Frases de Antonio Prata
Antonio Prata é roteirista da Rede Globo, colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo e escritor de livros como "Nu, de botas". Compõe a lista de novos escritores nacionais e tem a presença confirmada para a Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP, de 2014. Confira!
Ser de extrema direita Antonio PrataÉ bem mais fácil ser de extrema direita do que ser meio de esquerda. Você não precisa se preocupar com a pobreza – é culpa dos pobres – nem com a desigualdade – cada indivíduo é diferente do outro.
CopiarCompartilhar
Lançamento do livro com Gregório Duvivier Antonio Prata sobre lançamento do livro numa baladaMais do que pela balada, o lançamento foi legal porque teve um bate-papo entre o Gregório e eu e leitura de trechos dos livros.
CopiarCompartilhar
Memórias Antonio Prata sobre seu livro "Nu, de botas"Olha, não dá pra chamar memórias de outra coisa senão de ficção, esse é um primeiro ponto. A memória é sempre uma história editada, reescrita no nosso cérebro.
CopiarCompartilhar
Dúvidas sobre a veracidade dos fatos Antonio Prata sobre seu livro "Nu, de botas"Eu não poria a mão no fogo por nada do que está no livro, se tivesse que testemunhar num tribunal quanto à veracidade. Ou seja, mesmo o que eu acho que aconteceu, não sei se aconteceu mesmo (ou se foi do jeito que lembro).
CopiarCompartilhar
Fidelidade ao pensamento das crianças Antonio Prata sobre o livro "Nu, de botas"Pra começar, se eu quisesse ser realmente fiel ao pensamento das crianças, teria que restringir meu vocabulário a duzentas palavras, não poderia fazer frases longas nem conjugar direito os verbos. Eu tentei esse caminho quando comecei a escrever o livro, ficou ridículo. Experimentei alguns caminhos antes de chegar no que está publicado.
CopiarCompartilhar
Alegria de trabalhar Antonio Prata sobre trabalhar em "Avenida Brasil"Sem falar na alegria que é ver o diálogo que você escreveu sair da boca de alguns dos melhores atores do Brasil. Em vários casos, aliás, melhorado por eles.
CopiarCompartilhar
Influência Antonio PrataEu sempre digo que influência é uma palavra leve demais para definir o quanto a presença de um pai determina os caminhos de um filho.
CopiarCompartilhar
Cerveja em casa Antonio Prata além de escritor, faz cerveja caseiraOs textos dá pra consertar o tempo todo, dá pra mexer, remexer, cortar, remendar. Cerveja, se você cometer um errinho, vai tudo pro lixo. Ou melhor, pra pia.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Por seguir o caminho do pai Antonio Prata, filho de Mário PrataNo começo havia a desconfiança de algumas pessoas, sim, mas com o tempo isso ficou pra trás.
CopiarCompartilhar
Nu, de botas Antonio Prata sobre a infânciaO mais importante era tentar reconstruir minhas impressões daquele período.
CopiarCompartilhar
Internet Antonio PrataA exposição nos deixa reféns da vaidade, faz com que todos percam a espontaneidade e as imagens sejam eventos de marketing pessoal.
CopiarCompartilhar
Pessoas carentes Antonio Prata sobre o uso da internet nos dias de hojeAs pessoas querem atenção e é mais fácil ganhá-la quebrando o vidro do que fazendo vitrine. O mundo que vivemos estimula isso. E é muito louco.
CopiarCompartilhar
Humor Antonio PrataEle é uma espécie de covardia, um ressentimento não ressentido. É importante porque coloca em pauta temas que não seriam abordados de outra maneira.
CopiarCompartilhar
Vício virtual Antonio Prata sobre redes sociaisEu tenho Facebook, Twitter, Instagram, e vira e mexe interrompo algo que estou fazendo para dar uma espiada nas bobagens que estão por lá. É quase como a relação de um fumante com seu cigarro, sempre bate uma culpa de que poderia usar esse tempo para algo melhor.
CopiarCompartilhar
Vanguardista Antonio PrataVocê pode fazer piadas racistas, machistas e homofóbicas e pagar de vanguardista. Ser de esquerda dá muito trabalho. Você está sempre sofrendo. Direita é paz de espírito.
CopiarCompartilhar
Lembranças da infância Antonio PrataA história da bicicleta eu trago na lembrança exatamente do jeito que escrevi. Mas duvido que tenha acontecido: você acha que o Bozo ia conversar com um moleque de 5 anos depois do programa? E que ia se propor a dar uma bicicleta, do nada? Estranho.
CopiarCompartilhar
Como foi escrever o livro "Nu, de botas" Antonio PrataFoi legal. E cansativo, como sempre é a escrita.
CopiarCompartilhar
Pensamentos de crianças Antonio PrataEu tentei criar as histórias a partir das memórias. E as memórias já tinham uma certa linguagem, um certo estilo de narrativa. O que tentei fazer foi ser fiel a esse estilo. Agora, se é assim que uma criança pensa ou que eu pensava, já não sei.
CopiarCompartilhar
Quem sabe exatamente Antonio PrataVocê assiste Gladiador ou Spartacus e diz "nossa, eles recriaram direitinho a vida em Roma!", mas quem é que sabe como era exatamente a vida em Roma?!
CopiarCompartilhar
Ansiedade Antonio PrataSubir num palco e falar em público não é muito aterrorizante, pra mim. Aterrorizante são os sete dias e as vinte e quatro horas antes de subir no palco e falar em público…
CopiarCompartilhar
Redator de "Avenida Brasil" Antonio PrataFoi demais participar dessa novela, por várias razões. Primeiro, por trabalhar com o João Emanuel, um escritor talentosíssimo e generoso, com quem aprendi muito. Também pela graça de escrever um troço que metade do país tá assistindo e comentando.
CopiarCompartilhar
Influência paterna Antonio Prata, filho de Mário PrataMais do que me influenciar, ele me deu vinte e três cromossomos, me ensinou a andar, a falar, etc. Ou seja: sem dúvida “influenciou” muitíssimo minha escolha na profissão.
CopiarCompartilhar
Filho de escritor Antonio PrataSer filho de um escritor sem dúvida me abriu muito mais portas do que criou cobranças.
CopiarCompartilhar
Estilo diferente do pai Antonio PrataNão acho que eu tenha querido me diferenciar do estilo dele. Nossas disputas edípicas se deram em outros campos que não nas páginas.
CopiarCompartilhar
Mundo louco Antonio Prata, 36 anosHoje tem essa exigência de que todo mundo apareça, essa falácia de que é fácil chegar lá. Não é verdade.
CopiarCompartilhar
Liberdade vigiada Antonio Prada sobre as crianças de hojeHoje tem pai, mãe, babá, professor, os mil cursos extracurriculares… Eles vivem quase em uma prisão domiciliar, uma liberdade vigiada.
CopiarCompartilhar
O mundo em 1970 Antonio PrataO mundo mudou como um todo. A liberdade não existe mais. Ninguém se preocupava com colesterol nos anos 1970, nem com o sol. Não se tentava preservar a vida tanto assim. Era tudo mais nas coxas, em torno de alguns ideais e não da sua própria preservação.
CopiarCompartilhar
Baby Einstein Antonio PrataSabe o que é Baby Einstein? Uma coisa idiota que fica tocando Beethoven com umas imagens coloridas para o bebê de dois meses assistir e, supostamente, ter o cérebro treinado. As pessoas estão muito loucas.
CopiarCompartilhar