Mensagens de apoio a quem tem hipocondria
Julgamentos e críticas são coisas que rodeiam o mundo humano e, infelizmente, algumas vezes são os diálogos que mais causam dor e que em muitas pessoas ficam intricados, colados no subconsciente e no consciente, impedindo até que a liberdade seja atingida de forma confortável. Quando lidamos com uma doença ou um distúrbio psicológico, além de tudo o que é necessário em relação ao tratamento médico em si, sempre buscamos um apoio. Uma palavra de conforto, de atenção... é bom ver que pessoas à sua volta se importam. Se você conhece ou é uma pessoa que está passando pela dificuldade de lidar com a hipocondria, encontre aqui diferentes mensagens e textos para conseguir a força de que precisa.
Ouça uma playlist para acalmar e apoiar quem tem hipocondria
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Saiba que não é “mania de doença”Calma. Você não está louco. Você não tem “mania de doença”. A sua preocupação com a própria saúde é compreensível, afinal ela é o bem mais precioso que temos, certo? Mas talvez essa inquietação esteja te fazendo mais mal do que bem. Se você já passou por tantos médicos e eles garantiram que está saudável, por que continuar procurando problemas onde não existem?
Saiba como ser ainda mais um apoio para quem precisa
CopiarCompartilhar
Coloque a sua saúde mental acima de tudoPense bem: você não estava errado(a)! Realmente, algo não ia bem com o seu corpo. Mas, diferentemente do que pensava, a dificuldade estava na mente. A saúde mental é tão importante quanto a saúde de qualquer outra parte do organismo. Hipocondria é uma condição séria e deve ser encarada como tal. Não é brincadeira nem frescura. Não tenha vergonha de procurar ajuda psicológica!
Sua saúde mental é muito importante, então aprenda a cuidar dela com estas dicas!
CopiarCompartilhar
Cerque-se de pessoas queridasSe você recebeu o diagnóstico de hipocondria, não se assuste. É normal se sentir perdido nessas horas, achando que toda aquela angústia não passou de uma invenção da sua cabeça. Procure o apoio de quem você ama. Cerque-se de pessoas que querem te ver bem. Ao lado delas e de um acompanhamento profissional, você será capaz de superar esse transtorno! É o momento de confiar no seu potencial.
CopiarCompartilhar
Não se automediqueCom medo de alguma doença mais grave, provavelmente você já decidiu se medicar por conta própria. “O que um ‘comprimidinho’ desses pode causar?” e “mal não vai fazer” são algumas das frases que você já deve ter repetido. A verdade é que todo remédio tem uma taxa de toxicidade. Na dúvida, não se automedique. Com o passar do tempo, essa prática pode causar problemas muito graves!
CopiarCompartilhar
Não se consulte com o Dr. GoogleSe estiver suspeitando de alguma doença, calma, não vá direto procurar no Google. Essa ferramenta de pesquisa tem milhões de respostas, mas ainda não é capaz de te examinar. Estabeleça regras do uso que você faz da internet: não exagere no tempo online e não pesquise condições raras que nada tenham a ver com o seu estilo de vida. Tente pensar racionalmente! Não deixe a hipocondria te dominar.
Pare para pensar por um momento e respirar fundo
CopiarCompartilhar
Evite ficar muito tempo em isolamentoEm casos mais graves, principalmente durante a pandemia, você pode ter ficado com medo de sair de casa. Isso é normal, todos passamos por essa sensação. Mas se, mesmo com todos os cuidados, você continuar trancado dentro da própria zona de conforto, é hora de fazer algo. Lembre-se de que a sua saúde mental é tão importante quanto a saúde do seu corpo. Não se isole completamente. Peça a companhia de pessoas em quem confia.
CopiarCompartilhar
Saia da rotinaPara tirar o foco das preocupações com a própria saúde, tente fazer algo diferente. Saia da rotina! Matricule-se em um novo curso, planeje uma viagem, conheça novas pessoas. Até um livro pode ser uma opção para distrair a cabeça, contanto que não seja sobre saúde. Use a sua criatividade para ocupar a mente de outras maneiras que não a hipocondria.
Experimente um momento de paz com nossos textos!
CopiarCompartilhar
Não fique trocando de especialistaQuando for a um profissional médico, confie no que ele ou ela está dizendo. Vá ao consultório aberto para conhecer aquela pessoa e estabelecer uma relação de segurança. Evite trocar de especialista: se gostou de um cardiologista, não troque por outro apenas para ouvir uma “segunda opinião”. Um relacionamento próximo pode te dar mais certezas, ajudando a superar as obsessões da hipocondria.
CopiarCompartilhar
Procure ajuda psicológicaA hipocondria é uma condição séria. Não se culpe nem se sinta inferior a ninguém. É algo que pode acontecer com qualquer um. Assim como os demais transtornos psicológicos, deve ser tratado com a ajuda de um profissional. Que tal procurar um psicólogo ou psiquiatra com o qual se sinta confortável? Com certeza começar a frequentar uma terapia vai amenizar a angústia que você está sentindo.
CopiarCompartilhar
Confie no que o(a) médico(a) tem a dizerVocê está lá, cara a cara com o(a) médico(a), ouvindo que está completamente saudável, mas ainda assim não acredita? É a hipocondria falando. Aquele(a) profissional sentado na sua frente estudou o corpo humano por anos e anos. É a pessoa mais capacitada para te falar a verdade. Portanto repita para si mesmo que o(a) médico(a) sabe do que está falando. Confie no conhecimento dele(a).
Leia agradecimentos para médicos e espalhe gratidão!
CopiarCompartilhar