade social, pobreza e violência. Na verdade, não é uma data para comemorações, e sim para reflexões quanto à posição da mulher negra na sociedade.

Conheça o feminismo negro e as lutas dessa vertente
Copiar
Compartilhar
Origem da data

O primeiro encontro ocorreu em 1992, na capital da República Dominicana. Foram abordados problemas que afetam as mulheres em geral: machismo, maternidade, trabalho e formação, sendo o foco a questão do preconceito e da condição de inferioridade diante das mulheres brancas. 25/07: Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. Data de reverberar esse primeiro evento.


Copiar
Compartilhar
Data reconhecida pela ONU

Em decorrência do primeiro encontro ocorrido em 1992, as mulheres negras definiram 25/07 como o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, com o objetivo de chamar atenção para esses problemas. A ONU reconheceu a data no mesmo ano no intuito de visibilizar e fortalecer a luta dessas mulheres.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Conheça todas as datas comemorativas do dia 25 de julho

Outra homenageada no dia

No dia 25 de julho, além de ser o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, celebra-se o Dia de Tereza de Benguela, a Rainha Tereza, líder quilombola. Ela personifica a luta da mulher negra, tanto pela sua resistência à escravidão por duas décadas como pela violência sofrida, e o esquecimento histórico. Um dia para celebrar, ou para repensarmos nossa história?


Copiar
Compartilhar
Violência contra a mulher

Segundo dados da ONU, mais da metade dos países com os maiores índices de feminicídio ficam na América Latina e no Caribe. Cruzando dados sobre a predominância da população negra nesses países, não fica difícil identificar o perfil das maiores vítimas desse tipo de crime. No Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07), informe-se mais sobre esses números!


Copiar
Compartilhar
Importância dos debates

É vital debater sobre as condições das mulheres afro-latinas. É mais do que nítida a diferença de tratamento dispensado pela sociedade a essas mulheres, que estão muito mais vulneráveis a todo tipo de violência e preconceito. Em 25/07, Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, pense no que você pode fazer para melhorar essa situação.


Copiar
Compartilhar
 
No mercado de trabalho

Encontrar uma oportunidade de trabalho sempre é um desafio para a mulher negra. Sem falar que ela ainda ganha menos que uma mulher branca. Numa comparação geral (homens e mulheres, brancos e negros), a mulher negra é a que tem a menor renda média no país. Esse é mais um dos motivos da existência do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07).


Copiar
Compartilhar
Todo tipo de violência

A mulher negra está mais vulnerável a todo tipo de violência (doméstica, obstétrica, social). Estudos de 2018, apresentados pelo IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que, em 10 anos, assassinatos de mulheres negras aumentaram mais de 15%. No Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07), vamos lutar para mudar esse quadro.

Conscientize-se e combata diversas formas de agressão contra a mulher
Copiar
Compartilhar
Representatividade

É muito importante que haja maior representatividade para as mulheres negras – em especial as meninas, que precisam crescer tendo como referências mulheres iguais a elas em posição de destaque no cenário social, econômico e profissional. Nesse Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07), vamos celebrar mulheres negras importantes para a humanidade.


Copiar
Compartilhar
Referências poderosas

Mulheres negras que são referência: Taís Araújo (atriz), Diva Guimarães (professora), Djamila Ribeiro (mestre em Filosofia), Luislinda Valois (juíza), Lisiane Lemos (advogada e executiva), Marcelle Soares-Santos (astrofísica). Que tal, neste Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07), pesquisar sobre essas mulheres e se espelhar nelas?


Copiar
Compartilhar
Destaques fora do Brasil

No contexto do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07), destacamos outras referências fora do Brasil: Epsy Campbell (vice-presidente da Costa Rica desde 2018 e primeira mulher negra vice-presidente na América Latina), Gloria Rodríguez (primeira deputada negra no Uruguai) e Rihanna (cantora e filantropa). Exemplos para toda mulher se inspirar!

Sororidade e feminismo: é juntas que venceremos essa luta!
Copiar
Compartilhar
fechar