Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São Pedro Crisólogo

São Pedro Crisólogo viveu em Ravena no século V e foi um dos mais influentes pregadores do Cristianismo. Suas palavras de fé sobre o amor de Deus converteram muitas pessoas e ele recebeu o nome de Crisólogo, que vem de “palavras de ouro”. Ele é celebrado em 30 de julho. Conheça mais sobre o santo.

São Pedro Crisólogo

São Pedro Crisólogo nasceu na cidade de Ímola, uma província de Ravena, na Itália, que não ficava muito longe de Roma. Lá, como era de família cristã, foi educado pelo bispo local, Cornélio, que o ensinou que o domínio das próprias paixões era o caminho para se chegar a Deus. Chegou a ir para um convento, onde faria voto de silêncio, mas quis o destino que se tornasse bispo de Ravena e um orador reconhecido pela história da Igreja. Morreu em Ímola, a 31 de julho do ano 451, sendo seu dia comemorado em todo 30 de julho. Viva São Pedro Crisólogo!

Celebre a Santíssima Trindade: comemore o Dia do Espírito Santo
Copiar
Compartilhar
Palavras de ouro

O bispo Pedro de Ravena, por meio de seus sermões, fez um trabalho tão incrível na conversão de pagãos e hereges, bem como trazia de volta à fé os cristãos afastados, que suas palavras eram chamadas “palavras de ouro”. Assim, ficou conhecido desde o século IX como “aquele que tem palavras de ouro”, ou, “crisólogo”. Neste 30 de julho, Dia de São Pedro Crisólogo, faça também das suas palavras um meio para engrandecer sua fé!


Copiar
Compartilhar
Doutor das homilias

São Pedro Crisólogo, enquanto bispo de Ravena, encantava a todos com seus sermões dedicados a explicar trechos do evangelho e converter, as homilias. Era claro a quem o ouvisse que possuía o dom da pregação e da comunicação, pois era capaz de transmitir seus conhecimentos como estudioso das ciências sagradas de forma acessível e encantadora. Suas homilias eram simples, curtas e profundamente explicativas das passagens do evangelho, bem como destrinchava conceitos complexos da fé católica. Neste 30 de julho, Dia de São Pedro Crisólogo, leia um sermão dele e maravilhe-se com suas palavras.


Copiar
Compartilhar
Além das palavras

Por mais que tenha se tornado um dos maiores pregadores da Igreja Católica, São Pedro Crisólogo, foi além das palavras e fez da sua vida e da sua obra um exemplo de santidade. Como para falar bem é preciso escutar com atenção, escutava com humildade a todos que o procuravam. Como bispo de Ravena, dedicou-se a cuidar do povo, principalmente dos que mais necessitavam, e não se afastava dos jejuns e das orações. Neste 30 de julho, Dia de São Pedro Crisólogo, lembre-se também do exemplo deste grande santo!


Copiar
Compartilhar
Padroeiro dos Oradores

São Pedro Crisólogo foi um grande pregador da Igreja Católica, com o poder de converter pagãos e hereges pela força, beleza e simplicidade de seus discursos. Eram sermões breves, pois não queria que a audiência se cansasse, mas repletos de significado. O nome pelo qual ficou conhecido, “Crisólogo”, significa “aquele que tem palavras de ouro”. Por todas essas razões, nada mais razoável que se tornasse o Padroeiro dos Oradores. Que neste 30 de julho, Dia de São Pedro Crisólogo, as bençãos desse santo possam nos alcançar a todos que precisamos da força da fala e das palavras em nossas vidas.


Copiar
Compartilhar
Doutor da Igreja

Quando alguém possui grandes conhecimentos das escrituras e fez da vida um exemplo de santidade, pode ser reconhecido pelo papa como um “Doutor da Igreja”. São Pedro Crisólogo não só possuía grandes conhecimentos de teologia, era estudioso das ciências sagradas, ajudando inclusive a esclarecer dogmas centrais do catolicismo, como ainda dedicou sua vida ao cristianismo, sem jamais descuidar da oração, do jejum e da disciplina. Por isso, foi declarado Doutor da Igreja Católica pelo Papa Bento XIII, em 1729. Neste dia 30 de julho, celebremos a fé que se fortalece com o estudo, celebremos o Dia de São Pedro Crisólogo!

Homenageie São Romão, um defensor da fé cristã
Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Conheça todas as datas comemorativas do dia 30 de julho

 
Obra preservada

O bispo de Ravena do início do século V, então apenas Pedro, compôs e proferiu uma série de sermões que refletiam sua incrível capacidade de pregar, colocando em poucas palavras muitas verdades. Seus discursos, também chamados homilias, eram tão incríveis, que 176 delas foram preservadas e estão disponíveis nos dias de hoje. Apesar de terem sido escritos (e falados) há mais de 1500 anos, trazem interpretações tão ricas dos evangelhos que sua beleza ainda é capaz de encantar. Neste 30 de julho, Dia de São Pedro Crisólogo, deleite-se com algum de seus sermões e enriqueça-se com suas palavras de ouro.


Copiar
Compartilhar
Deus de amor

Em suas homilias, São Pedro Crisólogo ressaltava o caráter amoroso do Deus Cristão. Acreditava e defendia em um Deus paternal, que queria bem aos homens como filhos, e não pedia nem a morte nem a dor gratuita. Pregava sobre um Deus que pedia apenas dedicação na bondade. Se esta fé lhe alcança o coração, lembre-se das palavras de São Pedro Crisólogo, cujo dia se comemora em 30 de julho: “Deus prefere ser amado do que ser temido”.


Copiar
Compartilhar
Oração, misericórdia e jejum

A beleza da obra de São Pedro Crisólogo não está apenas no poder das palavras que proferia, mas na essência do significado que elas continham em si. Significados estes que, porque ele os colocava em prática, eram profundamente repletos de verdade. Em uma de suas famosas pregações, ilustrou a importância da prática piedosa e sincera: “O que a oração pede, o jejum o alcança e a misericórdia o recebe”. E completa, lembrando que sem misericórdia, todo esforço é em vão. “O que a chuva é para a terra, é a misericórdia para o jejum.” Neste 30 de julho, Dia de São Pedro Crisólogo, que as palavras dele possam refrescar tua alma!


Copiar
Compartilhar
Oração a São Pedro Crisólogo

Dia 30 de julho comemora-se o Dia de São Pedro Crisólogo, santo, Doutor da Igreja, Padroeiro dos Oradores. Renda suas homenagens por meio da prece.

“São Pedro Crisólogo, que dominastes vossas paixões e vos agarrastes à fé em Jesus Cristo para conseguirdes perseverar nas virtudes que vos levaram à santidade, intercedei por nós para que também sejamos perseverantes e entusiasmados tal como o fostes, na exortação aos nossos irmãos que distantes se encontram da Verdade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

São Tomás de Aquino foi um estudioso e doutor da Igreja Católica. Comemore-o em janeiro.
Copiar
Compartilhar
fechar