São Paulo: história do time, símbolos, títulos, curiosidades e mais
Em sua história, o São Paulo Futebol Clube mostrou ser muito mais do que o primeiro dentre os grandes. Entre dificuldades e vitórias, o time, que ficou conhecido como Clube da Fé, provou que nasceu para ser parte importante da história do futebol brasileiro. Já foram inúmeras conquistas, mundiais, libertadores, recordes e momentos icônicos que marcaram a memória e o coração dos torcedores. Nomes como Rogério Ceni e Leônidas da Silva fazem parte dessa história e jamais terão sua contribuição esquecida. Quer saber mais detalhes sobre a história desse grande clube paulistano? Confira o conteúdo de nossa página e mergulhe no universo tricolor.
Direto ao pontoPrincipais jogadores e técnicos
Torcidas organizadas do time
Cantos da torcida
Melhores momentos do time na história
Curiosidades sobre o time
Frases marcantes
Mensagens do time para compartilhar
Origem/história do timeA história do São Paulo Futebol Clube (SPFC) começou muito antes de sua fundação. Tudo começou com o Club Athlético Paulistano, um time amador que foi criado para representar o futebol brasileiro na cidade de São Paulo, em uma época em que os clubes gringos dominavam o esporte.
O CA Paulistano se negava a aderir ao chamado “profissionalismo marrom” da época, pois acreditava em um futebol praticado por paixão. O clube chegou a criar a Liga dos Amadores de Futebol, em 1926, mas esta chegou ao fim em 1930. Descontentes com essas questões, muitos deixaram o clube e buscaram apoio junto à Associação Athlética das Palmeiras.
Foi essa união que resultou na assinatura da ata de fundação do SPFC em 26 de janeiro de 1930, em plena Praça da República. A intenção era fundar o clube na data de aniversário da cidade, mas ocorreu um atraso no procedimento. Mas, tudo bem, o clube novato já começou sua história no topo, chegando às finais por vários anos seguidos, além de vencer o Campeonato Paulista já em seu 2º ano de existência.
Entretanto, o clube acabou se dissolvendo já nos primeiros anos, devido a divergências, como a fusão com o Clube de Regatas Tietê. Porém, em 1935 o clube já renascia, com ata assinada em 16 de dezembro, na praça da Sé. Reerguer-se foi trabalhoso, mas assim o SPFC se tornaria conhecido como Clube da Fé.
Já em plena era de Vargas, o time ousava exibir suas cores nos estádios, que eram as mesmas do estado de SP, algo que era censurado pelo governo. Assim, o time já mostrava sua grandiosidade, mesmo quando ainda era considerado mediano. Foi a partir de 1943 que sua potência começou a ser reconhecida e o SPFC viveu muito mais história desde então.
CopiarCompartilhar
EscudoRepresentando um coração de 5 pontas, o escudo são-paulino foi o primeiro a surgir com o formato de um triângulo isósceles, em 1930. Suas cores remetem aos fundadores do clube: o vermelho dos integrantes do CA Paulistano; o preto dos sócios da AA das Palmeiras; e o branco sendo a cor em comum entre ambas as fundações. Inscrita no topo desse “coração tricolor” está a sigla do clube, “SPFC”. Esse escudo não mudou quase nada desde sua criação, e teve alterações apenas no traçado e na tipografia.
CopiarCompartilhar
As cores do São Paulo Futebol ClubeAs cores do São Paulo vão além de só beleza, elas representam uma das partes mais importantes da história do clube. São consideradas eternas. A escolha das cores foi um jeito encontrado para selar a união entre as duas partes que se uniram para fundar o São Paulo. Os clubes unidos fariam do São Paulo um time rubro-negro, mas queriam um clube que realmente representasse o estado, então inserir o branco cumpriu esse intuito. E assim nasceram as cores do tricolor paulista.
CopiarCompartilhar
Bandeira do timeA bandeira do clube carrega suas três cores oficiais: branco, preto e vermelho. Todas representam os fundadores do clube: CA Paulistano e AA das Palmeiras. Trata-se de um fundo branco com três faixas sobre si, sendo a vermelha e a preta mais largas do que a branca. Em cima das faixas, está localizado o emblema do time. Tal bandeira foi pouco modificada desde sua criação.
CopiarCompartilhar
Uniforme do timeO time possui três uniformes oficiais. O principal, também chamado de “uniforme titular", é predominantemente branco, com duas faixas sobre o peito: uma vermelha e uma preta. Centralizado nas faixas está o escudo são-paulino. O uniforme reserva consiste em listras pretas, vermelhas e brancas dispostas na vertical. Não mudou muito desde sua criação, apenas afinando as listras brancas. Já o uniforme alternativo sempre muda. Trata-se de diferentes modelos comemorativos que foram usados ao longo da história do time.
Confira a evolução completa do uniforme
CopiarCompartilhar
SímboloO símbolo são-paulino, o famoso coração de cinco pontas, tem uma origem interessante: foi desenhado pelo estilista alemão Walter Ostrich em colaboração com Firmiano de Morais Pinto Filho. Essa colaboração ocorreu em um concurso. As estrelas que comumente vemos acima do escudo não fazem parte do símbolo em si, mas representam as principais conquistas do time.
CopiarCompartilhar
O mascote do timeChamado de Santo Paulo, o mascote mais antigo do time é um simpático velhinho de barbas brancas. A representação foi eternizada nas décadas de 1930 e 1940, quando publicada em formato de cartum no jornal A Gazeta. O mascote remete à figura bíblica do apóstolo Paulo de Tarso, pois o dia 25 de janeiro celebra esse santo, mesma data em que o SPFC foi fundado. Em 2020, o clube apresentou um segundo mascote. Com o nome de Diamantinho, ele é uma homenagem a Leônidas da Silva, também conhecido como Diamante Negro, que o clube teve em seu elenco ainda no começo de sua história.
CopiarCompartilhar
Títulos conquistadosO clube já acumula dezenas de títulos, alguns não muito conhecidos. Seus principais títulos oficiais conquistados são: Mundial de Clubes (1992, 1993 e 2005), Libertadores (1992, 1993 e 2005), Copa Sul-Americana (2012), Supercopa da Libertadores (1993), Recopa Sul-Americana (1993 e 1994), Copa Conmebol (1994) e Copa Master Conmebol (1996).
CopiarCompartilhar
Hino do time Tenente Porphyrio da PazSalve o Tricolor Paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes, és o primeiro
Coro:
Oh Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
São teus guias brasileiros
Que te amam ternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente
[Coro]
São Paulo, clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor
[Coro]
Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra Bandeirante:
Honra e Glória do Brasil
[Coro]Spotify ouça a música
CopiarCompartilhar
Principais jogadores e técnicos
Destaques do timeRaí: Um dos meias mais famosos que já jogou pelo SPFC, Raí saiu do Botafogo de Ribeirão Preto direto para o tricolor paulista, onde permaneceu de 1987 a 2000. No início, era conhecido como um jogador lento, mas brilhou muito, principalmente nos anos 1991, 92 e 93. Chegou a deixar o clube para jogar na França, mas voltou em 1998, antes de encerrar sua carreira.
Rogério Ceni: O maior goleiro artilheiro do mundo atuou no SPFC entre os anos de 1993 e 2015. Foram 1.237 jogos e 131 gols marcados em sua história. Nascido em Pato Branco/PR, o goleiro é considerado o M1TO são-paulino e ficou marcado para sempre na história do clube. Rogério Ceni foi capitão do time, colecionou recordes e esteve presente em muitos dos gloriosos momentos do Tricolor Paulista, até se aposentar em 2015. Ceni se tornou técnico do time em 2016, pela primeira vez. Sua segunda vez no comando do tricolor ocorreu em 2021.
Leônidas da Silva: Sua contratação ocorreu no ano de 1942 e foi a negociação mais cara da época. O centroavante chegou a ser considerado o melhor do mundo entre os anos 1930 e 1940, ficou muito conhecido pelas jogadas de “bicicleta” e deixou o clube em 1950, depois de uma brilhante trajetória no SPFC. O jogador foi tão importante para o futebol nacional que seu apelido, “Diamante Negro”, foi usado pela Lacta para nomear um chocolate de mesmo nome, que existe até hoje, em sua homenagem.
Muricy Ramalho: Por que não lembrar de um dos maiores técnicos do SPFC? Muricy Ramalho esteve no comando do time nos anos de 1993, 1996 a 1997, 2006 a 2009 e 2013 a 2015, quando se afastou devido a problemas de saúde. O técnico marcou grandes períodos do tricolor paulista, incluindo a conquista do Campeonato Brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Também esteve à frente em períodos nebulosos, ajudando o SPFC a se reerguer das cinzas.
CopiarCompartilhar
Outros nomes importantesCafu, 1989 a 1994, lateral-direito. Com um excelente preparo físico, exerceu muitas funções ofensivas.
Hernanes, “o profeta”, 2004 a 2017, volante. Dono de habilidades versáteis, foi camisa 10 e jogou pela Seleção Brasileira.
Serginho Chulapa, 1973 a 1982, atacante. Considerado o melhor artilheiro da história são-paulina.
Luis Fabiano, 2001 a 2015, atacante. Ficou marcado como um dos maiores artilheiros e goleadores do SPFC.
Cicinho, 2004 a 2010, lateral-direito. Com uma tática ofensiva, seus chutes de fora da área eram potentes.
Kaká, 2001 a 2014, meia. Enquanto, no SPFC, foi considerado o Melhor do Mundo, pela FIFA, foi campeão pela Seleção Brasileira.
Telê Santana, 1973 e 1990 a 1996, técnico. Ainda hoje, é o técnico com mais vitórias na história do time.
CopiarCompartilhar
Principais rivais/adversáriosNão é novidade que os maiores rivais do SPFC são Corinthians, Santos e Palmeiras. Cada rivalidade histórica dessas ganhou seu próprio nome, tamanha a importância desses clássicos.
Majestoso: clássico com o Corinthians. Apelidado em 1942, pelo jornalista Thomaz Mazzoni, em um jogo do Campeonato Paulista, quando Leônidas da Silva estreou no time, em um jogo no Estádio Pacaembu.
Choque-Rei: clássico com o Palmeiras. Apelidado na década de 1940, também por Thomaz Mazzoni, devido à importância da rivalidade, que existe desde o primeiro confronto e já levou enormes públicos ao Estádio do Morumbi.
San-São: clássico com o Santos. Apelidado em 1956, também por Thomaz Mazzoni, quando o SPFC perdeu para o Santos em um jogo do Campeonato. O clássico é conhecido pela imprevisibilidade nas vitórias.
CopiarCompartilhar
Torcidas organizadas do time
Torcida Tricolor Independente (1972), “Sentimentos movidos por um ideal”.
Torcida Dragões da Real (1984), “Uma vida de amor ao São Paulo”.
Torcida Falange Tricolor (1990), “O mundo conquistado pela eterna tradição”.
Metal Tricolor (1992), “Unindo paixões”.
Torcida Os Implacáveis (2011), “Se for preciso lutar por você, eu lutarei”.
Torcida Organizada Tricolor Chopp (2017), “Joguem como bebemos”.
CopiarCompartilhar
Cantos da torcida
Ouça a playlist com os cantos da torcida! Logo abaixo, você também pode conferir a letra dos principais cantos.
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Grito oficial desde 1935Arakan - balan - bakan
arakan - balan - bakan
Tumerê - Tumerá
Ma-cam-bê Bê-cam-bê-cá
Rico-réco Rico-rá
Rá - Rá - Rá
São Paulo!
São Paulo!
São Paulo!
CopiarCompartilhar
Sou, sou TricolorSou, sou Tricolor
Sou, sou Tricolor
Tenho Libertadores
Não alugo estádio
Sou hexa brasileiro
Nunca fui rebaixado
Sou, sou Tricolor
Sou, sou Tricolor
CopiarCompartilhar
Grito Tricolorsso que bate no meu coração
É o sentimento de ser campeão!
Já rodei o mundo e posso te dizer
O choro é livre e difícil de conter…
O passado é glorioso
E o futuro é vencedor…
Explode torcida!
Agita a bateria!
O grito é tricolor!
Ôôôô
Ôôôôôôô… Ôôôôô… ôôô… São Paulo!
Ôôôôôôô… Ôôôôô… ôôô… São Paulo!
CopiarCompartilhar
Domingo eu vou lá no MorumbiDomingo eu vou lá no Morumbi,
Eu vou, eu vou,
A Independente vai invadir,
Vou levar foguetes e bandeiras,
Não vai ser de brincadeira,
Ele vai ser campeão,
Porque eu não quero, cadeira numerada,
Eu vou de arquibancada,
Pra sentir mais emoção,
Porque meu time,
Bota pra f*der,
E o nome dele,
É vocês que vão dizer,
Oô, oô,
Oô, oô oô, oô oô, oô
CopiarCompartilhar
Como eu te amo, TricolorOh Tricolor, tu és minha paixão
Oh Tricolor, tu és alegria
Oh Tricolor, tu és meu viver
Oh Tricolor, eu amo você!
Como eu te amo, Tricolor
Como eu te amo demais
No dia em que tu não existir
Eu não quero sorrir nunca mais
CopiarCompartilhar
Vamos, São PauloVai lá, vai lá, vai lá
Vai lá de coração
Vamos São Paulo, vamos São Paulo
Vamos ser campeão
Vai lá, vai lá, vai lá
Vai lá de coração
Vamos São Paulo, vamos São Paulo
Sou tricolor do coração
CopiarCompartilhar
Contagia e sacode, SP!Explode coração
Na maior felicidade
É lindo o meu São Paulo
Contagiando e Sacudindo essa cidade!
CopiarCompartilhar
Sempre campeãoEu sou São Paulo
De coração
Eu sou do time
que é sempre campeão
Oooô..... oooôoô, oooôoô, oooô São Paulo!
CopiarCompartilhar
Melhores momentos do time na história
Gol número 100 de Rogério CeniO ano era 2011. O rival, Corinthians. O local, Arena Barueri. Os dois times disputavam uma partida do Paulistão que entraria para a história. Foi nesse dia que o M1TO Rogério Ceni marcou seu centésimo gol. Foi uma cobrança de falta que fez a torcida tricolor vibrar e, ainda, garantiu a vitória do time por 2 x 1 em cima do rival. Esse gol também marcou o encerramento do tabu de 4 anos sem vencer o Corinthians.
CopiarCompartilhar
O ano em que a moeda caiu de péQuestionado sobre o Paulistão de 1943, um dirigente do Corinthians disse que bastava jogar uma moeda ao alto para saber quem seria o campeão. Cara, seria o Corinthians; coroa, o Palmeiras. O São Paulo, ele ironizou, venceria caso a moeda caísse de pé. Afinal, ele não era sequer considerado um rival por outros clubes paulistanos. Mas o SPFC contrariou as expectativas, chegou à final com o Palmeiras e, com um empate sem gols, conquistou o título naquele ano.
CopiarCompartilhar
Gol de Raí no Mundial de ClubesFoi no ano de 1992 que um dos maiores ídolos do SPFC, o meia Raí, marcou um dos pênaltis mais lembrados pelos torcedores. Aliás, esse é considerado, por muitos, o maior gol da história do clube. Sob o comando do técnico Telê Santana e com Raí em campo, esse foi o gol que coroou a partida contra o Barcelona. O jogo ocorreu em Tóquio, e o tricolor paulista conquistou seu primeiro título mundial por 2 a 1.
CopiarCompartilhar
Curiosidades sobre o time
Um time recordistaEntre os muitos recordes já alcançados pelo SPFC, o clube é um dos que mais participou das Libertadores. Já foram mais de 20 participações. Aliás, o time já foi campeão nas edições de 1992, 1993 e 2005, consagrando-se como tricampeão brasileiro da Libertadores. O São Paulo também já participou de três edições do Mundial, saindo vitorioso de todas (1992, 1993 e 2005).
CopiarCompartilhar
Sócio TorcedorBasta olhar para a história do SPFC para saber que o clube gosta de ser pioneiro e surpreender. O tricolor paulista foi o primeiro clube a lançar o Sócio Torcedor, depois seguido por outros clubes. Trata-se de um programa que garante vantagens exclusivas aos torcedores que pagam determinada mensalidade. O programa foi criado em 1999 e possui milhares de associados.
Seja você também um sócio torcedor!
CopiarCompartilhar
O estádio do MorumbiA construção do estádio do Tricolor Paulista teve início no ano de 1950. O foco do clube estava nisso, mesmo assim, a qualidade nos jogos não caiu, garantindo a vitória nos paulistas de 1953 e 57. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, nome oficial do famoso Morumbi, foi inaugurado apenas parcialmente em 1950. A verdadeira inauguração ocorreu em 1970, e o clube pôde voltar a brilhar mais no futebol, após o jejum vivido durante a finalização do estádio.
CopiarCompartilhar
O time mais jovemEntre os grandes clubes paulistas, o São Paulo Futebol Clube é o mais jovem, pois foi fundado apenas em 1930 e refundado em 1935. Mas se engana quem pensa que isso o deixa para trás! Ao mesmo tempo, é o clube que reúne mais títulos internacionais importantes, incluindo três Libertadores e 3 Mundiais.
CopiarCompartilhar
Causas defendidasO clube atua em diversas frentes, em prol da população menos favorecida. Como exemplo, existem as ações desenvolvidas na campanha do Outubro Rosa, sempre contando com parcerias de hospitais, ONGs e laboratórios. O clube também tem uma forte participação na área educacional. Em 2022, por exemplo, uniu-se ao Senac para desenvolver projetos acadêmicos dentro desta instituição.
CopiarCompartilhar
Canal no YouTube (TV)E quem disse que o SPFC ficaria de fora da maior plataforma de vídeos da internet? O clube possui um canal oficial no YouTube, chamado "São Paulo FC”. Criado em 29 de novembro de 2008, o canal apresenta conteúdos exclusivos do tricolor paulista. São vídeos mostrando atividades diretamente do CT, vídeos comemorativos, compilados de gols e até mesmo transmissões de jogos ao vivo pelo SPFCTV.
Navegue pelo canal do SPFC no Youtube
CopiarCompartilhar
Frases marcantes
Rogério Ceni Programa "Bem, Amigos" 24/08/2009“Eu adoro jogar futebol, mas o que eu amo mesmo é jogar futebol pelo SPFC!”
CopiarCompartilhar
Luis Fabiano Após ser expulso por dar uma voadora em São Paulo x River Plate, em 2003"Entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga."
CopiarCompartilhar
Hernanes Entrevista em 2017 quando retornou ao SPFC“Vamos nos salvar. Não sei em que rodada, mas vamos.”
CopiarCompartilhar
Muricy Ramalho"Quem está tranquilo tem que ficar em casa. Aqui o cara tem que ficar ligado. Eu estou nervoso todos os dias."
CopiarCompartilhar
Cícero Pompeu de ToledoFazer o possível agora, e o impossível depois.
CopiarCompartilhar
Laudo Natel Em resposta a uma proposta da prefeitura para a troca entre o Morumbi e PacaembuO Sonho do são paulino não cabe no Pacaembu.
CopiarCompartilhar
Frederico Antônio Germano MenzenHoje eu chego no Morumbi, subo até as tribunas, olho lá de cima para aquela imensidão totalmente vazia e digo para mim mesmo em voz alta, quase com vontade de gritar, valeu a pena e de vez em quando eu choro.
CopiarCompartilhar
Casagrande Comentando a final do Paulista de 2000, São Paulo x SantosO São Paulo parece um time de futebol de vídeo game. O Santos, de um jogo de botão.
CopiarCompartilhar
ESPN Brasil Em seu especial sobre Rogério CeniPredestinado, disseram alguns; iluminado, outros; idolatrado, muitos. Cresce entre vencedores, forja-se nos campos da Glória, tendo como principal ferramenta o coração. Bravo entre os bravos, feitos cantados por poetas, companheiros, adversários... Valoroso sim, vigoroso sim, mas justo também. Líder de uma nação pintada em rubi, alva e negro disposta a percorrer enormes distâncias atrás de seu senhor, sabida de que a vitória virá. Homem de fé, homem de fibra, homem. Rogério Ceni... Rogério Rei... Vida longa, vida longa, vida longa ao Rei!
CopiarCompartilhar
Alberto Helena JuniorRogério Ceni é um fenômeno singular na história do futebol, pois consegue ser não apenas um goleiro excepcional, mas também artilheiro em suas cobranças de falta e pênalti, cujos índices de aproveitamento são espantosos, senão pelos números impossíveis de serem anotados, pelo senso comum.
CopiarCompartilhar
Mensagens do time para compartilhar
IncrívelMeu grande, imenso, incrível e amado tricolor. É difícil colocar em palavras o que você me faz sentir, o manto que visto com as tuas cores e símbolos demonstra tudo: a gratidão que sinto por esse time preencher minha vida com tantas histórias e alegrias, gratidão porque ser da torcida do São Paulo Futebol Clube mudou minha vida para melhor. Gratidão e amor eterno.
CopiarCompartilhar
DestinoA paixão da minha vida se estabeleceu no momento em que encontrei o meu time, São Paulo Futebol Clube. Parece até coisa do destino, como se eu tivesse nascido pra torcer pra esse time, e eu acredito que existe uma força que te une ao seu destino. Foi assim que cheguei e fiquei aqui, e é exatamente assim que pretendo continuar nessa torcida, como se fosse uma família, que me acolhe e me traz muitas alegrias.
CopiarCompartilhar
Até o finalMeu querido São Paulo, desde cedo, eu aprendi a te amar e estive com você nos altos e nos baixos, nos melhores e nos piores momentos. Às vezes, você me faz gritar, me faz chorar, me faz sofrer e me iludir. Mas, apesar disso, eu nunca pensei em te abandonar e nunca me canso de torcer por você, pois você é o maior campeão para mim. Eu, literalmente, sempre visto a camisa e quero ficar aqui até o final.
CopiarCompartilhar
Além do futebolNós amamos as suas cores e a sua bandeira, e amamos a sua história, com todas as conquistas e derrotas, pois elas nos ensinaram a lhe ser fiel. Você faz parte da história de todos nós há quase 100 anos e só evolui. Além disso, o tempo só aumenta o amor de todos nós por você. E esse amor também existe em outros esportes, como o atletismo, o basquete e o voleibol. Nosso carinho é maior que o estádio do Morumbi e vai além do futebol.
CopiarCompartilhar