Motivos para entrar no clima da Páscoa
A Páscoa é uma data que possui um significado muito profundo para os que acreditam na ressurreição de Cristo e também muito divertida para os amantes dos famosos ovos de chocolate. Este feriado cristão possui um clima que promove a união familiar e também a socialização entre amigos, não importa qual seja a sua crença. A Páscoa é uma data para reunir a família, trocar presentes, alegrar as crianças, ajudar as pessoas que precisam e espalhar as boas ações pelo mundo. Existem muitos motivos para que você entre no clima do "coelhinho" e celebre a data com alegria! Confira aqui 10 motivos para entrar no clima da Páscoa e aproveitar ao máximo esta data!
Época de renovação: QuaresmaPara os que seguem a religião católica, a Quaresma — período de 40 dias que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina no domingo de Páscoa — é uma época de penitência em preparação para o dia da ressurreição de Cristo. É comum, portanto, que os católicos façam promessas de se privar de algum hábito e/ou vício, como, por exemplo, tomar refrigerante ou bebidas alcoólicas, comer algum tipo de carne ou doces, fumar etc. Se você é católico e já tem a intenção de cortar algo da sua vida, aproveite a Quaresma para começar esse desafio!
CopiarCompartilhar
Ressurreição de CristoPor se tratar de um feriado cristão, essa pode ser uma boa época para você se reconectar com a sua fé (caso seja católico, obviamente). Ir à igreja, assistir às missas e pensar na vida e paixão de Cristo são formas de mostrar-se devoto ao filho de Deus.
CopiarCompartilhar
Troca de ovosA parte da Páscoa que envolve chocolate é uma delícia, não é? E mais gostoso ainda é dar e receber vários ovos de diferentes tipos e sabores. Pode ser ao leite, meio-amargo, branco, crocante, trufado, recheado, "de colher"... Hoje em dia, a variedade é tão grande que, às vezes, compramos ovos antes mesmo do feriado só para podermos experimentar todos esses tipos!
Entenda qual é o verdadeiro significado da Páscoa
CopiarCompartilhar
Ajudar a quem precisaAproveite essa data cristã, siga os exemplos de Cristo e se doe ao próximo! Sejam ovos de chocolate para crianças carentes, roupas que não precisa mais ou, até mesmo, tempo auxiliando aqueles que necessitam de cuidados especiais, doar sempre é uma boa ação bem-vinda e com certeza fará tão bem a você quanto à pessoa que foi ajudada.
Descubra como é a Páscoa judaica
CopiarCompartilhar
Mais comida!Principalmente na Sexta-Feira Santa, é comum que as famílias preparem o almoço de maneira mais farta e diferente do que se come no dia a dia. É nesse feriado também que muita gente come bacalhau, aquele peixe delicioso que deixamos para preparar justamente nessa data. O motivo de o bacalhau ser tão tradicional nessa data é porque, na Idade Média, durante a Quaresma, não era permitido comer carne de nenhum animal de sangue quente, como boi, frango e porco. O peixe, por ser um animar de sangue frio, era liberado — o hábito de comer bacalhau nessa ocasião vem justamente de nossas heranças portuguesas. Interessante, não? Outro alimento delicioso e tradicional nesse período é a Colomba Pascal, que, assim como o panetone, pode ser encontrada com os mais diversos sabores, coberturas e recheios.
Inspire-se com músicas para cantar na Páscoa
CopiarCompartilhar
Época de unir a famíliaAssim como no Natal, é comum nos reunirmos com a família para almoçar na Sexta-Feira Santa e no domingo de Páscoa. Nada melhor do que trocar ovos de chocolate, almoçar uma boa comida e passar um momento junto àqueles que amamos, não é mesmo?
Cative o seu amor na Páscoa com frases românticas
CopiarCompartilhar
Fazer gincanas com as criançasPensando que o coelhinho da Páscoa é o próprio pai ou mãe da criança (na maioria dos casos), é interessante manter a fantasia e inocência dos menores preparando pegadas falsas de coelho a fim de fazer com que saiam à caça dos ovos. Apesar de ser dedicado à criança, os pais também podem se divertir muito preparando as pistas e ajudando os filhos a acharem o tão esperado ovo de Páscoa.
CopiarCompartilhar
Amigo secretoA brincadeira de amigo secreto é sempre muito divertida, mas são poucas as oportunidades que surgem durante o ano para realizá-la. Entretanto, a Páscoa é um ótimo momento para isso — afinal de contas, chocolate e boas risadas são sempre bem-vindos. Junte seus colegas de trabalho, faculdade, colégio ou do lugar que for e organize um "amigo ovo". Comer o chocolate depois é, obviamente, muito bom, mas as risadas e os bons momentos são o que realmente valem a pena.
CopiarCompartilhar
Época de... ovos de chocolate!Apesar de ser um feriado cristão, a Páscoa é bastante lembrada também por ser o feriado em que comemos muito, mais muito chocolate! E o motivo pelo qual presenteamos e recebemos ovos de chocolate na Páscoa vem de uma antiga tradição cristã. Antigamente, costumava-se pintar ovos ocos de galinha de diferentes cores e desenhos, pois o ovo simboliza o nascimento — e na Páscoa celebramos justamente a ressurreição de Cristo. Já o costume de produzir ovos de chocolate é bem mais recente e foi introduzido inicialmente na França, quando os pâtissiers (confeiteiros) começaram as rechear os ovos de galinha (depois de retirar a clara e a gema) com essa iguaria que tanto gostamos. A partir do século XIX, os ovos começaram a ser feitos totalmente de chocolate, dando origem ao modelo que consumimos até hoje.
CopiarCompartilhar
“Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?”“... um ovo, dois ovos, três ovos assim”. Para as crianças, encontrar o coelhinho da Páscoa e/ou encontrar o ovo que foi escondido pelo amigo dentuço são momentos quase tão mágicos quanto a espera do Papai Noel. O coelho simboliza a fertilidade e, na Páscoa, está relacionado também à esperança de uma vida nova.
CopiarCompartilhar