Dia de Nossa Senhora dos Aflitos
O nome de Nossa Senhora dos Aflitos também se refere à Maria, mãe de Jesus. Essa devoção começou com Santo Euzébio, que encontrou uma pintura de Nossa Senhora e ao retornar no local onde havia achado, levou o quadro de presente a São Máximo. Depois de um tempo um altar em homenagem a essa santa foi criado e a devoção não parou de crescer. Seus milagres trouxeram reconhecimento na Itália e no mundo, não há um motivo específico para a comemoração de seu dia ocorrer em 24 de setembro, entretanto esse foi o dia escolhido para comemorar amplamente a vida e obra da santa. Desvende os mistérios da fé que cercam essa santa e seus feitos com essas 15 mensagens.
Quem foi Nossa Senhora dos AflitosAssim como Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora da Guarda, o título de Nossa Senhora dos Aflitos também se refere à Maria, mãe de Jesus. Esse último, em especial, nos remete ao momento da morte de Jesus Cristo, quando Ele entregou sua mãe como mãe de toda a humanidade. Que tua força e cuidado sejam sempre louvados, seja no dia 24 de setembro como em qualquer outro dia de nossa existência. Gratidão a ti, Virgem Maria!
Celebre o Dia de Nossa Senhora da Vitória
CopiarCompartilhar
Início da devoçãoToda devoção a Nossa Senhora dos Aflitos começou com Santo Euzébio. Exilado na Terra Santa, ele encontrou uma pintura de Nossa Senhora e ao retornar do local, levou o quadro e deu de presente a São Máximo, um bispo de Turim, na Itália. Depois de um tempo, um altar dedicado à Maria foi criado dentro da Igreja de Santo André. Foi assim, então que a devoção à santa começou na Itália e todas as graças começaram a acontecer.
CopiarCompartilhar
Perseguição e destruiçãoEm 820 a região de Turim foi invadida por bárbaros que acabaram destruindo tudo o que fizesse qualquer tipo de referência ao cristianismo. Por conta disso, os religiosos esconderam artigos, símbolos e imagens para que nada de ruim acontecesse, sendo que um desses objetos foi o quadro de Nossa Senhora dos Aflitos. Ele foi colocado nas catacumbas de Turim, permanecendo ali por mais de um século. Esse acontecimento fez com que por muito tempo o povo acreditasse que a obra tinha sido destruída pelos invasores.
CopiarCompartilhar
Primeiro milagreNo ano de 1014, a fé em Nossa Senhora dos Aflitos foi restaurada. Um marquês italiano chamado Arduíno estava muito doente e teve uma visão de Nossa Senhora dos Aflitos. Maria pediu a ele que construísse uma igreja sobre as ruínas da igreja que já havia em Turim. O marquês ficou completamente curado e são depois dessa aparição, o que fez com que, como forma de agradecimento, corresse atrás de realizar o pedido. Dessa maneira, todo o trabalho começou. Para a surpresa dele, ao escavar os escombros da igreja o quadro de Nossa Senhora foi encontrado. Ele estava intacto e a pintura era como Arduíno tinha visto na visão de Maria. Foi então que o quadro voltou a um lugar de destaque e o povo voltou a fazer orações e agradecimentos pelas graças que recebiam. O único detalhe negativo é que depois de se passar mais um século outra invasão aconteceu a Turim, fazendo com que o quadro fosse novamente escondido.
CopiarCompartilhar
Segundo milagreUm outro milagre envolvendo Nossa Senhora dos Aflitos aconteceu com um homem chamado John Ravais. Certo dia Virgem Maria apareceu em seus sonhos. John não enxergava e morava na França, mas o pedido foi para que ele se dirigisse até Turim, na Itália, para escavar os escombros da igreja. O objetivo era encontrar a imagem do quadro novamente e reconstruir a casa de Deus. Dessa forma, o francês obedeceu e contou então com a ajuda do bispo, que o orientou nas escavações. O quadro foi encontrado intacto e no momento em que John tocou nele, foi curado e voltou a enxergar.
Salve Nossa Senhora dos Aflitos e todos seus feitos! Que em seu dia, 24 de setembro, como em todos os outros dias do ano possamos festejar os milagres divinos vindo de nossa mãe divina. Amém.
CopiarCompartilhar
Reconhecimento na ItáliaDepois do acontecimento envolvendo John, o povo de Turim acabou adotando Nossa Senhora dos Aflitos como padroeira da cidade. A devoção se espalhou pela região e em seguida por toda a Itália. Que nesse dia 24 de setembro, Dia de Nossa Senhora dos Aflitos, seu nome e suas bênçãos sejam lembradas com carinho!
CopiarCompartilhar
Reconhecimento pelo mundoAlém de já ser reconhecida por toda a Itália, Nossa Senhora dos Aflitos passou a ser reconhecida também pelos quatro cantos do mundo por meio da devoção de José Allamano. Durante 46 anos, o beato foi responsável por transformar o santuário em um centro de espiritualidade dedicado à Virgem Maria.
CopiarCompartilhar
24 de setembroDiferente de outros santos, não há uma explicação do porquê dia 24 de setembro é o Dia de Nossa Senhora dos Aflitos. Mas, essa é a data em que oficialmente seu nome e seus feitos são celebrados ao redor do mundo.
Dessa maneira, que todo dia 24 de setembro possamos festejar e agradecer por tudo o que fez por nós e por nosso salvador, Jesus Cristo. Seu nome será sempre lembrado. Obrigado(a), Nossa Senhora dos Aflitos!
CopiarCompartilhar
CuriosidadeNormalmente Nossa Senhora dos Aflitos é invocada quando seus devotos precisam de algum tipo de ajuda urgente. Sendo assim, quando é preciso superar uma angústia ou o desespero que se instalou, basta pedir a intercessão de Maria.
Em setembro, louve também Nossa Senhora do Alívio
CopiarCompartilhar
Oração a Nossa Senhora dos Aflitos“Lembrai-vos, ó doce mãe, Nossa Senhora dos Aflitos, que nos foi dada por Jesus para nosso amparo e proteção! Cheios de confiança na vossa bondade nós imploramos o vosso auxílio. Socorrei a mim e aqueles pelos quais eu rezo... (coloque a sua intenção, faça seu pedido). Mãe querida, Senhora dos Aflitos, acolhei benigna essas nossas súplicas e dignai-vos atendê-las, estendei sobre nós a vossa intercessão, voltai para nós vossos olhos misericordiosos. Ave Maria, cheia de graça...
Coração de Jesus crucificado, fonte de amor e de perdão, tende piedade de nós! Ó virgem, mãe dos aflitos, estendei vosso manto protetor sobre mim e minha família, ó virgem gloriosa e bendita. Amém.”
CopiarCompartilhar
Súplica a Nossa Senhora dos Aflitos“Venerada Nossa Senhora dos Aflitos, pedimos ajuda por meio de vossa misericórdia os servos que estão perdidos, desempregados, acabaram de perder um ente querido, um amor, desfizeram um casamento, estão na pobreza, sem ter o que comer ou onde morar. Nossa Senhora, permita que jorre as vossas bênçãos, enchendo de fé os corações dessas pessoas amarguradas. Nossa Senhora dos Aflitos, em nome do vosso Filho Jesus, que derrame o sangue puro de um sofredor, que morreu para nos salvar, sobre o espírito daqueles que precisam de uma caridade imediata. Amém!”
CopiarCompartilhar
Gratidão a Nossa Senhora dos AflitosNossa Senhora dos Aflitos, obrigada(o) por interceder e fazer meus medos desaparecerem. Meu coração bate mais sereno quando as orações feitas a ti se transformam em bênçãos no meu dia a dia. Gratidão, mãe querida. Com você me aproximei ainda mais do amor divino de nosso Salvador, Jesus.
CopiarCompartilhar
Proteção a Nossa Senhora dos AflitosÓ mãe, querida Maria, eu te peço: proteja-me. Interceda por mim, fazendo com que todos os receios e urgências sejam sanados com paciência. Guie-me e ilumine meus pensamentos para que assim eu possa agir baseada nos princípios que seu amor tanto me ensina. Eu te peço, Nossa Senhora dos Aflitos. Mostre-me como fazer e cuide de mim. Que assim seja!
CopiarCompartilhar
Sem ti nada seriaNossa Senhora dos Aflitos, gratidão por me ajudar a resolver todos os conflitos que existiam na minha vida. Continuarei pedindo e orando para que tu, como mãe divina que és, me ajuda a tomar as melhores decisões nessa vida de ilusões. Gratidão, Virgem Maria. Sem ti e sem suas bênçãos eu nada seria.
CopiarCompartilhar
Pureza e forçaVocê curou todas as minhas aflições, trouxe as respostas que eu me precisava e acima de tudo, me ensinou o que é o verdadeiro amor. Nossa Senhora dos Aflitos, que neste dia 24 de setembro possamos celebrar sua vida e seus milagres. Que a pureza de teus atos e tua força como mãe do nosso Salvador, Jesus Cristo, nos inspire e nos transforme. Amém.
Louve às glórias de Jesus, o rei dos reis!
CopiarCompartilhar