Dia de Santo Osvaldo de Nortúmbria
O Santo Osvaldo de Nortúmbria é um santo pouco conhecido, cuja trajetória se iniciou na Inglaterra e foi se desenvolvendo com o seu jeito altruísta e humilde em relação a outros povos e outras pessoas. No dia desse santo, conheça mais de sua história e celebre com mensagens!
Dia de Santo Osvaldo de NortúmbriaEm 5 de agosto, celebra-se o Dia de Santo Osvaldo de Nortúmbria, rei da Nortúmbria, que viveu durante o século VII e foi posteriormente adorado como um santo, graças a sua caridade e solidariedade e seu poder de evangelização dos povos. Vamos conferir um pouco sobre a sua história.
Inspire-se com versículos da Bíblia e tenha um dia cheio de fé
CopiarCompartilhar
A NortúmbriaA Nortúmbria foi um dos sete reinos da heptarquia anglo-saxã que deu origem à Inglaterra. São Osvaldo de Nortúmbria tem fundamental papel na expansão desse reino, que acabou tornando-se não só uma parte da Inglaterra como também cobria grande parte do que atualmente é o sudeste da Escócia. No seu dia, 5 de agosto, devemos celebrar também esse santo como um exímio estrategista.
CopiarCompartilhar
HistóriaSanto Osvaldo de Nortúmbria, cujo dia se celebra em 5 de agosto, nasceu em 604, filho do rei pagão Etelfrit e da princesa Acha. Com a invasão dos bárbaros a seu reino, a rainha fugiu com seus filhos para o Mosteiro de Iona, onde foram convertidos, tendo recebido uma formação acadêmica e religiosa bastante consistente.
CopiarCompartilhar
Caridade e estratégiaSanto Osvaldo de Nortúmbria era conhecido por sua caridade e generosidade, não discriminando pobres e ricos. Além de sua bondade, também era respeitado por suas habilidades como um militar muito bem treinado e estrategista. Em 5 de agosto, comemora-se o seu dia, data de celebrar toda a importância que ele teve na história.
CopiarCompartilhar
Imagem de Santo OsvaldoSanto Osvaldo de Nortúmbria, cujo dia se celebra em 5 de agosto, era um homem de belo porte físico, sua imagem é retratada com trajes reais, seu cetro e a coroa, e ele aparece acompanhado por um falcão, pousado sobre sua mão.
CopiarCompartilhar
Assumindo o tronoApós a morte do pai, Osvaldo reuniu seu exército e se empenhou na Batalha de Havenfield. Tendo saído vitorioso, foi coroado rei da Nortúmbria. Conta-se que, antes do combate, ele teve uma visão de São Columbano orientando-o a rezar antes de sair em combate. Seu dia é comemorado em 5 de agosto, época de celebrar também essa conquista.
CopiarCompartilhar
Poder de converterSão Osvaldo de Nortúmbria casou-se com a princesa Cineburga, filha do rei pagão de Wessex (atualmente também Inglaterra). Sua fé era tão grande que obteve êxito em realizar uma missão evangelizadora no reino de seu sogro. Em seu dia, 5 de agosto, celebremos o poder da fé e da evangelização desse santo.
Celebre o santo que foi rei da Inglaterra, Santo Eduardo
CopiarCompartilhar
Vitória graças à féSão Osvaldo de Nortúmbria sempre atribuiu sua vitória na Batalha de Havenfield a são Columbano e a Cristo. Por essa razão, após sua coroação, converteu todos os seus soldados. Convidou os monges do Mosteiro de Iona a pregarem o Evangelho em seu reino. Devemos celebrar toda a sua fé no seu dia, comemorado em 5 de agosto.
CopiarCompartilhar
Promoção da caridadeSão Osvaldo de Nortúmbria tinha uma fé tão grande que, durante a pregação dos monges no seu reino, ele mesmo traduzia sermões para seu povo sendo bem-sucedido nas conversões. Ao longo de seu reinado, promoveu ainda mais caridade, construindo igrejas, mosteiros, asilos, creches e hospitais, e distribuindo riquezas. Seu dia (5 de agosto) deve ser comemorado por tamanha generosidade.
CopiarCompartilhar
OraçãoNo Dia de São Osvaldo de Nortúmbria, comemorado em 5 de agosto, façamos uma oração em celebração a sua caridade:
"Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Osvaldo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo. Dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"
CopiarCompartilhar
MorteSão Osvaldo de Nortúmbria foi venerado como santo ainda em vida, sua santidade logo tomou fama graças à divulgação dos monges beneditinos. Por sua morte em combate contra os pagãos, o famoso e venerável monge Beda reivindicou o título de mártir a São Osvaldo. A comemoração de seu dia foi mantida pela Igreja em 5 de agosto. Celebremos!
Reflita com a palavra de Deus
CopiarCompartilhar