Prêmio Nobel 2014
Idealizados pelo inventor Alfred Nobel, os prêmios Nobel são os mais prestigiados prêmios nos campos de literatura, medicina, física, química e paz. A cada ano, são escolhidas pessoas que fazem grandes ações pela humanidade. Saiba mais sobre os homenageados de 2014.
Alfred NobelAlfred Nobel foi um químico, engenheiro e inventor sueco. Ele fez fortuna com suas mais de trezentas invenções, principalmente armamentos. A mais famosa delas foi a dinamite. Em 1888, um jornal francês, ao confundir a morte do irmão de Alfred, Ludvig, com a sua escreveu o obituário “o mercador da morte está morto”. Receoso de ser lembrado dessa forma, Alfred reescreveu seu testamento, dedicando sua herança à criação da Fundação Nobel.
CopiarCompartilhar
PrêmiosOs prêmios são distribuídos anualmente. Cada vencedor, ou laureado, recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma soma em dinheiro, decidida pela Fundação Nobel. Atualmente, o valor é de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 3,25 milhões de reais). Os laureados são anunciados durante o mês de outubro e a entrega ocorre no dia 10 de dezembro O Nobel da Paz é entregue em Oslo, pelo rei da Noruega. Os outros, em Estocolmo, e são entregues pelo rei da Suécia.
CopiarCompartilhar
Nobel da Paz Malala Yousafzay e Kailash SatyarthiA estudante paquistanesa e ativista indiano dividiram o prêmio "por sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação". Malala é uma militante pelo direito aos estudos para meninas. Em 2012 o talibã cometeu um atentado contra sua vida, no Paquistão devido às ações da garota. Aos 17 anos, ela se tornou a mais jovem vencedora do Nobel. Kailash é o organizador de manifestações e protestos pacíficos contra o trabalho infantil e a exploração de crianças para ganhos financeiros e contribuiu para convenções internacionais sobre os direitos das crianças.
CopiarCompartilhar
Mudar o mundo Malala YousafzayUma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo.
CopiarCompartilhar
Salvar as crianças Kailash SatyarthiUm dia um homem veio e contou que a família dele era mantida escravizada. E eu pensei que não adiantava apenas escrever a história. Eu precisava ir lá e salvar as crianças.
CopiarCompartilhar
Nobel de Química Stefan Hell, William E. Moerner e Eric BetzigO cientista alemão e os americanos Moerner e Betzig recebera o prêmio por criarem técnicas que aumentaram a capacidade de observação dos microscópios. A tecnologia permite que hoje seja possível observar processos em nível molecular em células vivas, como a comunicação entre células neurais, o que ajuda na pesquisa de doenças como Parkinson e Alzheimer. Apesar de terem recebido o prêmio juntos, os cientistas trabalharam separadamente, e combinando as descobertas de cada um, foi possível alcançar o resultado.
CopiarCompartilhar
Nobel de Física Shuji Nakamura, Hiroshi Amano e Isamu AkasakiNakamura (um engenheiro japônes naturalizado americano), Amano e Akasaki (físicos japoneses), inventaram diodos de luz azul. A tecnologia permite obter LED de cor branca, que por sua vez, permite diminuir drasticamente os gastos de energia com iluminação, preservando assim, recursos naturais. A academia sueca se referiu ao trabalho do trio como "arte de laboratório em seu nível mais alto"
CopiarCompartilhar
Trabalho complementar William MoernerOs nossos trabalhos se complementam por causa da aplicação das moléculas separadas. Eu fui o primeiro a detectar uma molécula só e, depois, os outros dois puderam detectar a luz de uma molécula. Para entendermos qualquer doença, temos que entender o que acontece dentro de cada célula exatamente.
CopiarCompartilhar
Nobel de Medicina Edvard Moser, May-Britt Moser e John O KeefeO casal dinamarquês May-Britt e Edvard, e o americano John O Keefe descobriram células cerebrais que ajudam seres humanos a se localizarem no espaço, ou, como foram apelidadas "o GPS mental". A pesquisa foi iniciada na década de 1970, por O Keefe. Três decadas depois, os Moser identificaram novas células. O trabalho responde uma pergunta antiga entre os cientistas, a de como sabemos onde estamos e como nos deslocaremos. As novas compreensões também podem ajudar a entender outras funções do cérebro.
CopiarCompartilhar
Apoio May-Britt MoserEu estou tão orgulhosa de todo o apoio que tivemos. As pessoas acreditaram em nós, naquilo que estivemos fazendo, e agora essa é a recompensa.
CopiarCompartilhar
Nobel de Literatura Patrick ModianoO autor francês é reconhecido como o maior escritor da França da atualidade. O prêmio foi concedido devido à "arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e jogou luz sobre a vida durante a ocupação". O comitê de premiação se refere à ocupação alemã na França na Segunda Guerra Mundial, durante a qual os pais de Modiano se conheceram. Suas obras abordam temas como memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa, se passam quase sempre em Paris e tem fundo autobiográfico.
CopiarCompartilhar
Noite de verão Patrick Modiano, No Café da Juventude PerdidaÉ agradável estar numa varanda ao ar livre e, por um momento, esquecer aquele quarto onde o aroma de flores, as conversas, e as músicas estavam fazendo sua cabeça se agitar. Uma noite de verão, tão suave e parada que você acredita que está apaixonado.
CopiarCompartilhar
Prêmio de Ciências EconômicasO Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foi criado em 1968 pelo Banco Central da Suécia. O prêmio não é concedido pela Fundação Nobel, mas por vezes é chamado de Nobel de Economia, ou de Ciências Econômicas. Ele segue as mesmas regras que regulam os prêmios Nobel e concede um prêmio de mesmo valor, pago com dinheiro público. Em 2014, o vencedor foi o economista e professor francês Jean Tirole.
CopiarCompartilhar