Dia Internacional de Nelson Mandela
Em 18 de julho de 1918, nascia Nelson Rolihlahla Mandela. O menino nem imaginava os desafios que surgiriam em sua vida. Crescido em meio ao apartheid, sistema conhecido pela segregação racial, Mandela não aceitou calado: inicialmente defensor de uma política pacifista contra o governo, ele acabou se rendendo à luta armada devido à violenta repressão. Foi preso várias vezes e inclusive condenado à prisão perpétua. Quase 30 anos depois, Mandela foi solto e eleito primeiro presidente negro da África do Sul. Por sua luta pelos direitos civis, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Conheça um pouco mais sobre a vida desse importante líder mundial e inspire-se!
Quem foi Nelson MandelaNelson Rolihlahla Mandela, advogado, líder rebelde e primeiro presidente negro da África do Sul, é considerado o mais importante líder da África Negra. Foi um atuante incansável na luta contra o apartheid (sistema cujo legado foi alvo de combate de seu governo como presidente do país). Neste 18/07, Dia Internacional de Nelson Mandela, vamos celebrar esse herói.
CopiarCompartilhar
ApartheidO apartheid era um regime de segregação racial instituído na África do Sul em 1948, tendo vigorado até 1994. Era uma política racista, em que o comando do país era exercido pela minoria branca. É um tema vasto e que merece uma pesquisa profunda. Aproveite o Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07) para entender melhor o sistema contra o qual ele tanto lutou.
CopiarCompartilhar
Proclamação pela ONUO Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07) foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2009. A escolha da data deve-se ao fato de ser o dia de nascimento de Mandela e é dedicada à celebração da proteção dos direitos humanos, da igualdade entre as raças e etnias, da resolução dos conflitos entre povos e da integridade da humanidade.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
O dia 18 de julhoEm 18 de julho, celebra-se o Dia Internacional de Nelson Mandela (Nelson Mandela Internacional Day). A data é uma homenagem à vida e ao legado desse personagem fundamental para a história mundial, principalmente devido à sua luta contra o apartheid.
Veja também: frases de Nelson Mandela!
CopiarCompartilhar
Quase 3 décadas presoCom os olhos do mundo atentos às condições inaceitáveis na África do Sul, que passou a receber sanções econômicas, o apartheid se enfraqueceu, e Mandela foi solto em 1990. Foram 27 anos no cárcere. 18/07, Dia Internacional de Nelson Mandela, dia de celebrar seu legado e sua contribuição inestimável para os direitos dos negros sul-africanos.
CopiarCompartilhar
Quase 3 décadas na prisãoDurante sua luta contra o apartheid, Mandela foi preso diversas vezes. Inicialmente, ele defendia a luta pacífica, mas após massacre de Sharpeville e banimento do Congresso Nacional Africano (principal partido negro do país), engajou-se na luta armada. No Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07), é também dia de celebrar a luta pelos direitos dos negros.
CopiarCompartilhar
Acusações de conspiraçãoPor suas ações, Mandela foi preso diversas vezes. Em 1962, foi condenado a 5 anos de prisão, mas, em 1964, em novo julgamento, foi condenado à prisão perpétua, acusado de conspiração com outros países – fato sobre o qual jamais assumiu culpa. Em 18 de julho, Dia Internacional de Nelson Mandela, aproveite para refletir sobre as injustiças sofridas por ele.
Se aprofunde na jornada do ícone da luta negra, Nelson Mandela!
CopiarCompartilhar
Nobel da PazUm ano após sua liberdade, Mandela foi eleito presidente do Congresso Nacional Africano. Dedicou completamente seus esforços para erradicar o apartheid. E, em 1993, dividiu o Nobel da Paz com o presidente Frederik de Klerk. No Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07), vamos reviver a história com orgulho.
CopiarCompartilhar
Primeiro presidente negro da África do SulMais um ato histórico que escreve a história de Mandela: em 1994, nas primeiras eleições em que foi permitido aos negros o poder do voto, ele se elegeu presidente da África do Sul. O primeiro presidente negro do país, eleito democraticamente numa África do Sul livre. Neste Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07), vamos olhar o mundo com mais esperança.
Você sabia que existe o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo?
CopiarCompartilhar
No CinemaCom uma história de quase 7 décadas de lutas, há muito que ser dito sobre Mandela. Sua vida rendeu livros, filmes e documentários. Destaque para “Invictus”, dirigido por Clint Eastwood, em que se foca a vida dele já recém-presidente da África do Sul. Que tal aproveitar o Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07) para assistir a esse filme ou procurar documentários sobre a vida dele?
CopiarCompartilhar
Quase uma vida inteira de lutasNelson Mandela, ao longo de 67 anos de lutas pelos direitos humanos e igualdade social, deixou um enorme legado, a princípio para os negros sul-africanos, mas essa contribuição se estendeu a todos os negros no mundo. Sua história faz dele um gigantesco ser humano. O Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07) é mais que merecido.
CopiarCompartilhar
Discursos e inspiraçãoPara se inspirar no Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07), transcrevemos sua fala ao tribunal que o condenou:
“Durante a minha vida eu me dediquei ao sofrimento do povo africano. Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu apreciei o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas vivem em harmonia com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver e atingir. Mas, se necessário, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer.”
CopiarCompartilhar
Um legado inestimávelMandela faleceu aos 95 anos, em 2013, em Joanesburgo, África do Sul. Suas ações deixaram um enorme legado não só para o seu país, que ele sonhou (e realizou) livre, como também para a humanidade. Ainda há muito que lutar, mas sua contribuição é inestimável. O Dia Internacional de Nelson Mandela (18/07) é símbolo também da luta contra o racismo.
Conheça os tipos de preconceito que existem
CopiarCompartilhar