Para não se sentir sozinha
A solidão é um dos sentimentos que mais amedrontam as pessoas. Mas qual é o verdadeiro mal de ser sozinho? Aprenda a apreciar sua própria companhia e você nunca mais se sentirá triste por estar sem companhia!
Olhe ao seu redorVocê não é o único. Se um momento de solidão aflige, pense em quantas pessoas no mundo também não estão na mesma situação? Por mais difícil que pareça, essa sensação também nos traz a ideia de que quase sejamos abraçados pelos outros que nos compreendem. E a compreensão é uma alma que nos alenta quando precisamos de algum tipo de conforto sobre a solidão.
CopiarCompartilhar
Ninguém nunca é igualO mundo te abraça com suas disparidades, peculiaridades também. Pense que, de sozinho, você automaticamente passa a ser parte de um todo gigantesco, cheio de pessoas que podem, nesse momento, também se sentirem sozinhas. Que acreditam que não tem alguém com quem contar, mas sempre há. O nosso próprio coração se encarrega de realizar as buscas em seus mecanismos independentes antes que a gente possa se dar conta.
CopiarCompartilhar
Estado de espíritoA felicidade é um estado, mas não precisa ser uma permanência. Isso significa que você não precisa sentir-se sozinho o tempo todo. Se tiver vontade de mudar, há sempre alguém disposto a receber. Ainda que o mundo pareça bastante complicado na atualidade, as pessoas ainda são feitas de amor e acolhimento, que te incluem naquilo que você quiser, desde que queira de verdade.
CopiarCompartilhar
Saia de casaE, se ainda não se sentir pronto, estar sozinho não é a pior coisa do mundo. Há milhares de programas que se pode fazer em companhia de si mesmo. Vá a algum lugar diferente, não fique em um lugar que só te lembre de ser único por ali. Valorize o silêncio, mas também o movimento, a aventura e a possibilidade. Escolha lugares de preferência nem muito lotados, nem muito vazios. Cafés, restaurantes, livrarias, museus e parques são boas opções para se divertir e distrair a mente.
CopiarCompartilhar
Gosto em práticaCom certeza você sabe o que é que aprecia. Então, vá em busca disso. Se te interessa arte, procure locais, materiais e até pessoas que se interessam pelo assunto e podem muito bem querer conversar sobre os temas. Quando se der conta, já terá entrado em um mundo que até então parecia um pouco desconhecido: o de voltar a ser inserido.
CopiarCompartilhar
Voluntariar-seSe estiver se sentindo triste, procure um dos melhores remédios: ajude alguém. O fato de estender a mão ao outro e prestar cada vez mais atenção em suas necessidades do que em nossas próprias é um “programa de transferência” que funciona muito. Entender que existem pessoas em situações mais difíceis do que as que passamos é receber um incentivo no coração. Daquilo que temos, como podemos ajudar aqueles que não possuem? Que possamos sempre agir e nos doar com felicidade.
CopiarCompartilhar
De dentro do peitoA amizade é a dádiva do mundo, mas ela começa de dentro de você. A primeira relação que você precisa conquistar é a sua própria. Afinal, é com você mesmo que vai conviver para sempre. Se orgulhe do que faz, conquiste a si mesmo antes de tentar atingir ao outro. Pois, também é muito verdade dizer que o modo como a gente se sente, influencia na forma como os outros nos veem.
CopiarCompartilhar
Inspiração e ar puroTudo fica melhor quando a gente se entende. Passa a estar sozinho, mas não solitário, o que é muito diferente. A primeira sensação, apesar de nos vermos como um ser único, é de plenitude e preenchimento. É exatamente aquele espaço que a gente precisa em algum momento. É de quando a gente precisa respirar.
CopiarCompartilhar
Poder de açãoA sensação de estar solitário vem diferente, não vem carregada da leveza. Vem carregada da tristeza, de começar a perder motivos para sorrir. Mas é importante perceber que, como qualquer outra coisa na vida, é uma escolha. E a gente é, de novo, o único responsável. Só nós podemos modificar o nosso próprio olhar, embora a gente sempre possa deixar que a energia contagiante do bem nos influencie.
CopiarCompartilhar
Arrisque e váPor isso, se submeta às experiências. Faça coisas diferentes, algo que você nunca experimentou. Vale uma peça de teatro, um filme, um livro ou uma playlist legal. O importante é rir muito! Se animar faz com que a gente se sinta compreendido, feliz e, consequentemente, muito menos sozinho.
CopiarCompartilhar
AutocontágioÉ aquela velha história de que sorrir contagia. E vale para a gente mesmo. O sorriso que damos também tem um autocontágio. Sabe aqueles dias lindos em que a gente sorri tanto que parece que tudo aquilo pelo qual a gente aguarda vai se resolvendo, vai tendo finais felizes e dando certo? É assim que funciona. Todo o bem que expressamos vai se alastrando e atingindo de volta a nós mesmos.
CopiarCompartilhar
Permanente X TemporárioÉ muito importante lembrar que há diferenças fundamentais entre a alegria e a felicidade. E que, ainda com as diferenças, não só é possível ser alegre e feliz ao mesmo tempo. A alegria é o sentimento temporário, não necessariamente datado, mas que tem motivos extremamente específicos. A felicidade é o sentimento mais profundo, fixo e arraigado no coração, é o acúmulo de imensas alegrias, a reserva que nos levanta naquele momento que mais precisamos.
CopiarCompartilhar
Amigo virtualA tecnologia, usada com moderação e cuidado, pode ser sua aliada digital. Encontre pessoas com os mesmos hobbies ou fazendo as mesmas buscas. Dê uma chance a você mesmo antes de solicitá-la a qualquer pessoa para quem você possa pensar em fazer isso. Por isso, busque. Você pode sim conseguir.
CopiarCompartilhar
Renovação necessáriaComo unir alegria e felicidade? Renove-se todos os dias! A felicidade se agiganta, pois soma em ti mais uma alegria contagiante. E é assim que a alegria tem sua manutenção diária: nós a conquistamos segundo aquilo que podemos fazer. Então, responda para si mesmo diariamente: o que você pode fazer para estar alegre e para ser feliz e ter a companhia de cada um desses sentimentos hoje? Eles mudarão seu modo de ver, tenha certeza!
CopiarCompartilhar
Tudo e mais um poucoAo final de tudo, apenas seja. Seja feliz, seja leve, seja franco e seja você mesmo. Assim, você será tudo, mas nunca estará tão sozinho quanto, nos tempos mais complicados, você pudesse se julgar. Nos novos momentos, você pode segurar o seu sorriso e dizer a ele: fique, pois aprecio sua companhia!
CopiarCompartilhar