Dia de São Pantaleão de Nicomédia
São Pantaleão é um santo que ficou conhecido por realizar curas milagrosas em nome de Jesus. Por viver em uma época em que os cristãos eram perseguidos, passou por muitas dificuldades, mas nunca desistiu de sua fé e de sua missão. No dia 27 de julho, ore pelo padroeiro dos médicos e parteiras!
São Pantaleão de NicomédiaSão Pantaleão foi um médico, nascido em Nicomédia, que hoje é a Turquia. Foi um célebre médico que, convertido ao cristianismo, realizava milagres de cura em nome de Jesus. Por causa disso, ainda jovem, foi condenado, executado e seu sangue tornou-se relíquia. Nas celebrações de seu dia, 27 de julho, o sangue volta a ficar líquido e depois torna a secar.
Férias e frio. Aqueça o coração com essas frases de julho
CopiarCompartilhar
Todo misericordiosoSão Pantaleão nasceu em Nicomédia, onde hoje é a Turquia, no final do século 3, e, quando criança, recebeu de sua mãe ensinamentos cristãos, mas com o tempo acabou se afastando dessa fé. Tornou-se um grande médico, inclusive era médico do imperador. Um dia, deparou-se com uma criança morta mordida por uma cobra, e sua comoção foi tão grande que pediu a Deus que lhe devolvesse à vida. Seu pedido foi aceito e ele batizou-se cristão, recebendo o nome “Panteleimon”, que significa “todo misericordioso”. Dia 27 de julho, celebra-se o Dia de São Pantaleão de Nicomédia.
CopiarCompartilhar
Curas por toda parteApós ser batizado como cristão, São Pantaleão de Nicomédia doou toda a sua fortuna aos pobres e realizava atendimentos gratuitos a quem o procurasse. Realizava curas tanto por sua excelente prática médica quanto por intercessão divina, por meio de sua fé. Seus milagres ficaram famosos e ele foi denunciado ao imperador, que, na época, perseguia
Em julho também se comemora o Dia de São Cristóvão
os cristãos. Não quis negar sua fé e chegou a curar um paralítico na frente do próprio imperador. Neste dia 27 de julho, Dia de São Pantaleão de Nicomédia, inspire-se
no exemplo dele e fortaleça a fé que você carrega consigo.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
Mártir e piedosoComo não quis renegar a própria fé, São Pantaleão de Nicomédia foi condenado à morte por martírio. Acontece que sua misericórdia era tão grande que sempre que se tentava executá-lo, ele pedia a Deus que perdoasse os carrascos. Assim, foram feitas seis tentativas de martírio: lançado ao fogo, não se queimou; o chumbo quente em que seria mergulhado resfriou-se; jogado ao mar com uma pedra, a pedra boiou; lançado às feras, essas deitaram-se dóceis sob seus pés; colocado na roda da tortura, a roda rompeu-se; por fim, as espadas que tentavam decapitá-lo entortavam. A sentença só foi cumprida quando Pantaleão concordou, amarrado a uma árvore que floriu no momento em que o mártir morreu. Dia 27 de julho, Dia de São Pantaleão de Nicomédia, lembre-se desse exemplo de amor, e perdoe a todos que lhe desejam o mal.
CopiarCompartilhar
RelíquiaNo momento em que foi executado, o sangue de São Pantaleão foi recolhido em pequenas ampolas de vidro. Com o tempo, o sangue secou dentro delas, mas ainda hoje um milagre pode ser visto: o sangue volta a tornar-se líquido no dia 26 de julho e no dia 27 de julho, dia consagrado a São Pantaleão de Nicomédia, e provável data de seu martírio, e depois o sangue volta a secar. Seu sangue como relíquia está conservado em Constantinopla, Itália e Espanha. Na Espanha, em Madri, o Real Mosteiro da Encarnação abre suas portas nas festividades do santo para que todos possam testemunhar o milagre da fé.
CopiarCompartilhar
Sinal de bons temposNas comemorações do Dia de São Pantaleão de Nicomédia, em 27 de julho, as freiras rezam e observam o milagre do sangue dele liquefazer e depois retornar ao estado anterior. Quando isso acontece, é sinal de bons tempos. Mas, se por acaso o sangue não se liquefizer ou não voltar a ficar seco, as freiras já se preparam para tragédias, como aconteceu na Primeira Guerra Mundial. Neste dia consagrado, faça suas orações
também pela paz entre os povos.
CopiarCompartilhar
Santo auxiliarSão Pantaleão de Nicomédia é um dos 14 santos auxiliares da Igreja Católica. Os santos auxiliares são santos invocados em casos muito graves e específicos. São Pantaleão é a quem podemos recorrer contra o mal do cancro e da tuberculose, e é padroeiro de todos os que sofrem de dores de cabeça. Neste dia 27 de julho, Dia de São Pantaleão de Nicomédia, oremos para que as pessoas afetadas por essas terríveis doenças não sintam desamparo algum e possam ser consoladas em sua dor.
Comemore o Dia de São Bento
CopiarCompartilhar
Patrono dos médicosPelo seu exemplo de abnegação na prática da medicina, São Pantaleão de Nicomédia é patrono dos médicos. Que neste 27 de julho, Dia de São Pantaleão de Nicomédia, todos os médicos sintam em seu coração a beleza da arte que praticam, e lembrem-se de que a medicina praticada com amor é capaz de operar verdadeiros milagres.
Dia de São Tomé. Conheça mais sobre essa data!
CopiarCompartilhar
Modelo e inspiraçãoSão Pantaleão de Nicomédia, que o seu exemplo de vida possa guiar a minha vida. Que eu persevere nos estudos da minha profissão, sem jamais esquecer que não há sucesso se não houver misericórdia. E que eu jamais esqueça que os pedidos feitos a Deus na mais sincera intenção do bem alheio são sempre atendidos. Neste dia 27 de julho, suplico-lhe que interceda a mim junto ao Pai. Amém.
CopiarCompartilhar
Conforto na dorHoje, 27 de julho, celebro sua vida, obra e sacrifício, São Pantaleão de Nicomédia. Suplico-lhe que olhe para mim neste momento de dor, nessa doença que me aflige o corpo. Rogo-lhe que eu possa merecer a cura para esse mal, pois sei que para Deus nada é impossível. Graças a Deus.
CopiarCompartilhar
Oração de São PantaleãoHoje é 27 de julho, dia de celebrar São Pantaleão de Nicomédia. Oremos em gratidão, e para que nos preserve de todo mal e perigo, seja corporal, seja espiritual.
Você sabe quais foram os fatos históricos que aconteceram em julho?
“Senhor, fazei com que não se apague em nosso coração a lembrança de Vossa bondade infinita. Concedei-nos sentir o poder de intercessão, que outorgastes ao Vosso Santo Mártir São Pantaleão, a fim de que ele nos socorra em todas as circunstâncias de nossa existência, quando recorremos aos seus méritos para obtermos Vossa Graça. Assim seja.
São Pantaleão, refúgio certo de todos que vos invocam, rogai por nós. (repetir três vezes)”
CopiarCompartilhar