Mensagens contra a Discriminação Racial no Brasil
Em 21 de março de 1960, cerca de 20.000 pessoas manifestavam em Joanesburgo contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a porta um cartão que continha os locais nos quais podiam circular. Mesmo sendo uma manifestação pacífica e desarmada, a polícia do regime apartheid abriu fogo, deixando 69 mortos e mais de 100 feridos. Por isso é que a ONU estabeleceu que essa data seria o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, para que anualmente nos lembrássemos do mal que o preconceito faz e também para lutar contra ele. Continue lendo essa página e confira mensagens para refletir, compartilhar e se unir em prol dessa nobre causa!
A históriaO Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi criado pela ONU. A data é celebrada em 21 de março, em referência ao Massacre de Sharpeville, que aconteceu em 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20.000 pessoas faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida a sua circulação. Diante da manifestação, a polícia do regime apartheid abriu fogo sobre a multidão, resultando em muitos mortos e feridos.
Conheça mais sobre a história do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
CopiarCompartilhar
Novos temposAlbert Einstein dizia: "Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Mas hoje nós já estamos ainda mais avançados na ciência e ainda encontramos preconceitos que não nos levarão a nada. Conscientize-se! Somos todos humanos, somos todos filhos de uma mesma Terra. Entenda que, com a união e o respeito, nós só temos a ganhar!
CopiarCompartilhar
AtitudeToda vez que eu vir alguém discriminando o outro, irei pacificamente defender aquele que está sendo julgado. Jamais deixarei que alguém continue com o pensamento medíocre de que a cor da pele mensura a bondade, a inteligência ou até mesmo a alma de um ser humano. Assim, desejo que todos tenham atitude contra os que discriminam, porque quando ficamos calados, também ficamos contra a vítima.
CopiarCompartilhar
A curaO preconceito racial é uma doença que assola a sociedade. A cura para essa enfermidade está no amor, na educação e na conscientização de que somos todos iguais, independentemente da raça à qual pertencemos. Que nós sejamos capazes de aprimorar os nossos olhos para enxergar além da cor da pele, além dessa casca, compreendendo que o que importa é o amor que há dentro de cada um.
CopiarCompartilhar
Que seu coração mudeNão há nada mais venenoso no mundo do que um coração que floresce o preconceito e o dissemina por aí. Esconder-se atrás de sua pele clara apenas o torna mais fraco e pobre de espírito. Por isso desejo que sua consciência desperte e se eleve e que você seja capaz de amar incondicionalmente sem olhar a cor da pele, tornando seu coração solo fértil para o amor e nada mais.
Crie consciência negra diariamente com frases contra o racismo
CopiarCompartilhar
Martin Luther KingNo passado, Martin Luther King lutou e prometeu não ficar satisfeito até que a segregação racial desaparecesse. Hoje ainda lutamos essa mesma luta. Pouca coisa mudou, mas sinto de forma otimista que as novas gerações já são capazes de entender que a cor da pele é um acessório, e que o que realmente importa é o que há no coração.
CopiarCompartilhar
DesejoOs negros não querem suas fortunas ou seus bens. Os negros querem a liberdade de andar tranquilos pelas ruas, de serem reconhecidos por suas ideias e querem espaço para estudar, se desenvolver e evoluir com a mesma facilidade que os brancos. Seu preconceito é sem fundamento e inútil, então jamais o levará para lugar nenhum. O mundo viverá em paz quando todos nós estivermos compartilhando o mesmo espaço, independentemente da cor de nossas peles.
Dissemine a igualdade com mensagens contra o racismo
CopiarCompartilhar
A almaAlma não tem cor. Nosso espírito é feito de luz e amor. Logo, é inútil a sua necessidade de rotular alguém baseado na cor de sua pele, porque aos olhos de Deus o que nos diferencia é aquilo que nutrimos em nosso coração. Pare de nutrir o preconceito, o racismo e a segregação. Comece a nutrir o amor, o respeito e a igualdade!
CopiarCompartilhar
O ódio é ensinadoSomos nós que ensinamos nossas crianças a amarem ou a odiarem algo. Portanto, já dizia Nelson Mandela, ninguém nasce com preconceito; ele é ensinado! Cabe a nós mudarmos essa verdade. Cabe a nós ensinarmos que a cor de uma pele jamais será mais importante do que a bondade de um coração.
CopiarCompartilhar
ReflitaO que te faz pensar que você é melhor que alguém por causa da sua cor? O que te faz imaginar ser mais forte ou mais merecedor só por causa do tom da sua pele? Em que momento você realmente acreditou que Deus, que criou tudo com perfeição, iria aceitar o seu pensamento de ódio contra os filhos Dele? Reflita sobre o seu preconceito e o quão sem fundamento ele é!
Conheça livros sobre discriminação e abra-se para a tolerância
CopiarCompartilhar