20 músicas sobre a natureza
As riquezas naturais do Brasil são incontáveis! A nossa natureza tão cheia de vida serviu de inspiração para algumas das melhores canções nacionais de todos os tempos. Confira essa seleção de músicas e monte uma playlist que vai te fazer se apaixonar ainda mais por nosso lindo planeta!
Passiflora Rael (participação: Céu, RDD e Ailton Krenak)“Brisa leve, só corpo e mente sã
Hoje tomar sol, menos Instagram
Nuvens artesãs, sabe, eu sou seu fã
Obrigado por mais esse dia fornecido
Mesmo com a gravidade dos acontecidos
E de hora em hora tudo fica envelhecido
Eu vivo de agora, que amanhã não é garantido”
A natureza proporciona sentimentos únicos, principalmente pela forma como a maioria dos humanos vive atualmente: totalmente desconectados dela. Só de sentir a brisa e tomar um sol, já é possível experimentar um alívio, uma paz inexplicável, mesmo que seja uma sensação simples. Ficar um tempo distante das redes sociais também pode ser benéfico, tranquilizando a mente e afastando do vício que a internet pode se tornar.
CopiarCompartilhar
Passaredo Chico Buarque e Francis Hime (1976)A música está acusando a todos os pássaros da chegada avassaladora do ser humano. Atenção aves do Brasil, pintarroxo, melro, asa branca: “Voa… Some… Xô… Vai… Te esconde… Bico calado, que o homem vem aí”.
CopiarCompartilhar
Passarinhos Emicida (participação de Vanessa da Mata)“Despencados de voos cansativos
Complicados e pensativos
Machucados após tantos crivos
Blindados com nossos motivos
Amuados, reflexivos
E dá-lhe antidepressivos
Acanhados entre discos e livros
Inofensivos
Será que o Sol sai para um voo melhor
Eu vou esperar, talvez na primavera
O céu clareia e vem calor
Vê só o que sobrou de nós e o que já era
Em colapso, o planeta gira, tanta mentira
Aumenta a ira de quem sofre mudo
A página vira, o são delira, então a gente pira
E no meio disso tudo, ‘tamo tipo...
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro”
Ao observar a natureza, como os passarinhos que voam e passam por diversos desafios no caminho, é possível refletir também sobre a vida humana... refletir sobre toda a dificuldade do planeta, com guerras, desigualdades e violência... A verdade, porém, é que sempre há esperança de encontrar a paz e o amor, do mesmo modo que os pássaros esperam pelo Sol, e buscam por voos tranquilos e por um ninho.
CopiarCompartilhar
Maceió Luiz Gonzaga (1960)“Alagoas tem joias tão caras
Que meus olhos
Não cansam de olhar,
Uma delas és tu, Pajuçara,
Praia linda engastada no mar.
Quando a lua no céu adormece,
Pajuçara se enfeita ainda mais,
Vem à brisa rezar uma prece
Entre as folhas dos seus coqueirais.”
O Brasil tem lugares incríveis, que são lindos e que nos trazem lembranças maravilhosas. Além disso, também são ótimos para se passar um tempo e descansar. Um desses lugares é Maceió, capital de Alagoas, pois é uma cidade que tem praias incríveis e um mar lindo, além da fauna e da flora, que devem ser preservadas. É importante cuidar delas não só para que possamos ir visitar Maceió, mas para que toda essa riqueza não seja extinta.
CopiarCompartilhar
Lilás Djavan (1984)Djavan fala do pôr do sol, das cores do céu, do mar e até da luz do amor. Um poeta como ele não poderia fazer diferente. O cantor descreve seus sentimentos com fenômenos da natureza. Afinal, amanhã sempre será outro dia.
CopiarCompartilhar
Natureza distraída Toquinho (1987)“Como as plantas, somos seres vivos
Como as plantas, temos que crescer
Como elas, precisamos de muito carinho
De Sol, de amor, de ar pra sobreviver.”
Quando um bebê ou uma criança chora, a nossa primeira reação é que acalmá-la para que ela pare. Da mesma forma, precisamos reagir quando a natureza pede socorro. E ela faz isso de diversas formas, seja com as mudanças climáticas, seja com as alterações de ciclo natural das plantas e dos animais, seja com a poluição do ar e da água. Por isso precisamos cuidar das plantas, das árvores e dos animais como se eles fossem crianças.
CopiarCompartilhar
Herdeiros do Futuro Toquinho e Elifas Andreato (2002)Música infantil que trata sobre verdadeiras esperanças. É um deposito de confiança nas crianças, para um futuro melhor, presando a terra, os bichos, as plantas e a água. É uma canção voltada para crianças, mas que serve de alerta para os adultos também.
CopiarCompartilhar
O autor da natureza Zé Vicente da Paraíba (1997)Interpretada por vários cantores, incluindo Zé e Elba Ramalho, essa música discorre sobre a sagacidade da natureza, com a inteligência do beija-flor ou a bravura do leão. E ainda: "A natureza/O que prende demais minha atenção/É um touro raivoso numa arena/Uma pulga do jeito que é pequena".
Homenagens ao meio ambiente em forma de poesia. Encante-se!
CopiarCompartilhar
Um Índio Caetano Veloso (1976)Música da época da Tropicália, não trata especificamente da natureza, mas sim de seus protetores oficiais, os índios, e seus valores de preservação do meio ambiente. A letra fala ainda do convívio de índios com os filhos de Gandhi e até o Bruce Lee.
CopiarCompartilhar
Bichos do mar Lenine (2011)O cantor usa uma analogia interessante para chamar a atenção das pessoas para as questões ambientais do mundo. Fala sobre uma tartaruga, calma, antes sem pressa de viver, mas agora querendo soluções rápidas.
CopiarCompartilhar
Riacho do Navio Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955)Um xote, nunca seria diferente vindo de Gonzagão, é uma celebração ao curso do fluvial nordestino e o rio Pajeú, localizado em Pernambuco. Ainda fala da necessidade do homem voltar às suas raízes.
CopiarCompartilhar
As Forças da Natureza João Nogueira e Paulo César Pinheiro (1977)Composta para Clara Nunes, essa canção demonstra uma preocupação genuína com o avanço tecnológico e um manifesto em defesa do meio ambiente e da paz. Sua letra diz: “Vai resplandecer/Uma chuva de prata do céu vai descer/O esplendor da mata vai renascer/E o ar de novo vai ser natural/Vai florir".
CopiarCompartilhar
Alguma voz Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro (2014)Essa música traz as vozes da natureza, a voz do pássaro, dos rios, da fonte... “alguma voz na janela do horizonte, cantando por nós, é Deus cantando defronte”.
CopiarCompartilhar
Benke Milton Nascimento e Márcio Borges (1990)O título dessa música é uma homenagem a uma criança indígena, celebrando também todas as raças do mundo. A letra alerta as pessoas da cidade para o que os índios podem nos ensinar.
CopiarCompartilhar
Terra Caetano Veloso (1978)Falando sobre nosso planeta, Caetano diz ter descobrido todo o resplendor da Terra enquanto estava preso. Discursa sobre toda a fragilidade do planeta e seu carinho por ele. Mas trata a Terra como uma mulher, afinal, "Terra" é um substantivo feminino. E diz: "Eu sou um leão de fogo, sem ti me consumiria/A mim mesmo eternamente, e de nada valeria/Acontecer de eu ser gente, e gente é outra alegria/Diferente das estrelas”.
As melhores viagens são embaladas por música boa. Coloque o pé na estrada com essa playlist!
CopiarCompartilhar
Todo dia era dia de índio Jorge Benjor (1981)Conhecida na voz de Baby do Brasil, essa música já teve o nome de “Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar”. É um samba rock com temática sócio ambiental, falando sobre a violência contra o índios.
CopiarCompartilhar
Planeta Água Guilherme Arantes (1983)Já nessa época, havia uma preocupação com a falta de água potável e a contaminação dos mananciais. Arantes ainda faz uma sugestão pertinente: ao invés de planeta Terra, o melhor seria planeta Água.
CopiarCompartilhar
Fábrica Legião Urbana (1986)Uma canção mais urbana, mas que dialoga coma a falta de verde na cidade e o céu azul, que hoje é cinza. Trata da desigualdade e da exploração do homem. "Deve haver algum lugar/Onde o mais forte/Não consegue escravizar/Quem não tem chance".
CopiarCompartilhar
Xote Ecológico Luiz Gonzaga e Aguinaldo (1989)Um recado importante para o mundo sobre a falta de qualidade de vida imposta pela maneira como o homem trata a natureza. Também cita Chico Mendes, um seringueiro e ambientalista brasileiro.. “Não posso respirar/Não posso mais nadar/A terra está morrendo…” E ainda: “Cadê a flor que estava aqui?/Poluição comeu/E o peixe que é do mar?/Poluição comeu”.
CopiarCompartilhar
Borzeguim Tom Jobim (1987)A música indaga sobre as coisas criadas por Deus e faz um pedido para respeitar a natureza. “Deixa o mato crescer em paz… Deixa o tatu bola no lugar… Deixa a capivara atravessar… Deixa a anta cruzar o ribeirão… Deixa o índio vivo no sertão… Escuta o mato”.
CopiarCompartilhar
Sal da Terra Beto Guedes (1981)A música trata de olhar para a Terra com respeito e dar a devida importância para nosso lar. Evidencia que é preciso "arrumar a casa" e construir tempos de paz.
CopiarCompartilhar
Planeta Azul Chitãozinho & Xororó (1991)Uma canção muito boa para conscientizar sobre a poluição. Efeito estufa, parcela de culpa do homem e desmatamento. Se não quisermos sofrer com um planeta sem vida, precisamos repensar nossas atitudes.
CopiarCompartilhar
O Progresso Roberto Carlos e Erasmo Carlos (1976)1970 foi a crise do petróleo, uma boa oportunidade para pensar no meio ambiente. Há um debate aqui sobre a extinção das baleias e até a paz mundial. “Eu queria ser civilizado como os animais”.
CopiarCompartilhar
Sobradinho Sá & Guarabira (1977)Uma denuncia sobre os desastres ecólogos e o impacto das hidrelétricas no meio ambiente. Em ritmo de rock rural, sem papas na língua, a dupla Sá e Guarabira discorre sobre a mão humana na natureza.
Preservar a natureza é dever de todas! Inspire-se com frases sobre preservação.
CopiarCompartilhar