Mensagens de conscientização para Março Azul-Marinho
A campanha Março Azul-Marinho surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre uma questão para a qual muitas vezes não se dá a devida atenção, que é o câncer colorretal. A doença é diagnosticada por meio do exame de colonoscopia, por isso é importante realizar o acompanhamento médico adequado periodicamente. Dessa forma, se for constatado o câncer, o tratamento se torna muito mais assertivo diante do diagnóstico precoce. É preciso informar às pessoas e bater na tecla da importância de se prevenir para ter uma vida cheia de saúde e bem-estar. Confira tudo sobre esta campanha com este conteúdo esclarecedor que trouxemos!
Ouça músicas para te ajudar a ter mais esperança!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Dia Nacional de Combate ao Câncer de IntestinoVocê sabia que no dia 27 de março comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino? Justamente por causa dessa data, o terceiro mês do ano agora dá espaço ao Março Azul-Marinho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal. Esse tipo de neoplasia, segundo o Instituto Nacional de Câncer, é responsável por mais de 20 mil novos casos em homens e mulheres anualmente.
CopiarCompartilhar
O que é o câncer colorretal?A campanha de Março Azul-Marinho é importante para que você e todos os brasileiros conheçam e se previnam contra o câncer colorretal. Ao contrário do que se pode ter imaginado, essa doença não é uma coisa só. Na verdade, ela abrange vários tumores que aparecem no intestino grosso, no cólon, no reto e no ânus. Está muito associada a outros problemas de saúde, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.
CopiarCompartilhar
Os principais sinais do tumorPara descobrir rapidamente um câncer colorretal e receber o diagnóstico antes que ele se torne um problema mais grave, a campanha Março Azul-Marinho ressalta os principais sintomas. São eles: sangue nas fezes, dor ou incômodo na região do abdômen, diarreia ou prisão de ventre, fraqueza, fezes alteradas e perda de peso. Se perceber algum desses sinais, busque um médico imediatamente.
Conheça outras campanhas de Conscientização
CopiarCompartilhar
Um dos principais exames é a colonoscopiaA detecção do câncer de intestino pode ser feita por vários tipos de exame, como colonoscopia, retossigmoidoscopia, pesquisa de sangue oculto nas fezes e teste de DNA fecal. No caso da colonoscopia, ela é feita para detectar pólipos, pequenas saliências na luz intestinal, os quais se degeneram em câncer com o tempo. Daí a importância do diagnóstico precoce tão destacado pela campanha Março Azul-Marinho.
CopiarCompartilhar
Os estigmas ao redor do exameInfelizmente, a colonoscopia ainda é alvo de muito preconceito por parte da população. Se você é homem, já deve ter ouvido relatos de amigos que evitaram fazer o exame por se sentirem desconfortáveis com a inserção do colonoscópio através do reto. Mulheres aceitam melhor a situação, mas muitas também adiam. A campanha Março Azul-Marinho vem para lembrar: difícil não é fazer o exame, difícil é receber o diagnóstico de câncer de intestino!
Entenda por que ter saúde é viver feliz
CopiarCompartilhar
Com que frequência devo fazer o check-up?Os exames de prevenção contra o câncer colorretal devem ser feitos a cada 5 anos assim que você chegar aos 50 anos de idade. A partir daí, o organismo fica mais sujeito à doença, por causa das mudanças causadas pelo envelhecimento e a presença, em algumas pessoas, dos fatores de risco. Dieta balanceada e prática de exercícios físicos também são grandes aliados! Faça a sua parte na campanha Março Azul-Marinho. Proteja-se!
CopiarCompartilhar
Os tipos de tratamentoO tratamento para o câncer colorretal pode ser feito a partir de uma cirurgia, seguida de quimioterapia e radioterapia. Hoje, já existem também terapias com drogas-alvos e medicamentos específicos. Como cada caso é único, o melhor é conversar com o seu médico, seja ele um oncologista, proctologista ou gastroenterologista, para encontrar a melhor opção. Compartilhe as informações da campanha Março Azul-Marinho e ajude outras pessoas a se cuidarem!
CopiarCompartilhar
Diagnóstico precoce é a soluçãoUma das palavras-chave da campanha Março Azul-Marinho é “diagnóstico precoce”. Quanto mais cedo for percebido o câncer colorretal, maiores são as chances de cura. A gravidade do tumor depende do tamanho, da localização e do quanto ele já se propagou. Por isso adote hábitos de vida mais saudáveis e não deixe de fazer os exames na frequência indicada pelo seu médico!
Coloque o bem-estar sempre em primeiro lugar
CopiarCompartilhar
Mudanças na dieta, já!Como o câncer colorretal atinge alguns dos órgãos que fazem parte da nossa digestão, uma alimentação saudável é extremamente importante para evitar o seu surgimento. Procure consumir mais verduras, legumes, frutas e grãos integrais e evite alimentos ultraprocessados, carne vermelha em excesso e alimentos embutidos e defumados. O álcool também deve ser controlado. Nada de exageros durante Março Azul-Marinho ou no restante do ano!
CopiarCompartilhar
Atenção ao histórico familiarÉ bom lembrar que o histórico de câncer colorretal na família também pode ser um fator de risco para a doença, principalmente se você já tiver mais de 50 anos e não adotar hábitos de vida saudáveis. Se já conviveu com esse tipo de tumor entre os familiares, sabe como ele pode ser traiçoeiro. Não brinque com a sua saúde. Siga as recomendações do Março Azul-Marinho e previna-se!
Tenha uma vida saudável com estas frases de saúde
CopiarCompartilhar
Informe-se sobre as campanhas de conscientização de outros mesesJaneiro branco | Janeiro roxo
Fevereiro laranja | Fevereiro roxo
Março Vermelho | Março azul
Abril verde | Abril azul
Maio amarelo | Maio cinza
Maio laranja |Junho vermelho
Junho verde | Julho amarelo
Julho verde | Agosto dourado
Agosto verde-claro | Setembro amarelo
Setembro verde | Outubro rosa
Novembro azul | Novembro roxo
Dezembro laranja | Dezembro vermelho