Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Práticas que constam no "Manual das Boas Esposas" de 1950

Apesar de as mulheres ainda terem muita luta pela frente em termos de igualdade, a sociedade já evoluiu muito nessa questão. Mas não é preciso voltar muito tempo para percebermos toda opressão e machismo que elas sofriam. Essas 10 dicas do Manual das Boas Esposas exemplifica bem tudo isso. Confira!

A difícil missão de ser mulher

Se ser mulher na atualidade é difícil, imagine 70 anos atrás! Sabia que existiam regras esdrúxulas sobre o “lugar da mulher” na década de 1950? Um Manual das Boas Esposas (isso mesmo!), ditando o comportamento da mulher em relação à casa e principalmente ao marido. São escritos como esse que deixaram uma herança de violência e objetificação da mulher... ainda hoje, infelizmente, muito viva na nossa sociedade. Confira as “dicas” e prepare-se para se indignar.

Descubra os segredos do Universo Feminino com mensagens de mulher para mulher
Copiar
Compartilhar
Jantar

“Tenha o jantar sempre pronto. Planeje com antecedência. Esta é uma maneira de deixá-lo saber que se importa com ele e com suas necessidades.”

As necessidades masculinas eram sempre sobrepostas às femininas. A vida da mulher era em função do marido, ignorando-se completamente suas necessidades. Na atualidade, temos mulheres chefes de família e maridos que cuidam do lar e das crianças. Mas pode acreditar, em algum recôndito do país, essa ainda é uma realidade.


Copiar
Compartilhar
Sua vida não interessa

“Seja amável e interessante para ele. Seu dia foi chato e pode precisar que o anime e é uma das suas funções fazer isso.”

O papel da mulher era filtrar todas as coisas ruins (inclusive com ela) para não “enchê-lo com preocupações tolas”. Seus sentimentos jamais importavam. Fica a dica: mulheres, jamais suprimam seus sentimentos para fazer alguém feliz. Um casamento não envolve o bem-estar de um em detrimento do da outra parte.

Sobre relacionamento abusivo: Atenção mulheres!
Copiar
Compartilhar
Só ele merece tranquilidade?

“Minimize os ruídos. Quando ele chegar desligue a máquina de lavar, secadora ou vácuo. Incentive as crianças a ficarem quietas.”

Só ele merece silêncio, paz. Mas e a mulher? Ser dona de casa é um acúmulo infindo de tarefas. Ambos trabalharam – cada um em uma atividade –, portanto AMBOS estão cansados. Além disso, crianças não são máquinas para serem programadas para o silêncio ao nosso bel-prazer.


Copiar
Compartilhar
Ele pode tudo

“Não reclame se ele se atrasar para o jantar ou passar a noite fora. Veja isso como pequeno em comparação ao que ele pode ter passado durante o dia.”

Mais uma vez, a importância da mulher é relegada. E quais direitos têm os maridos de passar a noite fora? Então um dia difícil no trabalho é justificativa para uma escapadinha? Um relacionamento, em qualquer época, é baseado no respeito mútuo.

Dicas para identificar o comportamento machista
Copiar
Compartilhar
Subserviência

“Arrume o travesseiro e se ofereça para tirar os sapatos dele. Fale em voz baixa, suave e agradável.”

Mulheres não têm que se “adestrar”, muito menos, devem ser submissas a seus companheiros. Não temos que mudar nosso modo de falar, agir, nem a nossa aparência. Não existe essa ideia absurda de que “mulher tem que ser bela, recatada e do lar”.


Copiar
Compartilhar
Resignação, jamais!

“Uma boa esposa sabe o seu lugar.”

O lugar da mulher é onde ela quiser! Ela não é uma sombra do homem, não é um apêndice masculino. Mulheres são capazes de qualquer coisa, não há limites para suas potencialidades. Nunca deixe ninguém te dizer onde é o seu lugar. Ocupe qualquer espaço que desejar!

Casais também são amigos! Frases de amor e parceria
Copiar
Compartilhar
 
Não se violente

“Seja feliz em vê-lo. O receba com um sorriso caloroso, mostre sinceridade e desejo em agradá-lo. Ouça-o.”

A mulher não tem que violar seus sentimentos para agradar ninguém, muito menos o marido. Se você não está num bom dia e não puder ser uma boa ouvinte, ou não está a fim… simplesmente não faça. A única sinceridade que você deve mostrar é aquela que não coaja seus valores.


Copiar
Compartilhar
Participação é coisa dos dois!

“Coloque tudo em ordem. Dê uma volta pela parte principal da casa antes do seu marido chegar. Junte os livros escolares, brinquedos, papel e, em seguida, passe um pano sobre as mesas.”

Participação nas tarefas de casa é obrigação dos dois. Manter a casa organizada não é uma exclusividade da mulher. É dever de TODOS que moram na casa cuidar dela.

Mensagens para entender por quê homens e mulheres devem dividir tarefas!
Copiar
Compartilhar
Esposa não é empregada

“Durante os meses mais frios, você deve preparar e acender uma fogueira para ele relaxar. Seu marido vai sentir que chegou a um lugar de descanso e refúgio. Afinal, providenciando seu conforto, você terá satisfação pessoal.”

Companheiros não são nossos filhos. E nossos filhos também não serão bebezinhos para sempre. Eles precisam saber que não somos as responsáveis por seu conforto e, que, se eles querem alguma coisa, que arregacem as mangas e façam eles mesmos.


Copiar
Compartilhar
A pesada carga da maternidade

“Dedique alguns minutos para lavar as mãos e os rostos das crianças (se eles forem pequenos), pentear os cabelos e, se necessário, trocar de roupa. As crianças são pequenos tesouros e ele gostaria de vê-los assim.”

Os cuidados com as crianças quase sempre são impostos à mãe. Atualmente conseguimos ver uma luz nesse fim de túnel: homens participativos, que cuidam dos filhos – dividindo as tarefas, ou assumindo os cuidados integrais. Mas ainda são casos tímidos, e o machismo é predominantemente decisivo nessa tarefa. Mas o cenário, um dia, será muito mais favorável!

De mãe para mãe: Lições que só a maternidade traz
Copiar
Compartilhar
fechar