Frases de Vladimir Herzog
Conheça um pouco mais sobre a história do jornalista Vladimir Herzog e que foi morto pelo governo militar.
Quem foi CuriosidadesNasceu em 1937, na cidade de Osijsk, Iugoslávia, imigrou para o Brasil em 1942, quando a sua família fugia do nazismo na Europa. Naturalizou-se brasileiro, estudou Filosofia na USP, iniciou na carreira de jornalista no O Estado de São Paulo, também trabalhou como teatrólogo e professor universitário.
CopiarCompartilhar
Tortura CuriosidadesAo se apresentar, Vladimir Herzog sofreu tortura para confessar ligações com o PCB, o fato foi testemunhado por outros jornalistas presos, Jorge Benigno duque Estrada e Leandro Konder.
CopiarCompartilhar
Versão do governo CuriosidadesVladimir Herzog faleceu no mesmo dia, uma nota oficial do II Exército informava que Vladimir havia confessado a participação no PCB antes de se suicidar por enforcamento, tal declaração não foi aceita pela opinião pública da época, somente em 1996, a Justiça responsabilizou a União por prisão ilegal, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog, um símbolo de luta e liberdade na imprensa brasileira.
CopiarCompartilhar
Diretor de Jornalismo CuriosidadesEm 1968, retornaram para o Brasil, trabalhou em publicidade, na revista Visão; e em 1975, foi convidado por José Mindlin, então Secretário de Cultura de São Paulo, para ser diretor de jornalismo da TV Cultura.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarOutros famosos que fazem aniversário no dia 27 de junho
Outros famosos que faleceram no dia 25 de outubro
Triste sentimento SilvadoAinda carrego um triste sentimento de ter sido usado para montar essas mentiras.
CopiarCompartilhar
Investigações CuriosidadesNo mesmo ano, agentes do serviço de inteligência do governo já investigavam sobre a possível ligação entre o jornalista e o PCB (Partido Comunista Brasileiro), no dia 24 de outubro de 1975, o jornalista fora intimidado por agentes da Doutrina de Segurança Nacional para prestar depoimentos no Departamento de Operações Internas (DOI), se apresentou no dia seguinte.
CopiarCompartilhar
Atrocidades Vladimir HerzogQuando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados.
CopiarCompartilhar
Contribuição Clarice Herzog, esposaVlado contribuiria muito mais para a sociedade se estivesse vivo.
CopiarCompartilhar
Condições Ivo HerzogExistem condições para rever posição oficial sobre a morte de meu pai.
CopiarCompartilhar
Símbolo Deputado Alberto GoldmanVladimir Herzog hoje é um símbolo. E é mesmo o símbolo da luta que o povo travou para transformar o nosso País num lugar onde todo mundo pudesse ser feliz.
CopiarCompartilhar
Dignidade Deputado Alberto GoldmanÉ o símbolo da resistência de todos aqueles que tiveram a coragem de dizer não à violência e que, diante das torturas, preferiram morrer com dignidade a viver sem ela.
CopiarCompartilhar
Processo Ivo HerzogNo processo de redemocratização do Brasil, diferentemente de outros países, não houve um rompimento, houve quase uma metamorfose, sem apuração do que aconteceu naquela época. O esquecimento ou o encobrimento da história é justamente para possibilitar que fatos, por serem desconhecidos, possam voltar a acontecer.
CopiarCompartilhar
Idealismo puro Deputado Alberto GoldmanAquele jovem conduzido apenas por um idealismo puro, sem nenhum outro interesse. Ele queria apenas a liberdade do País, queria que o povo fosse feliz. E no entanto, era torturado até a morte.
CopiarCompartilhar
InvestigaçãoA imagem produzida por Silvaldo ajudou a derrubar a versão do suicídio de Vladimir Herzog, uma vez que seu corpo pendia de uma altura de 1,63 m, com as pernas arqueadas e os pés no chão, o que torna altamente improvável que tenha se matado.
CopiarCompartilhar
AnistiaPara a Corte Interamericana, as disposições da anistia não podem impedir a investigação e punição de responsáveis por “graves violações de direitos humanos, como a tortura, as execuções sumárias, extrajudiciárias ou arbitrárias”.
CopiarCompartilhar
Abrasileirado CuriosidadesO nome Vladimir foi uma adaptação “abrasileirada” do seu nome de batismo “Vlado”, casou-se com Clarice no início da década de 60; durante o golpe de 64, foram morar em Londres, onde o jornalista trabalhou na BBC.
CopiarCompartilhar
Depoimento de um amigo Celso MirandaDesse período de convivência diária, o mínimo que se poderia dizer do amigo Vlado é de sua integridade e honestidade profissional, traduzindo o rigor com que encarava o trabalho de jornalista: informar e discutir a sua época. Nisso ele era intransigente.
CopiarCompartilhar
Sobre a morte do pai Ivo Herzog, filhoO governo é omisso, sim, nesse caso. Hoje existem todas as condições políticas, todo um cenário político favorável para o governo rever essa posição e fazer a reabertura do caso, obedecendo a uma ordem internacional.
CopiarCompartilhar