Não julgue o desconhecido
Não julgar algo que você desconhece é uma lei de vida fundamental. Pode ser quem um dia você seja julgado e só então vai entender como aquela pessoa que você julgou se sentiu. Por isso, trabalhe a solidariedade em seu coração e deixe os julgamentos pra lá!
Olhe mais para si mesmoÉ muito fácil apontar o dedo para o outro, difícil é olhar para si mesmo e admitir que não é perfeito. É muito mais fácil falar sobre a vida do outro, dar opiniões ao invés de achar a solução para os próprios problemas. Já é hora de cada um olhar mais para si mesmo e se preocupar menos com a vida do outro.
CopiarCompartilhar
Pense mais no outroSempre que fizer um mau julgamento de alguém ou tomar alguma atitude, pense se fosse você no lugar do outro. Jamais devemos fazer com alguém aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco. Hoje você pode estar no topo, mas nada garante que não cairá em algum outro dia.
CopiarCompartilhar
Não julgue um livro pela capaA opinião de nossa família ou amigos pode acabar influenciando na nossa decisão. Não gostamos de certa pessoa porque fulano não gosta, a rotulamos porque alguém nos contou algo sobre ela, não sabemos quem a pessoa é, mas a julgamos pelo que ouvimos. Procure conhecer de verdade alguém antes de formar sua opinião.
CopiarCompartilhar
ExperimenteMuitas vezes passamos anos dizendo que não gostamos de certo alimento, mas na verdade nunca provamos. Um belo dia alguém nos convence a experimentar e descobrimos que o sabor é bom e que podíamos ter provado muitas vezes antes. Com as pessoas é mais ou menos da mesma forma...
CopiarCompartilhar
Julgue menos e faça maisQuantas vezes você viu alguém passando por necessidade e você ou alguém próximo apontou motivos para a pessoa estar em tal estado, mas não ajudou? É comum vermos julgamentos sobre a situação difícil de alguém, mas ver atitudes que ajudem a mudar isso, é bem mais raro.
CopiarCompartilhar
Imagem não é tudoA forma como a pessoa se veste, o seu corpo, cabelo, tatuagens ou acessórios, nada disso define o caráter dela. Uma pessoa se define pelas atitudes que tem. Não se limite a julgar alguém pelo que você está vendo, dentro dela pode existir muito mais e você pode estar perdendo um amigo incrível.
CopiarCompartilhar
Não influencie na opinião alheiaAntes de falar mal de uma pessoa para outra, pense em como se sentiria se fosse ao contrário. Deixe que cada um conheça a pessoa e crie sua própria opinião. Talvez você não se dê bem com alguém porque vocês têm personalidades diferentes, mas isso não faz dela uma pessoa ruim.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarHabitue-se a não falar mal de ninguém
Você não paga minhas contas
Pessoas felizes não cuidam da vida alheia
Não queira o mal de quem você já amou
Você não sabe da minha história. Tenha respeito
Não fale mal das pessoas
Fofoca envenena
Seja menos críticoLembre-se que ninguém é perfeito, nem mesmo você. Talvez você não tenha o mesmo defeito que vê em alguém, mas você com certeza tem algum outro. Aprenda a conviver com as diferenças, julgue menos e ajude mais. Se não aceita a pessoa como ela é, então simplesmente se afaste.
CopiarCompartilhar
Se permita conhecerMuitas vezes dizemos que “não vamos com a cara de fulano”, e por isso não nos permitimos uma aproximação com a pessoa. Você não sabe, mas pode estar perdendo um amigo, um colega ou um grande amor. Dê uma chance a quem você está julgando sem conhecer, permita-se ver essa pessoa de verdade.
CopiarCompartilhar
Reflita maisPensar mais antes de falar evita muitas situações desagradáveis. Toda vez que pensar em julgar, dizer algo negativo, criticar, conte até dez e não diga nada. Reformule o pensamento em sua mente, tente analisar as coisas por um outro ponto de vista, e se não pensar em nada bom, continue calado.
CopiarCompartilhar
Escolha de palavrasSe você não tiver nada de bom a dizer, às vezes é melhor que não diga nada. Você tem direito a ter sua opinião, mas tem que saber quando é melhor guardá-la para você. Se a pessoa é próxima e você acredita que precisa alertá-la de algo, não aponte apenas o que é negativo, equilibre com as coisas boas.
CopiarCompartilhar
Não confunda as coisasTem gente que julga as pessoas até mesmo pelas coisas que não estão sob o controle dela. Fazem brincadeiras de mau gosto por causa de como é seu nariz, orelhas ou cabeça, por causa do peso ou altura, torna a pessoa em uma piada. Isso não é engraçado, é maldade!
CopiarCompartilhar
Cuidado com a difamaçãoÉ bem chato quando alguém coloca um rótulo na gente e todos passam a nos conhecer por aquilo. Muitas vezes inventam histórias, criam uma imagem de nós que não é a verdadeira, e isso machuca demais e pode sair do controle. Então, pense bem antes de fazer isso com alguém, pois tudo o que vai, volta.
CopiarCompartilhar
Altos e baixosNunca se esqueça que ninguém está sempre por cima, vivemos de altos e baixos, e um dia pode ser você no lugar do outro. Não julgue, estenda a mão para a pessoa ou simplesmente não interfira na vida dela. Quem planta o bem, colhe o bem, quem escolhe plantar o mal, já sabe o que colherá.
CopiarCompartilhar
Cuidado com seus julgamentosNem tudo o que pensamos precisa ser falado, nem todo mundo quer saber a sua opinião. Limite-se a opinar apenas quando a pessoa pede por isso, senão guarde para você. Talvez você pense que não há mal nenhum em expressar o que acha, mas às vezes pode soar ofensivo ou arrogante.
CopiarCompartilhar