Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São Frei Galvão

Já ouviu falar das pílulas de Frei Galvão? As pílulas do santo operavam milagres de cura, e até hoje são produzidas. Consistem em três pílulas, minúsculas, feitas de papel que contém versículo do Ofício da Santíssima Virgem. Dia 25/10 celebramos o dia de sua canonização, reconhecida apenas em 2007. Te convidamos a compartilhar mensagens sobre a vida de Frei Galvão para celebrar este dia com muita oração! Vamos relembrar todos os seus milagres e sua vida de devoção e fé! Conheça mais sobre São Frei Galvão, padroeiro dos construtores, engenheiros e arquitetos e protetor da cidade de Guaratinguetá.

O dia

25 de outubro é o Dia de São Frei Galvão, ou Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, frade fundador do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência e o primeiro santo nascido no Brasil.


Copiar
Compartilhar
História

Nascido em 1739, em Guaratinguetá (SP), São Frei Galvão (celebrado em 25/10) foi enviado para o seminário jesuíta Colégio de Belém (Bahia) aos 13 anos para estudar ciências humanas. Galvão permaneceu no seminário (onde já se encontrava seu irmão, José) até completar 17 anos, tendo tido significativo progresso nos estudos sociais e na prática cristã.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Conheça o santo do dia 25 de outubro

Padre jesuíta

O desejo de São Frei Galvão era tornar-se um padre jesuíta, mas, em decorrência da perseguição instaurada pelo Marquês de Pombal contra os jesuítas, foi convencido pelo pai a se tornar franciscano. No seu dia 25/10, já começamos celebrando sua imensa luta para seguir sua vocação.


Copiar
Compartilhar
Nome religioso

Em 1760, Frei São Galvão (celebrado em 25/10) tornou-se noviço no Convento de São Boaventura de Macacu, em Itaboraí (RJ), onde adotou o nome religioso de Antônio de Sant'Ana Galvão. A escolha do nome foi uma homenagem a Santa Ana (avó de Jesus), de quem sua família era devota. Galvão também a escolhera como mãe espiritual após a morte de sua mãe, Isabel.


Copiar
Compartilhar
Virtudes aflorando

Durante a época em que era noviço, São Frei Galvão (cujo dia se comemora em 25/10) ficou conhecido pelas suas exemplares virtudes, além de extremo zelo e piedade. Em 1762, foi transferido para o Convento de São Francisco, na cidade de São Paulo, onde deu continuidade a seus estudos filosóficos e teológicos.


Copiar
Compartilhar
Novo esplendor

Ainda no Convento de São Francisco, São Frei Galvão foi nomeado confessor, pregador e porteiro. Nesse cargo teve significativo destaque, tanto que recebeu da Câmara Municipal o título de “Novo Esplendor do Convento”. No seu dia, 25 de outubro, celebremos mais essa conquista.


Copiar
Compartilhar
 
Fundação de um novo Recolhimento

Quando atuou como confessor no Recolhimento de Santa Teresa (abrigo das devotas de Teresa de Ávila), São Frei Galvão (celebrado em 25/10) conheceu a freira penitente Helena Maria do Espírito Santo. Ela afirmava ter visões de Jesus pedindo que fundassem um novo Recolhimento. Aceitando as visões como válidas, Frei Galvão ajudou a fundar, em 1774, o novo Recolhimento, chamado Nossa Senhora da Luz.


Copiar
Compartilhar
Morte repentina

Com a morte repentina de Irmã Helena, São Frei Galvão (celebrado em 25/10) teve que se tornar o novo diretor do Recolhimento e novo líder espiritual das freiras. Nesse tempo, começaram a chegar diversas moças vocacionadas para se instalarem no Recolhimento.


Copiar
Compartilhar
Padroeiro

Com a chegada das moças ao Recolhimento, o espaço foi ficando pequeno para acomodá-las adequadamente. Usando as habilidades aprendidas com os jesuítas, Galvão começou a construir o Mosteiro da Luz, com a ajuda das freiras. A grandeza da obra inspirou o povo a ajudar com mantimentos e materiais de construção. Esse feito rendeu a São Frei Galvão (celebrado em 25/10) o título de padroeiro dos construtores, engenheiros e arquitetos


Copiar
Compartilhar
Bairro da Luz

O casebre onde foi fundado o Recolhimento Nossa Senhora da Luz, hoje, abriga o Mosteiro da Luz, construído por Frei Galvão. E essa construção, que durou 28 anos, deu origem ao Bairro da Luz, na cidade de São Paulo. Feito que certamente é rememorado no Dia de São Frei Galvão, celebrado em 25 de outubro.


Copiar
Compartilhar
Milagres em vida

Durante a vida de São Frei Galvão (cujo dia se celebra em 25/10), foram presenciados diversos fenômenos místicos, como o dom da cura, levitação, telepatia, premonição. Todos voltados para atender os necessitados. Casos de bilocação também foram famosos durante sua vida – conta-se que ele se fazia presente em dois lugares simultaneamente para cuidar de quem clamasse por sua ajuda.


Copiar
Compartilhar
Caridoso

Frei Galvão também era conhecido por ser caridoso. Embora sua humildade não lhe permitisse divulgar, todos os seus atos eram anunciados por quem ele ajudava. Com as esmolas recebidas, ele ajudava algumas pessoas a pagarem suas dívidas. Em 25 de outubro, Dia de São Frei Galvão, que possamos nos espelhar em sua caridade extrema.


Copiar
Compartilhar
Falecimento e beatificação

São Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822, mas sua festa litúrgica é comemorada em 25 de outubro, data de sua beatificação (25 de outubro de 1998). Frei Galvão foi o primeiro religioso nascido no Brasil a ser beatificado pelo Vaticano. Seus feitos são inspiração para os cristãos.


Copiar
Compartilhar
Beatificação

Em 11 de maio de 2007, São Frei Galvão tornou-se a primeira pessoa no Brasil a ser canonizada pela Igreja Católica. A solenidade foi realizada pelo papa Bento XVI (que esteve em visita ao país) na cidade de São Paulo. Em seu dia, celebrado em 25/10, podemos comemorar também a sua canonização.


Copiar
Compartilhar
Oração a São Frei Galvão

No Dia de São Frei Galvão, comemorado em 25 de outubro, façamos de seus atos exemplos e iniciemos uma oração em sua homenagem:

“São Frei Galvão, Deus fez em Ti maravilhas e através de Ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande dom à nação brasileira, nós Te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial os valores evangélicos que de modo tão heroico viveste. Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo de Deus para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém.”


Copiar
Compartilhar
fechar