Dia do Folclore
O Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto, mas você sabe a importância dessa data? Primeiramente vamos falar da escolha do dia, que comemora a primeira vez em que a palavra folclore foi usada, graças a William John Thoms, no ano de 1846. Ele juntou as palavras “folk”, que quer dizer “povo”, e “lore”, traduzido por “conhecimento”. Com isso, esse termo tem o significado de “conhecimento do povo" ou "aquilo que o povo faz”. No Brasil, essa tradição só ganhou voz a partir da Semana da Arte Moderna, em 1922. A importância do festejo é chamar atenção das pessoas para valorizar as demonstrações culturais do Brasil. Inspire-se em mensagens que vão valorizar e elevar o folclore do nosso país!
O que é folclore?O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias, brincadeiras, provérbios, adivinhações, receitas, vestimentas e adornos, orações, encantamentos, juras, danças, canções e melodias, gírias, saudações e despedidas, trava-línguas, festas, encenações, artesanato, e até medicina popular. Ao contrário do que se pensa, ele não é restrito ao que vem do interior, visto que tradições urbanas também estão inclusas na definição de folclore.
CopiarCompartilhar
Folclore musicalConheça ainda mais do nosso rico folclore com essas músicas temáticas!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Expressão IBGEAtravés do folclore o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de escapar àquilo que ele não consegue explicar.
CopiarCompartilhar
CompartilhadoNosso folclore é um dos mais ricos do mundo. Mas, devido às dimensões continentais de nosso país, cada região tem tradições específicas, que acabam passando despercebidas para o resto do país. Um dos objetivos do Dia do Folclore é que tal conhecimento seja compartilhado nacionalmente.
CopiarCompartilhar
IaraA Iara é uma variante da mitologia da sereia. A lenda de origem indígena conta a história da Mãe D’Água, que vive no rio Amazonas. Ela seduz pescadores com sua beleza e os leva para o fundo do rio, onde acabam afogados de paixão.
Conheça costumes do nosso cotidiano que vieram de outras culturas
CopiarCompartilhar
Folia de ReisÉ comemorada entre 24 de dezembro e 6 de janeiro. A festa é dedicada à visita dos Três Reis Magos a Jesus Cristo. Cantadores e instrumentistas andam pelas ruas entoando cantigas que fazem referências e eventos bíblicos. Eles solicitam esmolas para a realização da ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias.
CopiarCompartilhar
DançasExistem diversos ritmos de dança folclórica no Brasil. Alguns dos mais famosos são o cateretê, a polca, o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, a vanera, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo, a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita e a quadrilha.
Reflita com frases sobre a arte da dança
CopiarCompartilhar
Festas juninasÉ considerada a manifestação folclórica mais difundida do país, popular em todas as regiões. A festa originou-se com tradições agrícolas pagãs, popularizou-se em Portugal, com influências católicas e chegou ao Brasil no séc. XV. Aqui sofreu influências de diferentes povos africanos e europeus e, por coincidir com a época de certas colheitas, tornou-se bastante popular no interior do país.
Não gosta de festa junina? Confira alguns motivos para amar essa celebração!
CopiarCompartilhar
IdentidadeSegundo a Carta do Folclore Brasileiro - produzida durante o VIII Congresso Brasileiro de Folclore, em 1995 - o folclore é sinônimo de cultura popular brasileira. Ele representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais. Ou seja, além de sua importância histórica, o folclore também representa a identidade do povo. Por meio dele, nos reconhecemos como brasileiros.
CopiarCompartilhar
Bumba meu boi ou boi bumbáOriginada na região Nordeste, a festa surgiu a partir de uma lenda, que sofre variações de acordo com o local. O enredo mais comum conta a história de um boi que, após ser morto pelo escravo Chico para alimentar sua esposa grávida, Catarina, é então ressuscitado por curandeiros. A festa une tradições africanas, indígenas e europeias e conta com danças e instrumentos típicos.
Conheça quais são as mais famosas tradições de festa junina
CopiarCompartilhar
Data oficialEm 1965 foi oficializado que 22 de agosto seria o Dia do Folclore. A escolha da data foi em homenagem a William John Thoms, que inventou o vocábulo folclore (do inglês folklore). Em 22 de agosto de 1846 Thoms publicou uma carta pedindo apoio para fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país.
CopiarCompartilhar
Festa do DivinoOriginou-se a partir da festa romana Floralia, uma celebração da primavera. Incorporando elementos católicos, passou a homenagear o Divino Espírito Santo. No Brasil, foram incorporados elementos indígenas e africanos, como danças e canções. O Imperador do Divino preside a festa junto à sua "corte".
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Saci PererêA figura mais famosa do folclore brasileiro originou-se na região Sudeste. O menino negro de uma perna só é uma figura travessa, mas pode ter traços maldosos ou bondosos. Ele leva um cachimbo e veste um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos, quem capturar o gorro pode fazer um desejo ao Saci. Seu traço característico é aprontar com as pessoas, e ele aparece como um redemoinho de folhas secas.
Celebre o Dia do Saci, um dos personagens que representam a cultura brasileira
CopiarCompartilhar
CurupiraUma entidade da mitologia tupi-guarani, o Curupira é o protetor das matas. É uma figura pequena de cabelos vermelhos que monta um porco do mato. Seus pés são virados para trás, assim, quem tenta segui-lo acaba perdido. Ele castiga todos os que desrespeitam a natureza.
CopiarCompartilhar
Significados Maria Laura CavalcantiA cultura não é mais entendida como um conjunto de comportamentos concretos mas sim como significados permanentemente atribuídos... Uma festa é mais do que a sua data, suas danças, seus trajes e suas comidas típicas. Elas são o veículo de uma visão de mundo, de um conjunto particular e dinâmico de relações humanas e sociais.
Fique por dentro de curiosidades sobre a cultura brasileira
CopiarCompartilhar
CongadoNasceu no séc. XV, como recordação das festas que homenageavam a realeza africana. No Brasil, ganhou força em Minas Gerais, no séc. XVIII. Na festa, encena-se a coroação do Rei do Congo, com cavalgadas e música de instrumentos tipicamente africanos como a cuíca, a caixa e o pandeiro.
CopiarCompartilhar
Três povosA identidade cultural brasileira surgiu a partir do encontro dos três primeiros povos à formarem o Brasil: os índios nativos, os conquistadores europeus e os escravos trazidos da África. A mistura de tradições originou o caráter único do folclore brasileiro.
CopiarCompartilhar
BotoA lenda surgiu na região amazônica, da história de um homem bonito que seduz moças em dia de baile. Depois de passar a noite com as mulheres e, por vezes, engravidá-las, ele mergulha nas águas de rio e transforma-se num boto de verdade, animal aquático típico da amazona.
Você conhece as lendas folclóricas? Nós as reunimos em um só lugar, confira!
CopiarCompartilhar
BoitatáOriginado a partir da lenda indígena do Mbaê-Tata (Coisa de Fogo), o Boitatá é uma cobra de fogo com olhos flamejantes que mora no fundo dos rios. Em certas versões, ele incendeia o mato; em outras, defende a floresta contra incêndios. Ele também persegue os viajantes noturnos, como um facho cintilante de fogo.
CopiarCompartilhar
TermoA palavra folclore surgiu a partir do termo folklore, criado por William John Thoms. Folklore, por sua vez, é composto de folk = povo, e lore = conhecimento. Portanto, folclore é o conhecimento do povo. Antes da criação deste neologismo, as tradições de cada povo eram chamadas de "antiguidades populares".
Valorize a cultura brasileira; saiba mais sobre o Dia Nacional da Cultura
CopiarCompartilhar