Dia de Santo Eduardo
O cristianismo é marcado por diversas figuras e personagens muito importantes para as suas histórias. Por esse motivo, o seu calendário é recheado de datas extremamente especiais que requerem comemorações e homenagens. Esse é o caso, por exemplo, do dia 13 de outubro, em que é celebrado o Dia de Santo Eduardo. Conhecido por ser um verdadeiro homem de Deus, o santo ficou conhecido por ser muito bondoso e generoso. Sendo assim, seus feitos ficaram famosos e, ainda em vida, ele já era famoso por sua fé. Lembrado até os dias de hoje, Santo Eduardo merece todas as celebrações e homenagens que recebe. Quer fazer uma oração especial nesse dia tão importante? Nós podemos te ajudar. Confira!
Boas qualidadesConhecido como Confessor, teve fama por conta de qualidades como a de ser um rei fervoroso espiritualmente, afável com os súditos e grande defensor da paz. Santo Eduardo tem sua festa litúrgica celebrada em 13 de outubro.
CopiarCompartilhar
A nobrezaApenas com 40 anos, Santo Eduardo herda o trono, em 1042 e se torna um grande monarca. Buscando evitar ressentimentos com a nobreza anglo-saxônica, se casa com Edith, filha do conde Godwino. Mas, por serem ascéticos, decidem viver como irmãos e castos. O dia em que fiéis se dedicam a cultuá-lo é 13 de outubro.
Dia de Santa Teresinha. Conheça mais sobre ela!
CopiarCompartilhar
Um grande reiSanto Eduardo foi um rei da Inglaterra que nasceu por volta do ano de 1003. Trabalhou sem descanso pela paz e comunhão com a Igreja. Seu dia é comemorado pelos fiéis em 13 de outubro.
Leia mensagens sobre São Dionísio de Paris
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
Um homem de DeusSobre Santo Eduardo há textos que eternizam sua missão e jeito de ser enquanto governou e defendeu a paz em seu reino. “Um verdadeiro homem de Deus” começa um texto de seu tempo. O autor afirma que ele era um anjo mesmo possuindo tantos bens materiais. Seu dia é comemorado em 13 de outubro.
CopiarCompartilhar
Generoso e fiel a DeusBondoso e generoso, é assim que descrevem Santo Eduardo, festejado em 13 de outubro. Sem jamais humilhar seus servidores, sempre deixou de lado seus interesses para cuidar dos pobres, além de ajudar muitos monges e não faltar às missas.
CopiarCompartilhar
Invasão da InglaterraFilho do rei Etelredo, conhecido como o Indeciso, com a princesa da Normandia, Ema. Quando em 1015, o rei da Dinamarca, Canuto, invade a Inglaterra, Ema parte com Santo Eduardo e seu irmão Alfred para a Normandia. Seu pai morre e a mãe casa com Canuto. O dia de Santo Eduardo é comemorado em 13 de outubro.
CopiarCompartilhar
Em favor dos pobresA primeira medida de Santo Eduardo foi suprimir impostos de guerra, o que o tornou modelo a outros reis. Seu longo reinado foi de harmonia com o poder legislativo. Preocupado com os pobres, garantiu que os impostos fossem usados para ajudá-los. Seu dia é comemorado em 13 de outubro.
CopiarCompartilhar
Promessa a DeusSanto Eduardo, celebrado em 13 de outubro, prometeu a Deus que faria uma peregrinação até Roma, caso voltasse a viver na Inglaterra. Conseguiu e se tornou rei. Com medo de eclodir uma guerra, não foi a Roma.
CopiarCompartilhar
Famosa catedralSem poder sair da Inglaterra, Santo Eduardo acatou um pedido do papa São Leão IX. O dinheiro que ele gastaria na viagem foi dado aos pobres e também usado para construir um convento. Foi erguida a Abadia de Westminster, famosa por sepultar os reis da Inglaterra. Fiéis cultuam Santo Eduardo em 13 de outubro.
Em outubro, comemore também o Dia de Nossa Senhora do Pilar
CopiarCompartilhar
MorteQuando o mosteiro de Westminster foi inaugurado com um coro, em 28 de dezembro de 1065, o rei não pôde assistir, pois estava muito doente. Um ano depois Santo Eduardo faleceu e foi o primeiro rei a ser enterrado na igreja da abadia. Seu dia é celebrado em 13 de outubro.
CopiarCompartilhar
Padroeiro dos reisApós sua morte, peregrinações começaram. Em 1102, seu corpo foi reconhecido incorrupto. Já em 17 de fevereiro de 1161, o papa Alexandre III o canoniza. A Igreja o celebra em 13 de outubro como o padroeiro dos reis, da família real britânica, dos cônjuges separados e casamentos difíceis.
CopiarCompartilhar
OraçãoBondoso e generoso, padroeiro dos reis e zeloso com os pobres. Este é Santo Eduardo, cultuado em 13 de outubro, rogai por nós!
Comemore o Dia de São Francisco de Assis
“Oração de São Eduardo: Bendito sejais Deus, que concedestes ao rei Eduardo da Inglaterra a graça da santidade. Dai também a nós, o espírito de tranquilidade e amor por vós. Concedei-nos hoje e sempre a firmeza da fé. Santo Eduardo, rogai por nós”.
CopiarCompartilhar