Reflexões contra a Discriminação Racial
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado em 21 de março. Esse deve ser um momento de reflexão e de luta, para que o racismo seja lembrado como algo que fez parte de um passado distante e nunca mais poderia acontecer novamente. Com as mensagens que preparamos, você será capaz de refletir sobre o seu papel na luta contra a discriminação racial e sobre as origens desse problema que afeta o mundo todo. Seja uma pessoa que luta ativamente por direitos e igualdades. Seja uma pessoa que reconhece os próprios privilégios e deseja que todos sejam privilegiados. Mostre ao mundo o que você pensa sobre discriminação racial depois de refletir sobre isso.
Dia Internacional contra a Discriminação RacialO Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março. Essa data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo reforçar a luta contra o preconceito. A origem do dia é o Massacre de Sharpeville, ocorrido durante um protesto por direitos para negros na África do Sul.
CopiarCompartilhar
Colonização e opressãoA colonização de territórios e o genocídio dos povos persiste até os dias de hoje. As grandes potências mundiais querem cada vez mais poder e se recusam a enxergar as outras nações como igualmente importantes. Como vencer a opressão promovida pelos mais poderosos?
CopiarCompartilhar
Globalização excludenteA internet e o capitalismo permitiram uma conexão entre todos os países do mundo, mas não motivaram as pessoas a lidar com as diferenças que existem entre todos nós. O pensamento globalizado deveria incluir as pessoas, mas acaba excluindo. Pense: quais são as pessoas mais famosas do mundo e quais são as características delas?
CopiarCompartilhar
O mito da diversidadeEm todo o mundo fala-se em diversidade. Comerciais e filmes incluem, de vez em quando, pessoas que não seguem o padrão estético europeu. E o que isso significa? A representatividade só é importante em uma tela ou precisa chegar até o governo para que todos os povos tenham direitos?
Reflita sobre a permanência da desigualdade
CopiarCompartilhar
Preconceito de ter preconceitoNo Brasil, as pessoas têm preconceito de ter preconceito. Quantas vezes você negou que era uma pessoa preconceituosa porque sabe que isso é errado? E quantas vezes você repensou as suas atitudes que já foram consideradas racistas? Aprenda com seus erros e se torne uma pessoa melhor.
Posicione-se contra o racismo que assola o mundo
CopiarCompartilhar
Reconhecer os privilégiosVocê já se perguntou sobre os privilégios que tem ou deixa de ter por causa da cor da sua pele ou das suas características físicas? Ser uma pessoa privilegiada não é algo negativo, mas deve ser um motivo para refletir sobre os direitos que você tem e que são negados a outras pessoas.
Analise quão privilegiada a sua vida é
CopiarCompartilhar
O papel das pessoas brancasAs pessoas brancas sempre irão oprimir as outras pessoas. É por isso que elas precisam rever comportamentos, pensamentos e discursos que enfatizam a suposta inferioridade de outras etnias. O racismo é um problema dos brancos, mas que recai sobre as outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Valorize suas origensTenha orgulho do seu cabelo crespo, do seu nariz largo, do seu olho puxado e da sua pele negra. Recuse qualquer estereótipo preconceituoso que constrói sobre o seu povo ou sobre a sua religião. Valorize as suas origens e mostre ao mundo que você é uma pessoa cheia de história e resistência.
CopiarCompartilhar
Lute contra o racismoA única forma de vencer o racismo que estrutura todas as sociedades em todo o mundo é lutar contra ele. Repense os locais que você frequenta, os pensamentos e as conversas que você tem. As pessoas que te cercam são iguais ou diferentes de você? Onde está a diversidade?
Entenda que os direitos humanos são para todas as pessoas
CopiarCompartilhar
Humor e discurso de ódioMuitas pessoas usam o humor como forma de mascarar o discurso de ódio que propagam. Piadas que têm como objetivo diminuir ou ofender pessoas que não são brancas nunca deveriam ser consideradas engraçadas. Um povo oprimido não é motivo de piada; em vez disso, deve ser motivo de discussão e conscientização.
CopiarCompartilhar