Movimentos democráticos que marcaram a história
A democracia é um sistema de governo que garante que o povo terá o poder de escolher seus representantes políticos, liberdade de expressão para manifestar ideias e pensamentos, acesso à informação e igualdade perante a lei. Embora pareça a única forma de viver em uma sociedade justa, em muitos lugares do mundo é difícil aplicar os princípios democráticos. É por isso que as pessoas se unem e se manifestam contra as injustiças e contra o autoritarismo. No Brasil, nos Estados Unidos da América, na Rússia e na Alemanha é possível se inspirar com a luta pela liberdade e pela igualdade com movimentos democráticos que marcaram a história. Aprenda!
As mulheres são cidadãs!Um movimento democrático que coloca em ação um dos princípios da democracia, o voto universal, é o movimento pelo sufrágio feminino. No século XVIII, na França, homens e mulheres organizaram protestos pelo direito de as mulheres votarem em seus representantes, garantindo que elas participassem da vida política. Graças a esse movimento, hoje as mulheres, como cidadãs que sempre foram, podem exercer seu poder por meio do voto.
CopiarCompartilhar
Liberdade, igualdade e fraternidadeA Revolução Francesa aconteceu na França de 1789 a 1799, quando a população do país começou a se manifestar contra a indiferença dos monarcas para com o povo. A luta era por liberdade, igualdade e fraternidade, princípios inovadores em uma sociedade que foi construída a partir da desigualdade social. Assim, a Revolução Francesa é um dos principais movimentos democráticos da história.
Lute contra a ditadura com frases informativas
CopiarCompartilhar
Em defesa da democraciaEm 2020, o Brasil está passando por uma série de protestos e manifestações. Em alguns deles, as pessoas pedem o retorno da ditadura militar. Em outros, porém, ressaltam a importância da democracia na manutenção da liberdade de expressão e da igualdade. Os movimentos pró-democracia são organizados por instituições como Somos Democracia e Frente Povo sem Medo e acontecem por meio da ocupação das ruas das cidades brasileiras.
CopiarCompartilhar
Pessoas negras são pessoasNa década de 1960, nos Estados Unidos da América, começou o Movimento dos Direitos Civis dos Negros. Com a instituição do Apartheid, que causou a segregação racial, a população negra era impedida de ocupar espaços públicos, de ter trabalhos dignos e de existir livremente. Assim, o movimento tinha como objetivo resgatar a cidadania das pessoas negras, permitindo que elas tivessem participação política, liberdade e igualdade.
Espalhe a importância de combater o racismo com mensagens
CopiarCompartilhar
O povo contra o ExércitoA Guerra de Canudos é uma representação do conceito de democracia, na qual o povo tem poder. Quando o movimento popular de fundo sociorreligioso da comunidade de Canudos, na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, se tornou uma ameaça ao regime vigente, o Exército agiu contra ele, entre 1896 e 1897. Depois de resistir a quatro batalhas, Canudos e Conselheiro perderam o quinto conflito. Ainda assim, o movimento marcou a história do Brasil.
CopiarCompartilhar
Os trabalhadores têm voz!A Greve Geral de 1917 foi um movimento que aconteceu no Brasil, promovido por trabalhadores em busca de melhores condições de emprego e de direitos trabalhistas. Esse pode ser considerado um movimento democrático porque, em uma democracia, o povo tem voz ativa. Os trabalhadores paralisaram as atividades em forma de protesto e obtiveram os resultados que almejavam.
CopiarCompartilhar
O fim da ditaduraDiretas Já é o nome de um movimento democrático de suma importância para a história do Brasil. Ele aconteceu de 1983 a 1984, com o objetivo de retomar as eleições diretas em um país tomado pela ditadura militar. Os protestos tiveram um resultado positivo somente em 1989, quando o povo pôde, novamente, votar em seus representantes políticos, recuperando a democracia e dizendo adeus ao autoritarismo.
Entenda por que a ditadura é prejudicial com frases sobre o regime
CopiarCompartilhar
Pelo fim das chibatadasOficiais da Marinha brasileira que eram brancos, puniam os tripulantes negros com chibatadas, caso eles cometessem algum erro. Essas punições aconteciam com frequência e nem sempre eram justificadas. A Revolta da Chibata, em 1910, foi um motim contra essas agressões, que teve resultado positivo. É um exemplo de movimento democrático porque as pessoas oprimidas, que eram a maioria, tiveram suas vozes ouvidas, como em uma democracia.
CopiarCompartilhar
Sem divisõesO Muro de Berlim foi construído em 1961 e derrubado em 1989. Com o movimento pela queda dele, foi possível retomar a democracia na Alemanha, agora unificada e longe da polarização criada durante a Guerra Fria. Com o fim da separação de Berlim Oriental e Berlim Ocidental, o socialismo chegou ao fim, permitindo a reconstrução de uma Alemanha igual para toda a população.
CopiarCompartilhar
Liberdade por meio da músicaPussy Riot é uma banda de punk russa que se destaca em todo o mundo por sua postura ativista. Esse grupo, composto por mulheres, pode ser entendido como um movimento pela democracia porque os protestos que elas movem por meio da música têm como objetivo a luta contra a censura, já que elas são constantemente reprimidas pelo Presidente russo, Vladimir Putin.
Manifeste seu desejo de ser livre com frases inspiradoras
CopiarCompartilhar