Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia do Estatuto da Terra

Em 1964, época de grandes conflitos políticos no Brasil, as relações fundiárias, os trabalhos e ocupações nos campos não se distanciaram desse estado agitado. Foi neste ano em que o Estatuto da Terra começa a garantir o direito de acesso à terra para todos os cidadãos que vivem e trabalham nela. Por mais que o objetivo principal do Estatuto fosse promover uma reforma agrária, essa meta não foi concretizada, mas foi o ponto de partida para esse importante evento trazer à luz debates necessários e questões que devem ser analisadas sobre os direitos dos trabalhadores que viviam nas terras em questão. Venha saber mais sobre o Dia do Estatuto da Terra!

A data

Em 30 de novembro, é comemorado o Dia do Estatuto da Terra. Foi nesse dia, em 1964, que o Estatuto foi criado, por meio da Lei 4.504, durante o regime militar, recém-instalado no país. De acordo com esse Estatuto, o Estado é obrigado a garantir o acesso à terra para quem vive e trabalha nela.


Copiar
Compartilhar
Objetivos

As duas principais metas do Estatuto da Terra eram implementar uma reforma agrária e desenvolver a agricultura. É nítido que a primeira meta não se tornou realidade. Grande parte do que foi elaborado, em sua maioria por técnicos de renome, ficou somente no papel. O Dia do Estatuto da Terra (30/11) é um dia para refletirmos sobre o porquê de não ter havido até então um interesse genuíno em realizar a reforma agrária no país.


Copiar
Compartilhar
Origens

Antes do regime republicano, não haviam leis para regulamentar a propriedade no Brasil. Era dono da terra quem chegasse lá primeiro, e defender seu território quase sempre resultava em conflitos. Em 1850, surge a primeira iniciativa de organizar essa questão: a Lei de Terras (Lei nº 601). No Dia do Estatuto da Terra (30/11), vale analisar tudo que aconteceu de 1850 até hoje, para avaliarmos o quanto progredimos (ou não).


Copiar
Compartilhar
A Lei de Terras

O rascunho da Lei de Terras foi apresentado pelo político, jornalista e jurista brasileiro Bernardo Pereira de Vasconcelos. A prerrogativa de analisar e formalizar a proposta coube ao Conselho Imperial. Com isso, o governo perdeu o direito de ceder e distribuir terras a funcionários ou simpatizantes. O objetivo principal da Lei de Terras foi extinguir o regime de posses. No Dia do Estatuto da Terra (30/11), procure saber mais sobre essa lei.

Celebre o Dia do Trabalhador Rural e a importância desse trabalhador fundamental
Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Conheça todas as datas comemorativas do dia 30 de novembro

A realidade Trabalhador rural em plantação.

A reforma agrária foi um tema prioritário para os militares assim que assumiram o poder. Idealizada durante o governo militar, a lei que ensejou o Dia do Estatuto da Terra (30/11) acabou, na verdade, por beneficiar os grandes latifúndios, em detrimento da reforma agrária em si. Esse dia vale para uma profunda reflexão sobre o real interesse dos governos até então.


Copiar
Compartilhar
Na prática

Em vez de ser realizada a divisão da propriedade, o que aconteceu depois que o Estatuto da Terra foi instituído foi a modernização do latifúndio (por meio do crédito rural), o fomento ao cultivo da soja e a incorporação das pequenas propriedades rurais por parte das médias e grandes. Dia do Estatuto da Terra (30/11), devemos comemorar ou lutar contra essa realidade?

Frases sobre a desigualdade, um dos maiores problemas do povo
Copiar
Compartilhar
 
Quanto mais terra... Latifúndio visto de cima.

A incorporação das pequenas propriedades rurais pelas gigantes ocasionou um crescimento desses grandes proprietários, que cada vez mais terras adquiriam. E por terem mais terra, mais crédito recebiam, o que lhes permitia comprar ainda mais terras. Um ciclo que pode explicar o gigantesco abismo social que existe no Brasil de hoje. No Dia do Estatuto da Terra (30/11), fica essa reflexão.


Copiar
Compartilhar
E a reforma, onde foi parar? Trabalhador rural com com enxada nas costas.

Durante esse período de crescimento de latifúndios, a economia brasileira acompanhou esse ritmo – o famoso “milagre brasileiro”. Com a urbanização e a rápida industrialização do país, o projeto de reforma agrária foi ficando pra trás, e a concentração de terras e riquezas se manteve nas mãos dos mais ricos, sendo passada aos seus descendentes. Que no próximo Dia do Estatuto da Terra (30/11) possamos debater um meio justo de resolver séculos de problemas de distribuição de terras.


Copiar
Compartilhar
Como debater?

Neste Dia do Estatuto da Terra (30/11), procure se informar sobre todas as questões da reforma agrária, sobretudo no atual governo, em que o tema volta à tona. É preciso voltar na História para entender as questões sociais e econômicas do país, e tratar da distribuição de terras é essencial, para que possamos caminhar para um país igualitário.


Copiar
Compartilhar
Lutar é preciso Luta pela terra de trabalhadores rurais.

Temos uma herança maldita quando o assunto é justiça social no Brasil. Trazemos de séculos atrás problemas de concentração de riqueza, que é perpetuada de pai pra filho, de filho pra neto, e por aí vai. O dinheiro e o prestígio circulam entre os mesmos desde sempre. É hora de lutarmos para que todos tenham direito à terra e a uma distribuição mais justa de riqueza. 30/11 é o Dia do Estatuto da Terra. Não celebre, lute!


Copiar
Compartilhar
Informação

A informação é a melhor arma para que possamos buscar um país mais justo para todos. Enquanto o povo discute entre si sobre lados políticos, os próprios parlamentares estão eternizando suas prerrogativas. Precisamos analisar, pesquisar, estudar e fazer valer nossos direitos. Sobre terra e riqueza, está aí o Dia do Estatuto da Terra (30/11) para incentivar a nossa luta.

Mensagens sobre o Dia do Trabalho para quem faz o país acontecer
Copiar
Compartilhar
Progresso Pá enfincada na terra.

Um país só é rico de verdade se todo o seu povo tem acesso à terra e à riqueza de forma justa. Que neste Dia do Estatuto da Terra (30/11), possamos, de fato, discutir o tema original da lei que criou o estatuto e realmente retomemos um projeto de reforma agrária que atenda interesses coletivos, e de forma honesta.


Copiar
Compartilhar
fechar