Dicas de etiqueta para as festas de fim de ano
Respeitar o lugar onde está, conversar com as pessoas, não se atrasar, ajudar os anfitriões, não ficar reclamando das coisas são algumas dicas que vão te ajudar neste fim de ano. As festas são um momento de confraternização, e devem ser o mais agradáveis possíveis, suas atitudes interferem nisso.
Fique atentoAs festas de fim de ano são praticamente as mais esperadas. Encontros entre familiares que não se veem há muito tempo, reunião de amigos e muita confraternização. Mas mesmo sendo um encontro entre pessoas que já se conhecem intimamente, devemos ter sempre em mente algumas regras de etiqueta para que a festa seja apenas celebração. Aqui vão algumas dicas.
Aprenda receitas saborosas para fazer um jantar inesquecível para sua família!
CopiarCompartilhar
Chegue na horaNem cedo demais, nem tarde demais. Chegar muito antes do começo da festa causa uma certa pressão no anfitrião. Já se atrasar demais demonstra um certo desrespeito com o dono da casa e os outros convidados. Lembre-se de que a ceia tem uma hora mais ou menos estabelecida, e todos comerão juntos. Fazer esperarem por você é bem rude.
CopiarCompartilhar
Leve alguma lembrancinhaÉ sempre elegante levar alguma lembrança para quem o convidou. Se for algo de comer, pergunte antes ao anfitrião se ele se importa, pois isso pode soar como uma desconfiança aos dotes culinários dele. Se estiver tudo OK, lembre-se de levar algo pronto ou que possa ser facilmente aquecido. Fica a dica: a melhor opção ainda é um presente para o dono da casa.
CopiarCompartilhar
Respeite a casaA não ser que você seja muito íntimo do anfitrião e ele deixe isso bem claro, é deselegante andar pela casa, entrar nos cômodos sem a autorização dele. Sempre que precisar ir a algum lugar, peça permissão. Mostre que, mesmo sendo “da casa”, você sabe respeitar o espaço das pessoas.
CopiarCompartilhar
Não monopolize o anfitriãoVocê pode ser o melhor amigo do dono da casa, mas lembre-se de que é uma festa com outros convidados, e eles precisam da atenção, da mesma forma que você. Deixe-o livre para interagir com os outros. Deixe o momento de exclusividade para outra ocasião.
CopiarCompartilhar
Nada de quentinha pra viagemEmbora seja uma prática muito comum na nossa cultura, não é muito elegante preparar uma “quentinha” pra viagem. O anfitrião ofereceu essa opção? Então seja educado e leve uma porção modesta para casa. E se você levou alguma comida para a festa, nada de levar as sobras de volta pra casa, hein!
CopiarCompartilhar
Deixe o celular um pouco de ladoVocê está indo para uma reunião entre pessoas, um evento real. É muito chato ficar o tempo todo com a cara no celular. Deixe para usar o aparelho apenas na hora registrar algumas poucas fotos, e, mesmo assim, não exagere. A gente perde muito tempo registrando os eventos, em vez de vivê-los. Ah, e pedir a senha do wi-fi: NEM PENSAR!
CopiarCompartilhar
Não critiqueSe você foi convidado para uma confraternização, é porque o dono da casa gosta de você. Então, retribua com educação e polidez. Não critique a comida, a decoração ou outros convidados. Não seja o estraga-prazeres da festa.
CopiarCompartilhar
Dê uma mãozinhaNão fique sentado o tempo inteiro. Se você vir que o anfitrião está enrolado entre servir e atender os convidados, ofereça auxílio. Mas não saia fazendo, pergunte antes se ele precisa de uma ajuda para realizar alguma tarefa.
Por que homens e mulheres devem dividir as tarefas? Veja aqui!
CopiarCompartilhar
InterajaVocê está numa festa cheia de convidados. Não fique o tempo inteiro sentado, sem interagir. Circule (obviamente dentro dos limites da casa e da permissão que você tem), converse com as pessoas. Festas são reuniões sociais, e ser antissocial quebra a lógica de estar reunido com outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Cuidado ao postarSeja cuidadoso ao postar as fotos sobre o evento. Nem sempre uma pessoa vai querer ser exposta na sua timeline. Antes de fazer as fotos, peça permissão para publicar. Além disso, tenha cuidado com o que vai comentar. Seja respeitoso e objetivo.
CopiarCompartilhar
Não seja o “tio do pavê”Evite ser aquela pessoa engraçadinha – só que não. Não tente fazer piadas com as pessoas, a comida, a festa ou sobre temas que possam ser ofensivos. Lembre-se de que no evento estarão diversas pessoas, com histórias e culturas diferentes da sua, e algo que pra você pode não parecer ofensivo, pode ser para outra pessoa.
CopiarCompartilhar
Beba com moderaçãoEm festas de fim de ano sempre são servidas bebidas alcoólicas. Portanto, beba com moderação, e assim você poderá evitar atitudes constrangedoras. E se você não está habituado a beber, sirva-se apenas de uma taça, na hora de brindar.
CopiarCompartilhar
Cumprimentar e se despedirSempre que chegar, cumprimente o anfitrião e os hóspedes, caso já tenha chegado algum. E na hora de ir embora, não se esqueça de se despedir e agradecer pelo convite. Aproveite para elogiar os detalhes do evento, afinal de contas a pessoa passou grande parte do dia (ou da semana) preparando o evento para receber você. Aprecie a consideração.
CopiarCompartilhar
Se você é o anfitriãoDedicamos esta última dica ao anfitrião. Planeje-se adequadamente, para que tudo saia da forma esperada e para que você também possa curtir a celebração. Tente escolher um cardápio que agrade a todos (lembre-se de quem tem alergia, intolerância ou outra restrição alimentar). Receba com prazer; afinal de contas, festa é lugar de gente feliz.
Aprenda a fazer uma festa de carnaval em sua casa!
CopiarCompartilhar