Dia Mundial Contra a Cibercensura
Anualmente, em 12 de março é comemorado o Dia Mundial Contra a Cibercensura, por iniciativa da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), para conscientizar a sociedade mundial a respeito do direito ao acesso livre e irrestrito à comunicação online, por meio da internet e das redes sociais, e à liberdade de expressão. Muitas ações são adotadas pela organização, com foco no combate à perseguição, à censura do Estado, à desinformação e à espionagem na informação, para garantir o que prevê o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Encontre mais informações sobre o assunto e celebre essa data fundamental para a proteção da liberdade de escolha e de opinião.
ONG Repórteres sem FronteirasA ONG francesa Repórteres sem Fronteiras, fundada em 1985 por Robert Ménard, Rony Brauman e Jean-Claude Guillebaud, criou o Dia Mundial Contra a Cibercensura, por acreditar que todas as pessoas têm o direito a informação, recebendo e divulgando dados que circulam na web. Celebre essa data anualmente em 12 de março!
CopiarCompartilhar
DenúnciasApesar de haver uma data especial contra a cibercensura, comemorada anualmente em 12 de março, a ONG Repórteres sem Fronteiras recebe durante o ano todo denúncias sobre a proibição ao acesso à internet, como forma de manutenção do poder e do controle massivo da liberdade de expressão ainda existentes no mundo. Celebre o Dia Mundial Contra a Cibercensura, que preza o acesso à comunicação digital.
Saiba mais sobre o poder oculto da mídia
CopiarCompartilhar
Objetivo da dataA data de 12 de março, em que comemoramos o Dia Mundial Contra a Cibercensura, foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer prevalecer o direito à liberdade de expressão e ao acesso às informações na área cibernética, mais especificamente na web. Comemore e apoie essa causa.
CopiarCompartilhar
Acesso restritoO Dia Mundial Contra a Cibercensura foi comemorado pela primeira vez em 2009, mas países como Síria, Bahrein, Irã, Vietnã do Norte e China são alguns dos que restringem o acesso de seus cidadãos à internet, impossibilitando-os de saber livremente e de acordo com os próprios interesses e com as próprias escolhas, a respeito dos fatos ao redor do mundo, tudo isso para não comprometer o controle político e ideológico do país. Comemore em 12 de março.
Pesquise e comemore o Dia do Internauta
CopiarCompartilhar
Acesso proibidoEm alguns países do mundo, o acesso digital é limitado em função de não se ter estrutura física, por falta de recursos financeiros ou devido a conflitos e guerras, mas há países em que, apesar das possibilidades de oferecer esse acesso, proibe-se, como é o caso da Coréia do Norte, onde a internet é, na verdade, uma intranet. É contra essa situação que foi criado o Dia Mundial Contra a Cibercensura. Conscientize-se e celebre!
CopiarCompartilhar
Artigo 19O Artigo 19 da Declaração Universal do Direitos Humanos estabelece que todos têm o direito de buscar e receber notícias, além de expressar opiniões, contudo há países no mundo que restringem ou proíbem severamente seus cidadãos de terem essa possibilidade, então a imprensa independente do poder político do Estado é perseguida e extinta. O Dia Mundial Contra a Cibercensura contribui para resguardar esse direito. Comemore!
Conheça mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
CopiarCompartilhar
Lista de inimigosA ONG Repórteres sem Fronteiras, por meio de seu site, mantém uma lista de países inimigos do acesso livre à internet, sendo que o único país das Américas que a compõe é Cuba, que controla o acesso da população à informação, mantendo o monopólio dos provedores e a censura ao conteúdo considerado impróprio à ideologia do governo. Não é sem motivo que foi criado o Dia Mundial Contra a Cibercensura. Divulgue e celebre!
CopiarCompartilhar
Táticas de censuraMuitas táticas são usadas por alguns governos para censurar o acesso à informação e a liberdade de expressão, tais como monitoramento digital e censura da internet e das mídias sociais, desprovimento de servidores no país, vigilâncias física e digital sofisticadas, hacking direcionado e intimidação de jornalistas e familiares com assédio e prisões arbitrárias. Celebre, em 12 de março, o combate a essa prática.
Descubra a importância dos jornalistas para o mundo
CopiarCompartilhar
Liberdade de expressãoO Google afirmou que apoiar a livre expressão e torná-la possível diariamente é uma tarefa que esbarra nas leis específicas de cada país, então é preciso lidar com conteúdo controverso, porém, ela tem como objetivo ser transparente e deixar clara a remoção de conteúdos indesejáveis, a exemplo da Alemanha, que proíbe aqueles que glorificam o nazismo. Celebre o Dia Mundial Contra a Cibercensura, porque ele é fundamental para a democracia.
CopiarCompartilhar
20 Predadores Digitais da Liberdade de ImprensaA ONG Repórteres sem Fronteiras divulgou a lista dos 20 vilões digitais mundiais que ferem o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, considerando quatro aspectos: os processos de perseguição, a censura do Estado, a desinformação e a espionagem ou æ vigilância, na qual figuram Rússia, China, Índia, Brasil e Estados Unidos, entre outros. Conscientize-se e apoie o Dia Mundial Contra a Cibercensura, em 12 de março.
Entenda sobre liberdade de imprensa
CopiarCompartilhar
Fake NewsAs fake news geram a desconfiança nos meios digitais. A Justiça do Rio de Janeiro, por exemplo, determinou que o Facebook e o YouTube retirassem as postagens dessas notícias sobre o caso da ex-vereadora Marielle Franco, que foi assassinada, incentivando o combate por empresas, veículos de comunicação, governos e indivíduos a coibi-las, privilegiando informações úteis. Celebre o Dia Mundial Contra a Cibercensura para promovera democracia na comunicação.
CopiarCompartilhar