Resumo do livro Extraordinário
Qual é o resumo do livro "Extraordinário"? A obra, que nasceu a partir de uma situação vivenciada pela autora, R. J. Palacio, tornou-se rapidamente um sucesso de vendas. O motivo é que a história de Auggie Pullman trata, com delicadeza, de temas sensíveis, como a gentileza, a empatia e o amor ao próximo. Para saciar a vontade de quem lê o livro ou assiste ao filme em saber mais sobre esse universo, o MCA reuniu, em um só lugar, diversas reflexões sobre a obra, curiosidades relacionadas ao elenco do filme, um perfil dos principais personagens e diversas informações relevantes sobre a autora! Leia as mensagens e inspire-se na grandeza do pequeno Auggie.
Direto ao ponto“Extraordinário” é baseado em casos reais?
Personagens principais do livro “Extraordinário”
Qual o nome da doença de Auggie?
Frases do livro “Extraordinário”
A importância da família em “Extraordinário”
Resumo do livro Extraordinário
Desfecho de “Extraordinário”
O que o livro “Extraordinário” nos ensina?
Autora do livro “Extraordinário”
O que o capacete de astronauta representa para Auggie?
Curiosidades sobre os atores do filme “Extraordinário”
Adaptação para o filme “Extraordinário”
“Extraordinário” é baseado em casos reais?
A história de “Extraordinário” não é exatamente baseada em casos reais, mas tem a ver com uma situação que aconteceu com a escritora R. J. Palacio. Em uma sorveteria, ela encontrou uma criança com as mesmas características de Auggie. Um de seus filhos se assustou e começou a chorar. Sem saber o que fazer, a autora apenas se afastou do local. Ela se arrependeu da própria atitude e começou a se imaginar pelos olhos daquela criança.
CopiarCompartilhar
Personagens principais do livro “Extraordinário”
Análise dos personagensAuggie Pullman
Auggie, como é carinhosamente apelidado August Pullman, é um menino como qualquer outro, exceto pela síndrome de Treacher Collins. Como os demais, ele também tem as suas brincadeiras e seus brinquedos preferidos. Auggie ama tudo que está relacionado ao universo e adora se divertir com a sua cachorrinha, Daisy. É muito corajoso, admira a sua irmã, Via, e tem amigos inseparáveis na escola, como Jack Will e Summer. A sua época favorita do ano é o Halloween.
Jack Will
Jack Will é o melhor amigo de Auggie na escola. A amizade nasceu contrariando as expectativas: Jack Will foi colocado no comitê de boas-vindas a Auggie, pelo diretor da escola, o Sr. Buzanfa. Inicialmente, ele não queria andar com um garoto de rosto tão diferente, mas, depois de conhecer a personalidade de Auggie, não se separaram mais. Dentro e fora da escola, eles vivem grandes aventuras.
Summer Dawson
Summer Dawson é uma das alunas do colégio que Auggie frequenta. Ela chama a atenção por sua beleza: a pele morena e os olhos verdes como uma folha. Muito simpática, Summer é uma das meninas mais populares da escola, mas isso não significa que seja metida. Pelo contrário, ela conversa com todo o mundo e é muito gentil com Auggie, desde o seu primeiro dia de aula. Juntos, eles dão muitas risadas e enfrentam aqueles que querem prejudicar o amigo.
Julian Albans
Julian Albans é outro personagem bastante popular na escola, mas, ao contrário de Summer, ele faz questão de ser ruim para Auggie. Valendo-se de sua influência sobre os outros meninos, Julian motiva todos a pararem de andar ou de sequer falar com o protagonista. Por causa de uma de suas crueldades, praticadas na escola, Julian é levado ao diretor para uma reunião com os pais, e é aí que o leitor começa a entender de onde vem tanta agressividade.
Via Pullman
Via Pullman é a irmã mais velha de Auggie, por quem o menino tem adoração. Ela é muito afetuosa e racional, sempre pronta a oferecer, para o caçula, muito amor e proteção. Por outro lado, tanta dedicação dela e da família a Auggie acaba provocando o sentimento de solidão. Às vezes, Via sente ciúmes do irmão e da atenção que ele recebe, mas entende que os pais estão sempre ali para o que ambos precisarem.
Charlotte Cody
Charlotte Cody é mais uma das alunas da escola que Auggie frequenta. Ela chama a atenção por sua inteligência e conhece o protagonista por também fazer parte do comitê de boas-vindas, organizado pelo Sr. Buzanfa. Inicialmente, ela não tem uma grande aproximação com Auggie, preferindo focar a sua atenção no teatro e na dança. No entanto, quando ela vê o bullying praticado por outros garotos, fica ao lado de Auggie e, assim, tem início uma amizade.
Isabel e Nate Pullman
Pais de Via e Auggie, Isabel e Nate fazem de tudo pelos filhos. A mãe larga a carreira de ilustradora de livros infantis para se dedicar integralmente a August e Via, principalmente à educação do caçula. O pai continua trabalhando, mas se esforça para estar sempre presente, mostrando a importância de ser corajoso no que se deseja. Juntos, eles são um exemplo de como o cuidado atencioso faz bem às crianças.
Sr. Browne
O sr. Browne é um dos primeiros professores com quem Auggie tem contato na escola. Antes mesmo de começar a aula, ele comenta com os alunos sobre a importância de cultivar frases de positividade no dia a dia. Receoso, Auggie vê, naquela brilhante conversa, que a escola pode não ser tão apavorante assim. Ao longo do livro, Sr. Browne é uma figura de referência, ajudando o menino a enfrentar os desafios sem perder a doçura.
CopiarCompartilhar
Qual o nome da doença de Auggie?
Auggie tem a chamada síndrome de Treacher Collins, uma condição genética que provoca deformidades no rosto, como olhos caídos e a mandíbula deslocada, porque alguns ossos e tecidos não se desenvolvem. O tratamento envolve cirurgias, geralmente várias, como é o caso do personagem. Na vida real, um exemplo de portador da síndrome é Nathaniel Newman, um menino estadunidense que passou por mais de 70 cirurgias na infância.
CopiarCompartilhar
Frases do livro “Extraordinário”
Frases marcantes do livro“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
Reflita com várias outras frases do universo de "Extraordinário"
“Carregamos, dentro de nós, as coisas extraordinárias que procuramos à nossa volta.”
“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”
“Ser bom é sempre um ato de coragem.”
“Não tenha amigos que não estejam à sua altura.”
“Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós.”
“Amizades definitivamente não têm a ver com medalhas.”
“Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.”
“É muito estranho como um dia você pode estar neste mundo e, no dia seguinte, não estar mais.”
“O que é belo é bom, e o que é bom em breve será belo.”
CopiarCompartilhar
A importância da família em “Extraordinário”
A família é um pilar de afeto e encorajamento em “Extraordinário”. Enfrentar o primeiro dia na escola já é um desafio enorme para qualquer criança. No caso de Auggie, a situação é ainda mais complicada. Por isso, os pais, Isabel e Nate, e a irmã, Via, demonstram apoio ao menino desde o primeiro momento, enfrentando juntos os casos de bullying e as exclusões sofridas por Auggie. Mesmo que Auggie seja portador de uma síndrome delicada, ele jamais é visto como um peso pela família.
CopiarCompartilhar
Resumo do livro Extraordinário
August Pullman, o Auggie, é um menino com uma síndrome genética chamada Treacher Collins, a qual provoca deformidades no rosto. Ao longo da infância, passou por diversas cirurgias e nunca frequentou a escola. Com medo do preconceito, os pais de Auggie mantiveram os estudos por conta da família, até o aniversário de 10 anos do garoto.
Saiba como acordar o que há de mais extraordinário em você
Então, com a síndrome já estabilizada, eles imaginaram que era a hora de Auggie ir à escola; no entanto, compreensivos, eles permitiram que o próprio filho decidisse. Assim, Auggie escolheu ir para a escola e enfrentar não apenas o fato de ser novo em um colégio, mas também receber olhares estranhos por causa de sua condição. Ainda que várias crianças tenham sido gentis com ele, desde o princípio, outras praticavam bullying. Mesmo assim, Auggie não se abalou.
A história do livro “Extraordinário” se desenrola com muita delicadeza, mostrando que as crianças são, bem ou mal, um reflexo de seus pais. Por isso, se os exemplos em casa são gentis, os pequenos também serão.
CopiarCompartilhar
Desfecho de “Extraordinário”
Alerta de spoiler! O desfecho de “Extraordinário”, tanto no livro quanto na adaptação para o cinema, é emocionante. As últimas cenas que o leitor (ou o telespectador) acompanha, na vida de Auggie, é a tão esperada formatura na Escola Beecher Prep. Durante a ocasião, o garoto recebe a medalha Henry Ward, por enfrentar as dificuldades de uma escola nova com tanta coragem e bravura. Em seguida, todos o aplaudem de pé, levando-o a um sentimento de plenitude e pertencimento.
CopiarCompartilhar
O que o livro “Extraordinário” nos ensina?
São muitos os ensinamentos de “Extraordinário”. O primeiro deles é que não se deve julgar ninguém pela aparência, pois o que ela traz no coração é muito mais importante do que como ela se parece. Além disso, o livro traz a beleza da inclusão e da gentileza, principalmente quando alguém está sendo vítima de algum tipo de exclusão. Por fim, também fala sobre o papel da família sobre os valores de um ser humano.
Veja por que ser mais amoroso com o próximo
CopiarCompartilhar
Autora do livro “Extraordinário”
R. J. Palacio foi diretora de arte e designer gráfica por mais de 20 anos. Nesse período, ela ilustrou livros de ficção e não ficção, além de obras infantis. As suas primeiras produções foram publicadas com o nome de Raquel Jaramillo. “Extraordinário” foi o seu primeiro autoral, seguido de “365 Dias Extraordinários”, “Auggie & Eu” e “Diário Extraordinário” — todos sobre o mesmo universo. A escritora é de Nova York, é casada, tem dois filhos e dois cachorros.
CopiarCompartilhar
O que o capacete de astronauta representa para Auggie?
Auggie é um grande entusiasta de tudo aquilo que envolve o espaço, e, por isso, “Star Wars” é uma de suas séries preferidas. O capacete de astronauta, além de ser algo que remete a esse universo, é uma forma, encontrada pelo menino, de esconder as suas deformidades. Como consequência, o objeto torna-se um lugar seguro, onde ele pode lidar com os próprios medos antes de enfrentá-los, de fato. Quando começa a ir para a escola e sofrer bullying, Auggie encontra no capacete o seu esconderijo.
CopiarCompartilhar
Frases de Livros marcantesFrases de “A hospedeira”
Frases de “O que o sol faz com as flores”
Frases de “O mundo de Sofia”
Frases de “A garota exemplar”
Frases de “P.S. Eu Te Amo”
Frases de “Fallen”
Frases de “1984”
Frases de “Diário de uma Paixão”
Frases de “Quem é você, Alasca?”
Frases de “Dezesseis Luas
Frases de “Métrica”
Frases de “O melhor de mim”
Frases de “Divergente”
Frases de “A redoma”
Frases de “Cidades de papel”
Frases de “Um estranho no ninho”
Frases de “O caçador de pipas”
Frases de “A seleção
Frases de “O Hobbit”
Frases de A hospedeira
Frases de “A última música”
Frases de “Vidas Secas”
Curiosidades sobre os atores do filme “Extraordinário”
Relatos do elencoR. J. Palacio
Conheça os pensamentos da atriz Julia Roberts
Ainda que não tenha atuado em nenhum papel principal, a autora do livro acompanhou, de perto, as gravações, como produtora executiva. Ela até se aventurou também como figurante, junto dos próprios filhos.
Sonia Braga
A atriz com carreira internacional fez uma breve participação no filme, sendo a única brasileira a atuar na produção. Ela interpretou o papel da avó de Auggie, a quem Via, irmã do menino, recorria nos momentos em que se sentia sozinha.
Julia Roberts
A estrela que deu vida à mãe da Auggie, Isabela, já era fã do livro “Extraordinário” antes que pensassem em transformá-lo em filme. Depois de ler a obra, Julia Roberts pediu para seu agente que ficasse de olho nas movimentações e a escalasse para o elenco, caso o livro viesse a ser adaptado. Deu certo!
Jacob Tremblay
Com um profissionalismo espantoso, Jacob Tremblay precisava de duas horas de maquiagem, todos os dias, para se transformar em Auggie. Quando contracenava com Julia Roberts, ele estava sempre caracterizado, por isso, ela nunca o viu sem maquiagem até o final das gravações.
Outra curiosidade interessante sobre o ator é que ele visitou um hospital com várias crianças portadoras da síndrome de Treacher Collins e pediu para que os pacientes contassem, em cartas, a sua experiência. Os textos foram recolhidos e reunidos em um fichário, o qual ele lia antes de interpretar, nas cenas mais impactantes.
Noah Jupe
Noah Jupe, o ator mirim que fez o papel de Jack Will, tornou-se amigo, na vida real, de Jacob Tremblay. Inicialmente, ele é quem interpretaria Auggie, mas houve uma mudança, e os dois firmaram uma amizade no set.
Daveed Diggs
O ator que fez o querido Sr. Browne foi professor. Antes de entrar para as artes cênicas como protagonista do musical “Hamilton”, ele atuava dentro da sala de aula. Durante as filmagens, Daveed Diggs sentiu nostalgia, ao voltar para o cenário escolar.
CopiarCompartilhar
Adaptação para o filme “Extraordinário”
2017Quando um livro vira filme, a chance de dar errado é grande. Não foi o caso de “Extraordinário”. A adaptação para os cinemas foi um sucesso que trouxe ainda mais leitores para a obra original. Com muita delicadeza e sensibilidade, além de um elenco incrível, o filme consegue mostrar as consequências das dificuldades enfrentadas por Auggie, para além de sua síndrome. O protagonista é interpretado por Jacob Tremblay. Julia Roberts também deixa sua marca no papel da mãe, Isabel.
CopiarCompartilhar