Frases de Martin Luther King contra o racismo
Martin Luther King foi um dos líderes mais importantes da história. Manifestando-se contra o racismo e pregando a paz para combater a violência, ele trouxe força, esperança e consciência para grande parte da população preta, que até os dias de hoje se inspira nas palavras dele. Para entender melhor quem ele foi, por que ele é importante para a sociedade e por que todas as pessoas devem ouvir o que ele já disse, confira as melhores frases de Martin Luther King contra o racismo. Abra a sua mente para uma nova forma de ver o mundo, reveja seus comportamentos e adote uma postura mais respeitosa e consciente!
Três problemas"Há três grandes e urgentes problemas que temos que enfrentar não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo hoje. São os problemas do racismo, da pobreza e da guerra."
Dentre tantas dificuldades sociais, a maioria delas poderia ser evitada com uma mudança na educação e na mentalidade das pessoas. A pobreza pode dar lugar à solidariedade e às boas políticas; o racismo pode ser banido por meio do amor ao próximo; e a guerra pode ser substituída pela paz e pelo discernimento entre os homens.
CopiarCompartilhar
Ainda não há liberdade“Devemos encarar a trágica realidade de que o negro ainda não é livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro está ainda infelizmente dilacerada pelas algemas da segregação e pelas correntes da discriminação.”
Para entender o presente, é preciso encarar a história, isto é, todo o processo escravo que os negros sofreram. E, ainda assim, é preciso saber perceber na atualidade o fato de que isso infelizmente não mudou. Só assim é possível tomar atitudes para mudar a realidade.
CopiarCompartilhar
Injustiça Racial"Temos que resolver este problema da injustiça racial se esperamos manter nossa liderança no mundo". E também: "um método que procura assegurar um fim moral e que surge do conceito do amor".
Celebre o Dia de Martin Luther King com luta
Se o racismo não for resolvido a tempo, cada vez mais o caos será instaurado entre os humanos, que raramente poderão aproveitar momentos de felicidade e amor. Por isso é preciso insistir em sentimentos puros e bons, para que se espalhem entre as pessoas.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 15 de Janeiro
Famosos que faleceram dia 4 de Abril
Sem desistir fácil“Não ficaremos satisfeitos enquanto um só negro do Mississipi não puder votar ou um negro de Nova York acreditar que não tem razão para votar.”
A luta para acabar com o racismo é persistente e busca alcançar direitos iguais para exatamente todos, sem exceção de uma ou outra pessoa. Por isso o objetivo é que esse movimento cresça gradativamente e não pare com conquistas menores. Cada vitória é um motivo para seguir em frente em favor de todos.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarVeja mais fatos históricos do dia 30 de Janeiro
Confira outros fatos históricos do dia 3 de abril
Mesa da fraternidade“Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.”
Há sempre uma esperança de que os negros, descendentes de escravos que tanto sofreram no passado, recebam a vida digna que lhes foi tirada por tanto tempo. E, se assim for, que possam viver juntos aos brancos e às outras cores de pele, pois todos são iguais e merecem a felicidade.
CopiarCompartilhar
Violência não é a solução“A violência como forma de alcançar a justiça racial é impraticável e imoral. Eu não desconsidero o fato de que a violência muitas vezes traz resultados momentâneos. As nações frequentemente conquistaram sua independência na batalha. Mas, apesar das vitórias temporárias, a violência nunca traz paz permanente.”
Posicione-se no Dia Nacional de Combate ao Racismo
Apesar de a violência ser considerada por muitas pessoas como resposta a violências que elas mesmas sofrem, será muito difícil se obter êxito dessa forma no que se refere à igualdade racial.
CopiarCompartilhar
Perigo diante de brancos“E então cheguei a Memphis. E alguns começaram a falar sobre as ameaças ou falar sobre as ameaças externas. O que aconteceria comigo diante do perigo de alguns brancos doentes mentalmente? Bem, eu não sei o que acontecerá agora. Nós tivemos alguns dias difíceis pela frente.”
A história de Martin não foi fácil. Ele sempre falou muito sobre a desigualdade racial, os preconceitos que sofreu e a maneira como tudo isso afetou a vida dele. Que haja esperança, mesmo após dias difíceis, como ele sempre disse nos discursos que realizou.
CopiarCompartilhar
Eu tenho um sonho“Eu tenho um sonho de que um dia essa nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença: que todos os homens serão iguais. Nós celebremos essas verdades, e elas serão claras para todos...”
Aprofunde-se com outras frases de Martin Luther King
Apesar das dificuldades e dos problemas raciais nos Estados Unidos e em diversos outros países, há sempre uma esperança de que um dia tudo passará. Isso porque é muito frustrante ver pessoas sendo tratadas de forma desumana por simplesmente terem outra cor de pele. Por isso existe a fé na mudança.
CopiarCompartilhar
Discriminação dos negros“A discriminação dos negros está presente em cada momento das suas vidas para lembrá-los que a inferioridade é uma mentira que só aceita como verdadeira a sociedade que os domina.”
Se a sociedade tiver conhecimento das injustiças e lutar contra elas, será muito mais fácil exterminá-las. No caso do racismo, a crença na inferioridade é passada de geração a geração como se fosse verdade, mas é a mais pura mentira. E o pior: é uma mentira que mata.
CopiarCompartilhar
Caráter e não cor de pele"Eu tenho um sonho: que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, e sim por seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!"
Participe do movimento Vidas Negras Importam
Dentro do mesmo discurso que se tornou um dos mais conhecidos, Martin fala sobre a esperança de que os filhos tenham um futuro melhor que o dele. Afinal, o racismo é grave. Pensar que os filhos podem sofrer injustiças iguais ou piores às que ele sofreu é algo triste e preocupante.
CopiarCompartilhar
Cem anos mais tarde“Cem anos mais tarde, a vida do Negro é ainda lamentavelmente dilacerada pelas algemas da segregação e pelas correntes da discriminação. Cem anos mais tarde, o Negro continua a viver numa ilha isolada de pobreza, no meio de um vasto oceano de prosperidade material.”
Esse trecho se refere à discriminação racial, que persiste e existe, ainda que a escravidão tenha terminado. Não é fácil viver diariamente tentando sobreviver a esses obstáculos que segregam os negros do restante da sociedade.
CopiarCompartilhar
União"... quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho espiritual negro: Livre afinal, livre afinal."
Entenda mais sobre racismo com um conteúdo especial
O sonho e o objetivo dele são a união de todos os povos e de todas as raças, para que a liberdade exista e as pessoas possam levar suas vidas em paz, sem guerras e injustiças e sem a desigualdade que havia e ainda é tão presente.
CopiarCompartilhar
Combatividade"E a maravilhosa e nova combatividade que engolfou a comunidade negra não deve levar-nos à desconfiança de todas as pessoas brancas. Isso porque muitos de nossos irmãos brancos, como está evidenciado em sua presença hoje aqui, vieram a compreender que seu destino está ligado a nosso destino."
Não é porque existe o racismo que todas as pessoas brancas são racistas ou ruins. Muitas pessoas brancas querem entender o racismo e lutar contra ele. Afinal, todos vivem na mesma sociedade e podem ajudar na luta pela igualdade.
CopiarCompartilhar
Caminho da justiça racial“Agora é o tempo de sairmos do vale escuro e desolado da segregação para o iluminado caminho da justiça racial. Agora é tempo de abrir as portas da oportunidade para todos os filhos de Deus. Agora é tempo para retirar o nosso país das areias movediças da injustiça racial para a rocha sólida da fraternidade.”
Atualmente, com tantas pessoas compreendendo o racismo e lutando contra ele, é uma grande oportunidade de seguirmos em frente e não abandonarmos a luta. Todos merecem encontrar a paz. Por isso é preciso irmos atrás dos direitos.
CopiarCompartilhar
Proclamação da Emancipação"Há cem anos, um grande americano, sob cuja sombra simbólica nos encontramos, assinava a Proclamação da Emancipação. Esse decreto fundamental foi como um raio de luz de esperança para milhões de escravos negros que tinham sido marcados a ferro nas chamas de uma vergonhosa injustiça."
Compartilhe frases contra a discriminação racial
Nessa parte, Martin inicia uma das declarações mais famosas, contextualizando historicamente o povo americano e enfatizando o tempo que já passou após os negros serem libertados no papel – algo que ainda não ocorreu na prática.
CopiarCompartilhar