Não minta pra mim
Mentir é chato. Machuca quem foi enganado e traz consequências negativas para quem mente... A vida é mais bonita e querida quando se tem a verdade. Esse é o melhor caminho.
Saída fácilA mentira parece a saída fácil de alguma situação complicada. Mal sabe o mentiroso que mentira atrai mentira. Complicado é sair da enrascada que se meteu quando se decidiu ir contra a verdade.
CopiarCompartilhar
SeguroA mentira pode destruir a confiança entre amigos, amantes e até familiares. Ainda que a verdade doa, é sempre a melhor opção. Pois a verdade não trai, não ilude, não engana. Ainda que pareça difícil, a verdade é o caminho mais seguro a se traçar.
CopiarCompartilhar
MitômanosO excesso de mentiras nem sempre é malandragem. A mitomania é um distúrbio psicológico no qual a pessoa inventa histórias e acaba por acreditar na própria mentira. Os indivíduos sofrem espécies de delírio e, por vezes, nem sabem que estão fazendo algo errado. A mentira vira uma forma de escapar da própria realidade.
CopiarCompartilhar
ProblemaO problema da mentira é que ela nunca vem só. Sempre é preciso inventar outra para cobrir a primeira e outra e depois mais uma. Mentiroso nenhum tem a criatividade e a memória para sustentar tudo isso.
CopiarCompartilhar
Causas e tratamentoA mitomania pode ter diversas causas. Fatores genéticos, experiências de vida, a relação com os pais ou outros relacionamentos pessoais acabam desencadeando os sintomas do distúrbio. Em geral, o mitômano tem baixa autoestima, e as mentiras o protegem da realidade frustrante ou traumática. Acompanhamento psicológico é o principal tratamento para a mitomania, e é preciso ter cuidado para que não ocorram situações que prejudiquem quem sofre do distúrbio, já que novos traumas ou constrangimentos podem agravar ainda mais a mitomania.
CopiarCompartilhar
FantasiaA mentira atrai porque é fantasia. Ela pode ser lapidada em algo perfeito, sem a intenção de causar danos, enquanto a verdade é dura, magoa, escancara o sofrimento. O problema, é que a verdade machuca de uma vez só. Mas ser arrancado da ilusão de uma mentira pode fazer doer por um tempo muito longo.
CopiarCompartilhar
OmissãoO silêncio também pode ser uma mentira. A omissão é talvez, uma das formas mais cruéis de se enganar, pois é disfarçada. É justificada, já que, quem quer que a pratique, pode sempre dizer que “não mentiu”, ainda que saiba perfeitamente que está traindo a confiança de alguém.
CopiarCompartilhar
Visões diferentesEm toda situação, cada pessoa conhece a sua verdade. E mesmo que ela não seja como a do outro, não quer dizer que nenhuma das versões seja uma mentira. Pessoas diferentes, por vezes, têm visões radicalmente diferentes do mundo.
CopiarCompartilhar
DanosÉ fácil acreditar que só aquela mentirinha não faz mal. Difícil é consertar os danos que acontecem quando uma mentirinha foi longe demais.
CopiarCompartilhar
ImagemSe é preciso contar uma mentira para manter a sua imagem, considere bem se essa é uma imagem que você queira manter.
CopiarCompartilhar
Mentir para si mesmoÉ tolo é aquele que acredita que a mentira o salvará. Mas o maior tolo de todos é o que mente para si mesmo e que não sabe mais distinguir a falsidade da honestidade. Esse é quem se perdeu mais profundamente.
CopiarCompartilhar
Diferença entre as mentirasA diferença entre um mentiroso comum e um mitômano é, principalmente, a relação que a pessoa cria com a mentira. Quem sofre de mitomania acredita que não haja consequências negativas se sua mentira for vista como verdade. Ele também acredita que suas mentiras são o que o tornam interessante como pessoa, e que a mentira é uma resposta aceitável a qualquer pergunta. Em certo ponto, os mitômanos não precisam mais de um motivo para mentir; falar a verdade torna-se mais complicado, mesmo que seja extremamente mais simples do que mentir.
CopiarCompartilhar
CorrompidaUma mentira contada vezes demais, por gente demais, acaba por se tornar uma versão corrompida da realidade. Um fato aceito, mas que não é a verdade, apenas algo que se passa por ela, algo em que muita gente acredita e que pode fazer muito mal. Esta é a forma mais danosa da mentira
CopiarCompartilhar
ColorirO que um pode ver como mentira, outro pode ver apenas como uma forma de colorir a verdade.
CopiarCompartilhar
PoucoNão se engane no conforto de uma mentira. Não se zangue contra a crueza de uma verdade. Ambos duram pouco.
CopiarCompartilhar
DrogaA mentira, como qualquer outra droga, vicia. Prejudica não só aquele que faz uso dela, mas, principalmente, aqueles que estão ao seu redor. E, como uma droga, a mentira, quanto mais contada, mais se faz necessária contar.
CopiarCompartilhar