Dia dos Mortos
Quem nunca ouviu falar no Dia dos Mortos? Essa data, afinal de contas, também é bastante conhecida no Brasil! Em outros países, como o México, por exemplo, o dia possui um significado ainda maior, e por isso, é bastante conhecido e celebrado. Existem, por exemplo, diversos filmes, desenhos e séries que retratam essa data tão especial e de maneiras muito encantadora. O Dia dos Mortos, que oferece uma visão muito menos assustadora da própria morte, é celebrado anualmente em 2 de novembro. Aqui, você encontra mais informações sobre todos os tipos de comemorações que são feitos nesse dia ao redor do mundo inteiro. Entenda e compartilhe com os seus amigos!
”Dia de Los Muertos”O Dia dos Mortos, comemorado no dia 2 de novembro, é uma data de origem indígena que honra a memória de pessoas que já não estão mais entre nós. Apesar da celebração ser na mesma data do Dia de Finados, comemorada aqui no Brasil, o “Dia de Los Muertos” se enraizou na cultura mexicana historicamente com muita festança, comida e bolos.
CopiarCompartilhar
OrigensAntes mesmo da chegada dos espanhóis, os rituais já eram praticados pelos povos astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas que habitavam no país há três mil anos atrás. Diz a lenda que, em um desses rituais, era comum conservar crânios para exibi-los durantes os rituais e celebrar a morte. Pode parecer estranho, mas é essa a mensagem transmitida pelo Dia dos Mortos, comemorado no dia 2 de novembro.
Conheça Anúbis, o Juiz dos Mortos na Mitologia Egípcia!
CopiarCompartilhar
Morte ressignificadaAo invés de lamentada, a morte passa a ser festejada, e a saudade que é o amor tomando forma na ausência dos entes queridos, é ressignificada. O Dia dos Mortos, comemorado no dia 2 de novembro, mas com festas iniciadas já no dia 31 de outubro, é tradicionalmente conhecido como o dia em que os mortos visitam seus parentes, por meio dessa crença, os familiares e amigos se reúnem em uma grande festa para comemorar a presença de seus ancestrais.
CopiarCompartilhar
Dia coloridoQuando pensamos em morte, logo nos vem na cabeça a idealização de roupas pretas para honrá-la, mas pela perspectiva apresentada pela cultura mexicana, o preto não precisa ser a única cor a demonstrar respeito pelos mortos. Nas festas do Dia dos Mortos, comemorado em 2 de novembro, as cores são vibrantes e representam a valorização da vida.
Descubra como são as festas dessa data especial ao redor do mundo!
CopiarCompartilhar
Diferentes comemoraçõesVários países da América Latina comemoram o dia 2 de novembro, Dia dos Mortos, de formas distintas. No Brasil, por exemplo, as famílias reservam o dia para visitar seus entes em cemitérios ou para realizar orações em igrejas e outros espaços religiosos. Outros países, por sua vez, seguem a tradição mexicana - esta que também é muito presente e comemorada nos Estados Unidos por conta do grande número de mexicanos instalados.
Saiba mais sobre uma das comemorações mais famosas dessa data: Halloween!
CopiarCompartilhar
“Angelitos”Apesar do Dia dos Mortos ser oficialmente comemorado no dia 2 de novembro, as festas começam a partir do dia 31 de outubro, e ao meio-dia deste dia, inicia-se a celebração pela chegada dos “Angelitos”, que são as almas das crianças que já partiram. Nesse período, até o dia 1 de novembro, as velas são brancas.
CopiarCompartilhar
Os símbolos da decoraçãoNas festas do Dia dos Mortos, comemorado em 2 de novembro, a decoração é rica em elementos, e a mesa é uma espécie de altar composto por componentes que carregam símbolos em si.
Oferendas: são presentes de caráter carinhoso para os entes queridos, e normalmente, são porções de comidas favoritas de cada falecido e uma dose de tequila.
Andares: a mesa é formada em níveis, como se fossem escadas que representam a separação entre o céu e a terra.
Arco de flores: esses buscam representar a passagem das almas ao mundo dos mortos.
Velas e incenso: com suas chamas acesas, representam o amor dos vivos pelos mortos.
Caveiras: as caveiras feitas de chocolate ficam sobre a mesa para retratar as pessoas queridas pelos mortos.
CopiarCompartilhar
Túmulos enfeitadosOs mexicanos são a prova de que é possível sim tratar a morte com bom humor sem faltar com respeito. Um exemplo disso são as decorações dos túmulos dos entes das famílias no Dia dos Mortos, que são enfeitados com luz, velas, fotos e itens que o falecido gostava em vida. Depois, de forma bem-humorada, se organizam para um concurso de túmulo mais bem enfeitado. É uma forma das famílias demonstrarem às almas que ainda estão próximos.
CopiarCompartilhar
Comidas típicasPara comemorar o Dia dos Mortos no dia 2 de novembro, as comidas ricas em sabores mexicanos não podem ficar de fora. As mais curiosas delas são o “pan de muerto”, que é um pão temperado com água de laranjeira e decorado com ossos e lágrimas, guacamoles, tacos e chocolate com pimenta, e claro, todos bem acompanhados com doses de tequila!
CopiarCompartilhar
No cinemaPara mostrar um pouco da história e as características mais curiosas do Dia dos Mortos, a animação Viva - A Vida É Uma Festa (2017) faz isso da maneira que a data pede: com muita diversão. A produção da Disney Pixar retrata um menino de 12 anos que sonha em ser músico, mas que essa questão não é muito aceita pela família. Para resolvê-la, ele acaba se envolvendo em aventuras do mistério de 100 anos, se conectando com seus ancestrais que fazem contato com ele no Dia dos Mortos. Na trama, podemos ver diversos elementos da cultura, inclusive a caveira La Catrina, que se torna uma das personagens dessa divertida história.
Os mortos costumam aparecer no cinema como zumbis. Veja alguns filmes com esse tema!
CopiarCompartilhar
CaveirasA festividade do Dia dos Mortos, comemorado em 2 de novembro, traz consigo os elementos mais onipresentes na cultura mexicano. Entre eles, temos as caveiras, que são construídas e ilustradas de forma artística para que a relação entre a vida e a morte nunca percam a beleza. Provavelmente, você já deve ter visto a famosa “caveira mexicana” por aí, não é mesmo?
CopiarCompartilhar
Morte como parte da vidaPara mostrar que o morto ainda faz parte da família e que sua presença é inacabável, há lendas que dizem que, antigamente, algumas famílias mexicanas mais tradicionais enterravam os corpos de seus familiares debaixo de suas próprias casas. Nos dias atuais, tal prática não é muito comum, mas o Dia dos Mortos, comemorado no dia 2 de novembro, a ideia de que os entes queridos estão presentes entre nós ainda se mantém.
Confira frases para lembrar dos que já partiram no Dia de Finados.
CopiarCompartilhar
La CatrinaEssa é a mais famosa das caveiras. Ela é o principal símbolo do Dia dos Mortos, festejado no dia 2 de novembro. De acordo com a cultura asteca, Catrina era a deusa da morte por guardar ossos de pessoas mortas para serem reutilizados. A sua estética nos mostra uma mulher da alta sociedade, nos fazendo refletir sobre a efeméride da vaidade e da riqueza, que não ultrapassam a morte. Nesta tradicional festa é comum as mulheres usarem fantasias para homenageá-la.
Outras culturas também têm sua deusa da morte! Confira a da Mitologia Nórdica, Hel.
CopiarCompartilhar