Frases João Ubaldo Ribeiro
João Ubaldo Ribeiro é um dos maiores escritores brasileiros, com livros como "Sargento Getúlio" e "Viva o povo brasileiro". Confira mais sobre este grande escritor e jornalista com algumas frases que o MCA separou para você!
Não sei como João Ubaldo RibeiroNão sei como esses livros venderam tanto, não faço ideia, as coisas não acontecem repentinamente.
CopiarCompartilhar
Boêmio João Ubaldo RibeiroVivo dentro de casa, não gosto de sair, estou casado há 30 e poucos anos, eu e minha mulher nos damos muito bem, conversamos muito, batemos papo, e aí não posso mais ser chamado de boêmio.
CopiarCompartilhar
Escrever crônicas João Ubaldo RibeiroSe escrever crônicas é bom para um romancista? Não deixa de ser, pois haja ou não a chamada inspiração — a qual, aliás, eu não acredito muito, talvez até por causa da experiência do jornalismo —, a crônica tem que sair.
CopiarCompartilhar
Humanidade João Ubaldo RibeiroNão sou muito otimista quanto à humanidade. Somos uma especiezinha muito criticável. Somos todos uma contradição imensa. Nossa ruindade animalesca prevalece, apesar da racionalidade.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 23 de Janeiro
Significado do nome João
Famosos que faleceram dia 18 de Julho
Atrocidades João Ubaldo RibeiroEnquanto estamos aqui convivendo pacificamente agora, tem alguém estrangulando alguém. Vivemos fazendo esse tipo de coisa e não aprendemos nada. No curso na história humana, continuamos a repetir as mesmas atrocidades, muitas delas de maneira mais refinada.
CopiarCompartilhar
O que faz do trabalho um sucesso João Ubaldo RibeiroNa verdade, não há receita. Existe um quê de imponderável, de sorte. Mas isso talvez seja necessário a outras carreiras também. E à vida.
CopiarCompartilhar
Difícil João Ubaldo Ribeiro“Viva o povo brasileiro” é um livro considerado difícil. Não acho tanto assim, mas talvez, pelas circunstâncias do Brasil, seja um livro difícil.
CopiarCompartilhar
Súditos João Ubaldo RibeiroNós, até hoje — é meio deprimente constatar isso —, nos comportamos muito mais como súditos do que como cidadãos.
CopiarCompartilhar
Encomenda João Ubaldo RibeiroQuando digo que escrevo por dinheiro, em primeiro lugar, estou seguindo uma tradição e uma norma. Norma não, mas um exemplo, digamos assim, muito dignificante, porque foi assim que viveu Charles Dickens, foi assim que viveu Honoré de Balzac, foi assim que viveu Walter Scott. As pessoas acham que encomenda é uma coisa aviltante, quando, na verdade, a encomenda é regra.
CopiarCompartilhar
Papo literário João Ubaldo RibeiroO papo literário a que eu me refiro não é o papo com escritor, é papo com amador. Não que eu tenha algo contra, evidentemente que não, mas essa chatice raramente ocorre com profissionais.
CopiarCompartilhar
Eu sou João Ubaldo RibeiroEu sou uma pessoa totalmente destituída de rabo preso. Nunca roubei ninguém, não tenho antecedentes criminais, nunca fui dedo-duro, é difícil desencavar em meu passado algo mais grave do que ter enganado uma namorada, e assim mesmo muito eventualmente.
CopiarCompartilhar
Lassitude moral João Ubaldo RibeiroNós vivemos num ambiente de lassitude moral que se estende a todas as camadas da sociedade. Esse negócio de dizer que as elites são corruptas mas o povo é honesto é conversa fiada. Nós somos um povo de comportamento desonesto de maneira geral, ou pelo menos um comportamento pouco recomendável.
CopiarCompartilhar
Cotas escolares João Ubaldo RibeiroEu vejo essa ideia com profunda desconfiança e muito desagrado. Em minha opinião, ela representa um esforço para dividir este país, pela primeira vez, em linhas raciais.
CopiarCompartilhar
Escrevo por dinheiro João Ubaldo RibeiroComo muitos escritores, eu escrevo por dinheiro. Eu sempre admirei quem vive do prazer de escrever, mas o fato de escrever por dinheiro não quer dizer que eu não tenha talento ou que a obra seja ruim.
CopiarCompartilhar
Sucesso de vendas João Ubaldo RibeiroNão aconteceu de repente, então, nunca houve impacto. Sempre gostei que meu livro vendesse, mas nunca fui um sucesso estrondoso, acho eu. Aliás, acho não, nunca fui. Então, já tive livros que ficaram muitos anos em listas de mais vendidos — mas não estourando.
CopiarCompartilhar
Politizados João Ubaldo RibeiroAcho que não estamos menos politizados, não.
CopiarCompartilhar
Perde-se o livro João Ubaldo RibeiroO romance, se a gente deixar, abandonar, na volta desanda, perde-se o livro. Quem me ensinou essa expressão foi o Rubem Fonseca, que é muito amigo meu. E ele tem toda razão.
CopiarCompartilhar
Poesia não dá camisa João Ubaldo RibeiroNo mundo todo, os poetas são geralmente professores universitários, bibliotecários, enfim, exercem outras profissões porque a poesia não costuma dar camisa a ninguém.
CopiarCompartilhar
Realidade João Ubaldo RibeiroNa realidade, escritor, como qualquer pessoa, gosta de dinheiro e quer.
CopiarCompartilhar
Literatura João Ubaldo RibeiroA literatura nunca vai perder sua força. O leitor não pode assumir a passividade que assume assistindo a um filme, vendo TV ou até ouvindo música.
CopiarCompartilhar
Países Nórdicos João Ubaldo RibeiroMeus livros se dão muito bem em países nórdicos.
CopiarCompartilhar
Governo (PT) João Ubaldo RibeiroO governo é de uma extraordinária incompetência. Não conseguiu formular nenhum projeto, nenhuma visão nacional.
CopiarCompartilhar
Bebida João Ubaldo RibeiroPassei não sei se 11 ou 12 anos sem beber, não bebia absolutamente nada. Hoje não tenho mais vontade de beber uísque. Mas antes, só não bebia dormindo, mas bebia o tempo todo. Mas de um tempo em diante começou a me prejudicar de uma forma avassaladora, daí parei. Quer dizer, não foi fácil, não foi num estalar de dedos, foi aos trancos e barrancos, mas acabei parando.
CopiarCompartilhar
Uma verdade João Ubaldo RibeiroO brasileiro é tão subserviente que, quando alguém critica Lula chamando-o, por exemplo, de ignorante – o que não é uma difamação, é uma verdade –, diz-se que o presidente está sendo desrespeitado.
CopiarCompartilhar
Alegria da velhice João Ubaldo RibeiroNão chego ao ponto de dizer que a alegria da velhice é poder peidar em público, mas é algo deste jaez, talvez menos escatológico.
CopiarCompartilhar
Anjo da guarda João Ubaldo RibeiroMeu anjo da guarda me segurou. Ele chama Pepe. Não devia divulgar, na Bahia não se revela o nome do anjo da guarda.
CopiarCompartilhar
Sem esforço João Ubaldo RibeiroO mais incrível é que não sinto a mínima vontade de beber. Eu poderia dizer que tenho uma imensa força de vontade, mas não seria verdade. Eu não faço esforço nenhum.
CopiarCompartilhar
Dificuldade João Ubaldo RibeiroApesar de manejar bem a técnica, continuo escrevendo com dificuldade. Ainda mais com computador, que torna o trabalho mais lento. Com a facilidade de mexer no texto a gente acaba fazendo mais mudanças do que deveria.
CopiarCompartilhar
Interromper um romance João Ubaldo RibeiroNão se pode interromper um romance, senão desanda. E perder o livro acontece muito, não só comigo. Você larga o livro três dias e quando volta não encontra mais os personagens, perde o contato.
CopiarCompartilhar
Não vou beber só por hoje João Ubaldo RibeiroNinguém pode dizer que nunca mais vai fazer nada, mas estou sem beber. Adotei o lema dos Alcoólicos Anônimos: "Não vou beber só por hoje". É uma meta realista e mais fácil de cumprir diariamente. Me sinto mais lúcido e bem disposto sem a bebida.
CopiarCompartilhar
Individualismo João Ubaldo RibeiroNós aprendemos a ser apáticos, dominados e a ter pouco senso de comunidade, ou seja, pouco senso de interesse coletivo. Nós temos uma formação que eu não sei de que buraco saiu, não tenho vontade de fazer grandes análises, mas temos uma tradição, até hoje presente, com pequenas variações, aqui e ali, de individualismo.
CopiarCompartilhar