Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Tem coisa mais sem nexo do que o julgamento por conta de uma característica física? Seja contra negros, índios, asiáticos, ninguém deveria ter suas capacidades ou caráter analisados através de sua etnia ou seus traços. Neste 21 de março, participe dessa luta coletiva contra o racismo!
O que significa a discriminação racialNo dia 21 de março é comemorado o no Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Você sabe o que diz a Declaração das Nações Unidas sobre este dia? No artigo 1º, sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, diz: “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.
Mensagens contra o racismo. Uma dose de consciência!
CopiarCompartilhar
E a cor da pele importa?No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, talvez seja preciso reforçar para algumas pessoas que somos todos iguais. Independentemente da cor, etnia, raça. Nosso sangue permanece o mesmo, vermelho vivo, não existe sangue azul. Somos todos formados pelo mesmo material. Então, por que a cor da pele tanto importa para alguns? O que importa é caráter, não estereótipos preconceituosos.
CopiarCompartilhar
Precisamos fazer nossa parte para combater a discriminação racialO Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, surgiu para combater o racismo. Apesar das muitas discussões para se combater o tema, é evidente que o preconceito contra o negro está fortemente instaurado na nossa sociedade, e isso é inadmissível, além de crime inafiançável. Precisamos fazer a nossa parte para combater o racismo, com mobilizações e manifestações, além de conscientizar o nosso povo. É preciso melhorar o ensino sobre a população africana; além disso, o governo também precisa melhorar a fiscalização sobre os casos de racismo, punindo os infratores e garantindo a segurança das pessoas.
CopiarCompartilhar
Podemos começar a conscientizar as criançasPara combater um problema tão enraizado na sociedade, é preciso começar educando as crianças. É necessário, desde cedo, saber respeitar as diferenças, e mais: é importante que elas convivam e tenham amigos de diversas raças e origens. Que no Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, nós possamos fazer a nossa parte e ensinar nossos pequenos desde cedo sobre a igualdade entre os seres humanos.
CopiarCompartilhar
Conscientizar-nos sobre a importância da dataQue no Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, nós possamos nos conscientizar sobre a importância da data. A luta contra a discriminação racial é extremamente importante para combater as diferenças, os preconceitos e a violência. Que nós possamos abraçar a raça humana com todas as suas cores e etnias, não só no dia 21 de março, mas sempre.
CopiarCompartilhar
Dia Internacional Contra a Discriminação RacialVocê sabia que existe o Dia Internacional contra a Discriminação Racial? A data é comemorada anualmente no dia 21 de março e é de extrema importância para reforçar a luta contra o preconceito racial em todo o planeta. A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil em 1988, após a Constituição Federal, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
CopiarCompartilhar
A Ciência nos prova que somos todos iguaisNós precisamos viver em uma nação melhor, mais justa e igualitária. Somos todos iguais! A Ciência é nossa aliada, pois apresenta fatos que já deveriam ter sido entendidos por todos nós. Todos os seres humanos são constituídos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, 60% de oxigênio e cerca de 40 litros de água, que circulam no organismo de um adulto. E neste dia 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Iso só nos faz lembrar que somos completamente iguais.
Dia nacional do combate ao racismo. Crie consciência negra todo dia!
CopiarCompartilhar
A internet facilitou (e fez aumentar) a discriminaçãoCom a popularização da internet, muitos internautas tiveram coragem de expor seus preconceitos. Antes, como era preciso colocar a cara a tapa, a tarefa de divulgar seus pensamentos preconceituosos parecia ser muito mais arriscada. Por isso atualmente existem milhares de sites, blogs e até mesmo comentários de publicações que pregam o racismo e a discriminação. Mas vale lembrar que preconceito, discriminação e racismo na internet também são crimes e podem levar à prisão. Que neste Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em todo 21 de março, nós possamos nos conscientizar sobre o assunto.
CopiarCompartilhar
Dia Internacional contra a Discriminação Racial: vamos à lutaHoje eu quero lembrar a todos que comemoramos o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. O dia 21 de março deveria ser muito valorizado, pois tem um significado muito importante, principalmente em uma nação tão preconceituosa e discriminatória como a nossa. Que essa data nos faça lembrar que somos todos iguais e que etnia e cor de pele não fazem ninguém melhor que ninguém. Discriminação racial é crime, e ninguém deve ficar impune.
CopiarCompartilhar
O que significa a dataVocê sabe o que significa o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março? Este é o momento ideal para se debater e impor o fim das intolerâncias relacionadas a etnias ou cor de pele do indivíduo, seja ele negro, índio, branco, oriental etc. Esta é uma data para expandir o debate, mas vale lembrar que diariamente o nosso dever como cidadãos é combater qualquer tipo de intolerância em nosso meio.
CopiarCompartilhar
Todos nós temos os mesmos direitosA Constituição Federal garante a todos o direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade, independentemente da sua cor, raça ou etnia. Isso reforça o fato de que todos nós somos iguais e temos os mesmos direitos previstos por lei. Infelizmente, os olhos da nossa nação ainda são cegos e conservadores, e muitos negros ainda enfrentam discriminação e intolerância. Mas neste dia 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, devemos nos unir para combater esse tipo de injustiça. Todo ser humano merece dignidade e respeito!
CopiarCompartilhar
Não deixe de denunciar os casos de discriminaçãoNo Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, não podemos nos esquecer de sempre dar voz as pessoas que sofrem com a discriminação racial. Caso isso aconteça, existem várias formas para fazer denúncias e muitos órgãos competentes para procurar, tais como delegacias, ouvidorias, OAB e Conselho Tutelar. O 190 também é um canal que atende esse tipo de denúncia, só não podemos nos calar. Esse é um crime inafiançável e imprescritível.
Relembre a campanha "Somos Todos Macacos"
CopiarCompartilhar
Somos todos humanosNeste Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março, vale lembrar que existe somente uma raça humana. Não podemos esquecer que as meras diferenças de cor, tipo de cabelo, formato de nariz, lábios e olhos não correspondem a diferenças genéticas, como a ciência já comprovou. Seja você branco, preto, amarelo, europeu ou asiático, você nada mais é do que simplesmente humano. Somos todos humanos, e ponto.
CopiarCompartilhar
21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação RacialEm 21 de março, no Dia Internacional contra a Discriminação Racial, ONGs e instituições contra o preconceito racial organizam debates e outras atividades que auxiliam na tentativa de conscientizar a população a acabar com qualquer referência ao racismo e discriminação racial. Afinal, infelizmente, ainda hoje o preconceito e a discriminação racial são latentes em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
CopiarCompartilhar
Origem da dataO Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Sharpeville, em 21 de março de 1960. Nessa ocasião, aproximadamente 20 mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Johanesburgo, na África do Sul. Essa lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular por dentro da cidade. As tropas militares do apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir centenas.
Frases contra o racismo
CopiarCompartilhar