Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de Santa Raimunda

Os feitos de Santa Raimunda são conhecidos por centenas de pessoas de regiões como Acre, Peru e Bolívia, mas nem todo mundo sabe da existência desta devota, embora ela seja muito popular. Falecida em 1910, a história de Santa Raimunda é levada até hoje como uma luta contra a violência à mulher. Mesmo o Estado do Acre sendo muito pouco habitado na época, os fatos de sua vida se espalharam no meio da floresta e conquistaram milhares de fiéis desde a sua morte. Até hoje, pessoas que creem em seu poder divino recebem graças por meio de sua intercessão e são abençoadas com milagres considerados impossíveis.

Vítima de machismo

Santa Raimunda, que é celebrada em 15 de agosto, sempre acompanhava o marido até o seringal, mesmo nos últimos dias da gravidez. O marido, machista, se irritou porque ela não conseguia mais andar ao seu lado e a deixou em uma seringueira, onde ela teve complicações no parto.


Copiar
Compartilhar
Mulher simples

Dentro do município de Assis Brasil existe o Seringal Cumaru, onde a história de Santa Raimunda é contada. Ela, mulher simples e caridosa, faleceu sozinha por causa de complicações no parto, realizado embaixo de uma seringueira. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Muito popular

Conhecida também como "Alma do Bom Sucesso" e ainda "Santa Raimunda do Bom Sucesso", ela é uma santa de devoção popular. É assim cultuada pelo povo da região do Rio Iaco, no Acre, vizinhança da Bolívia e do Peru. O dia em que comemoramos Santa Raimunda é 15 de agosto.

Conheça também o Dia de Santa Mônica
Copiar
Compartilhar
Pelas mulheres

O município onde a devoção a Santa Raimunda é mais forte se encontra no Acre e chama-se Assis Brasil. Ela é importante principalmente para as mulheres vítimas do machismo. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Santa pelo povo

Infelizmente, Santa Raimunda, que é cultuada em 15 de agosto, não é canonizada pela Igreja, mas muitos fiéis não se incomodam e a veneram com orações, pedidos, peregrinações e até comemorações em sua homenagem. Eles acreditam no poder de Santa Raimunda, tendo, inclusive, experimentado milagres.


Copiar
Compartilhar
Brutalidade e morte

Alguns relatos revelam que o marido de Santa Raimunda, antes de abandoná-la na seringueira, teria batido nela. Lá, sozinha, ela entrou em trabalho de parto. Mas as complicações a levaram à morte. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Um corpo pesado

Quando o marido de Santa Raimunda retornou, encontrou-a morta. O filho sobreviveu. O marido chamou outros homens para carregar o corpo, mas eles não conseguiram, pois estava pesado demais, então ela foi sepultada ali mesmo. Santa Raimunda é cultuada em 15 de agosto.

Conheça o Dia de Santa Eliana e preste suas homenagens!
Copiar
Compartilhar
 
Perfume divino

No local em que Santa Raimunda foi sepultada, aos pés da seringueira, foi sentido um perfume celestial. Neste momento, a devoção a ela começou e os fiéis a veneram todo dia 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Sem chuva

Um seringueiro foi tocado por um dos milagres de Santa Raimunda, que é celebrada em 15 de agosto. Contaminado pela malária, não poderia tomar chuva, mas como se sustentaria? A chuva caiu e ele pediu ajuda à Santa. A chuva não parou, mas ele não se molhou e continuou trabalhando. A história, então, se espalhou e, no lugar onde a santa morreu, foi erguida uma capela.


Copiar
Compartilhar
Fieis de outros países

Peru e Bolívia são países que trazem fiéis para visitar o túmulo e a capela de Santa Raimunda, festejada em 15 de agosto. Romarias e peregrinações sempre são feitas.


Copiar
Compartilhar
Filho sobrevivente

O filho de Santa Raimunda, santa celebrada em 15 de agosto, foi levado ao Ceará. E não há mais relatos sobre ele.


Copiar
Compartilhar
Sem machismo.

Oh, Santa Raimunda, rogai por nós. Que sempre, e neste dia 15 de agosto, sejamos abençoadas e nunca humilhadas por homens. Que não tenhamos um destino tão sofrido, que não padeçamos do mal. Amém.

Conheça a história de Santa Filomena
Copiar
Compartilhar
fechar