12 negros que conscientizam através da música
Os negros lutam por igualdade e pelas suas próprias vidas desde a antiguidade. Sabemos que, infelizmente, nos dias de hoje algumas pessoas ainda são racistas e menosprezam os negros de inúmeras formas. A luta por uma sociedade igualitária e representativa é diária, nas ruas, nos filmes, na televisão e também no mundo da música. Muitos artistas usam a arte para ter voz, para verbalizar o grito preso e também para conscientizar as pessoas sobre a importância de diversas questões sociais. A música liberta, ela tem poder, e faz com que todos os povos entoem as mesmas canções, sem julgamentos ou diferenças. Conheça 12 artistas negros incríveis que usam a música para conscientizar o mundo!
ProjotaProjota é rapper, compositor e produtor musical brasileiro. Um exemplo de canção com crítica social e conscientização é “O Homem Que Não Tinha Nada”, com a participação da cantora Negra Li, que fala sobre vida na periferia e nas favelas, a pobreza da grande massa brasileira, problemas em transporte e violência, entre outros.
CopiarCompartilhar
EmicidaUma das maiores revelações do hip hop/rap nacional, Emicida começou a carreira em batalhas e hoje em dia conquista cada vez mais fãs pelo país com músicas que falam sobre o abismo racial, de gênero e de classe econômica.
CopiarCompartilhar
CrioloCriolo é um compositor contemporâneo que retrata de forma muito coerente o cotidiano brasileiro. Suas músicas têm um grande impacto como retrato social e representam, principalmente, a realidade das periferias das grandes cidades e a desigualdade social.
Encante-se ao conhecer os negros mais influentes da história
CopiarCompartilhar
Michael JacksonO Rei do Pop também se fez presente em ações sociais por meio de músicas. Além de ter feito diversas campanhas voltadas para crianças e adolescentes, Michael se uniu à campanha USA for Africa e, junto com Lionel Richie, compôs a famosa canção “We Are The Wolrd”, cujos lucros foram revertidos para reduzir o índice de mortalidade e fome na África.
CopiarCompartilhar
Karol KonkaUma das revelações do pop nacional, Carol Konka traz músicas com mensagens feministas nas quais apoia o direito da mulher em fazer suas próprias vontades e ser o que quiser sem a opressão social — além de também abordar o preconceito contra o negro e o machismo.
CopiarCompartilhar
Gilberto GilConsiderado um dos artistas mais reconhecidos do país, Gil tem mais de 50 álbuns lançados e conta com músicas com influências no rock, no reggae e na música africana. O cantor foi um dos nomes que participou do movimento Tropicália, que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e promoveu um rompimento com a arte militante, abordando questões da situação política do país na época da ditadura.
Atente-se aos heróis negros dos quadrinhos
CopiarCompartilhar
BeyoncéFamosa e adorada mundialmente, a cantora e compositora Beyoncé, considerada uma das maiores artistas de todos os tempos (segundo o VH1), arrasta multidões com suas músicas Pop/R&B contemporâneo. Dentre diversos tipos de letra e melodia, algumas se destacam por ter um foco na questão social. Dois exemplos são “Flawless”, que conta com dizeres feministas da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e “Formation”, que faz referências à luta contra o preconceito e ao feminismo negro.
CopiarCompartilhar
Bob MarleyÉ tido como o maior cantor de reggae de todos os tempos. Com mais de 75 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Bob utilizava seu trabalho como forma de alertar sobre os problemas dos pobres e oprimidos socialmente — e para disseminar o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal.
CopiarCompartilhar
Milton NascimentoReconhecido mundialmente como um dos maiores cantores e compositores de Música Popular Brasileira, foi um dos cantores que se opuseram à Ditadura Militar — participou, inclusive, da famosa música de protesto “Cálice” (Cale-se), com Chico Buarque — e mostrou apoio ao “Nordeste Já”, “versão brasileira” do USA for Africa, criando as canções "Chega de Mágoa" e "Seca da água".
Conheça os 16 negros mais influentes de Hollywood
CopiarCompartilhar
Racionais MC'sNão se trata de um cantor especificamente, mas os MC’s Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue e o dj KL Jay, integrantes do Racionais MC’s, seguem a linha dos raps com críticas sociais: racismo, preconceito, miséria, crime organizado, drogas e brutalidade da polícia são temas recorrentes em canções do grupo.
CopiarCompartilhar
Elza SoaresUm dos maiores nomes da MPB e do samba, Elza Soares também entra pro time de artistas que denunciam os problemas sociais e estruturais, como a violência doméstica e o preconceito com transexuais — temas que estão em voga em seu último álbum: “A Mulher do Fim do Mundo”.
Fortaleça a igualdade com frases contra o racismo
CopiarCompartilhar
N.W.A.O grupo de rap cuja história recentemente rendeu um filme (Straight Outta Compton), composto por Eazy-E, DJ Yella, MC Ren, Dr. Dre e Ice Cube, surgiu no início dos anos 1990 nos EUA e revolucionou o rap reinventando a cultura negra para os jovens moradores de Los Angeles na época, onde a comunidade negra estava sempre em confronto com a polícia.
CopiarCompartilhar