Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo
O Brasil é um país que foi construído a partir de uma sociedade escravocrata e latifundiária. O resultado disso é o racismo estrutural que categoriza pessoas negras como inferiores. O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo é a oportunidade para refletir sobre esse cenário.
Pelos antepassados13 de maio não é um dia qualquer no calendário. É o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Precisamos dessa data para reconhecer que nossos antepassados foram arrancados de suas terras e escravizados no Brasil, por serem negros. Precisamos lutar contra o sistema que acusa as pessoas negras de serem inferiores. Nossa existência também é válida!
O negro é belo. Tenha orgulho de ser negro!
CopiarCompartilhar
Para firmar raízesO Brasil não é um país em harmonia com a diversidade. A existência do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, comprova que a ideia que prevalece na sociedade é a de que pessoas negras não deveriam estar aqui. Mas o nosso grito deve ser mais alto: o Brasil é preto!
CopiarCompartilhar
Cor é identidadeA minha cor de pele importa. Ela fala sobre a minha origem, sobre o meu passado, sobre quem eu sou. É a primeira coisa que veem onde quer que eu esteja. O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é quando eu me sinto motivado a falar sobre a minha dor e conscientizar outras pessoas sobre o racismo.
CopiarCompartilhar
Além da cor da peleSer negra não é só ser retinta. Existem pessoas negras de pele clara e de pele escura, mas que carregam os traços desse povo: nariz largo, boca carnuda, cabelo crespo. O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é o momento para lembrar que as pessoas negras também são pessoas e carregam história em suas aparências.
CopiarCompartilhar
Seja antirracistaComo disse a escritora Angela Davis, na sociedade em que vivemos é preciso ser antirracista. Não ser racista não é suficiente. Precisamos mostrar para as pessoas, no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, que a existência negra importa. Reflita sobre o seu comportamento e mude, se for preciso!
CopiarCompartilhar
O que podemos fazer?O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é uma oportunidade para as pessoas brancas pensarem sobre comportamentos, pensamentos e discursos que reproduzem contra as pessoas negras. Qual é o motivo de preservar a raiz escravocrata da sociedade brasileira? É urgente que reconheçamos nossos privilégios e façamos uso deles para transmitir respeito, informação e compreensão.
CopiarCompartilhar
Continuamos a resistirDia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio. Mais um dia para relembrar e viver a luta que toda pessoa negra descobre ao longo da vida: exterminar o racismo. O Brasil sempre tornou a nossa existência difícil, mas não podemos nos render. Somos muito mais do que pensam que somos!
CopiarCompartilhar
Uma opressão estrutural13 de maio, Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. O que eu sinto por ser negra não cabe nesse dia. O que Evaldo e Marielle sentiram em seus últimos dias é menos do que sentiram a vida inteira. O racismo é uma opressão estrutural da sociedade brasileira e não vai acabar até todas as pessoas negras estarem mortas. Você luta por quem?
Em novembro, junte-se à luta no Dia Nacional de Combate ao Racismo
CopiarCompartilhar
Conscientize uma pessoa racistaO Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é o momento ideal para explicar para uma pessoa que determinados comportamentos e discursos, que colocam as pessoas negras como objetos, animais ou alvo de críticas, devem ser extintos. Nada justifica minimizar a existência de outro ser humano.
CopiarCompartilhar
Junte-se à luta13 de maio é o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Vamos aproveitar que esse dia existe para colocar em prática aquilo que o Brasil precisa desde quando foi invadido pelos colonizadores: respeito e consciência. A existência negra importa e não deve ser submetida à existência branca. Vamos lutar juntas contra o racismo!
Frases contra o racismo: combater o racismo é uma missão de todos nós!
CopiarCompartilhar