Curiosidades sobre o Dia das Mães
Desde as formas mais tradicionais, com presentes e comida, até amarrando as matriarcas da família, o Dia das Mães é comemorado de maneira bastante variada ao redor do mundo. As celebrações e datas variam de cultura para cultura, mas sempre são bem interessantes.
MãeA palavra grega “meter” e palavra sânscrita “mantra” podem significar “mãe” e “medida”.
CopiarCompartilhar
História do Dia das MãesA data como conhecemos hoje é uma criação moderna. Uma jovem professora americana, Anna M. Jarvis (1864-1948), perdeu sua mãe em 1905 e entrou em profunda depressão. Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Passou a escrever longas cartas a políticos, empresários, comerciantes e religiosos sugerindo a criação de um dia em homenagem às mães.
CopiarCompartilhar
Datas diferentesO Dia da Mães é agora celebrado em muitos países do mundo. Austrália, México, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Bélgica, Rússia, China ou Tailândia são alguns dos muitos países com celebrações especiais dedicadas às mães. Os dias, contudo, diferem por vezes de país para país.
CopiarCompartilhar
Primeiras comemoraçõesEm 1908, algumas igrejas de sua cidade, Grafton (Virgínia), e da Filadélfia, onde ela também já tinha morado, escolheram o dia 10 de maio – um dia depois da data de aniversário da morte da senhora Jarvis – para lembrar as mães. Em 1910, a Virgínia foi o primeiro Estado a festejar oficialmente o Dia das Mães. No ano seguinte, quase todos os Estados americanos seguiram a ideia.
CopiarCompartilhar
Muitos filhos!A brasiliense Madalena Carnaúba é a brasileira com o maior número de filhos biológicos registrados. Nascida no dia 22 de julho de 1920, Madalena teve 32 filhos durante seus 90 anos de vida. Ela faleceu em janeiro de 2011. Apesar de ter sido uma das mulheres mais férteis do mundo, Madalena não chegou nem perto da recordista mundial no quesito maternidade. A chilena Leontina Albino teve, de 1943 a 1981, 64 filhos (55 deles, devidamente registrados).
CopiarCompartilhar
BudaBuda honrou as mães quando disse: “Uma mãe, mesmo que arrisque a sua vida, ama e protege o seu filho para que o homem possa cultivar a compaixão pelo mundo inteiro”.
CopiarCompartilhar
BastOs antigos egípcios acreditam que “Bast” era a mãe de todos os gatos do mundo e que os gatos eram animais sagrados.
CopiarCompartilhar
CravosAnna criou também um símbolo em homenagem às mães: o cravo. O vermelho seria para presentear a mãe viva e o branco, a morta. Ela chegou a ser presa por perturbação da ordem, ao invadir uma convenção da Associação das Mães de Veteranos de Guerra, acusando-a de vender cravo com fins lucrativos. Ao sair da cadeia, Anna declarou que estava arrependida de ter criado o Dia das Mães.
CopiarCompartilhar
EconomiaVocê gosta mais da sua mãe ou do seu pai? Para muitos, essa pergunta parece impossível de ser respondida. Analisando-se o ranking de gastos dos brasileiros com presentes, uma coisa, no entanto, é certa: o brasileiro investe mais para agradar à mamãe do que ao papai. O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais rende lucros ao varejo no país. Só perde para o Natal. O Dia dos Pais assume uma discreta quinta posição, atrás do Dia das Crianças e da Páscoa.
CopiarCompartilhar
BrasilNo Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, desde 1918, o Dia das Mães já era comemorado pela Associação Cristã de Moços. Aqui, assim como nos Estados Unidos, na Itália e no Japão, a data não é fixa: comemora-se no segundo domingo de maio. No México, as mães são homenageadas sempre no dia 10 de maio. Na Tailândia, a festa acontece em 12 de agosto, em homenagem à rainha Mom Rajawongse Sirikit.
CopiarCompartilhar
InglaterraNa Inglaterra, o Dia das Mães comemora-se no quarto domingo da quaresma – como este dia não é fixo, a data varia anualmente. Diz-se que este foi o primeiro país em que se iniciou a comemoração e que a tradição começou no país à época em que este estava sob domínio do Império Romano. Na prática, a tradição dizia que os cristãos deveriam retornar à paróquia em que eles foram batizados, “a-mothering”. Atualmente, filhos e netos visitam mães e avós com comidas gostosas e mimos.
CopiarCompartilhar
PortugalDurante muitos anos, o Dia da Mãe, como eles preferem chamar, no singular mesmo, celebrou-se em Portugal em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, ligada à concepção de Jesus Cristo na Virgem Maria. Atualmente, a data celebra-se no primeiro domingo de maio.
CopiarCompartilhar
MoçambiquePaís da África Oriental colonizado por portugueses, Moçambique comemora o Dia das Mães na mesma data que Portugal, Espanha, Cabo Verde, Angola, Lituânia e Hungria: no primeiro domingo de maio. A família tem um papel muito importante na sociedade moçambicana e, portanto, a figura da mãe é extremamente valorizada. Nesta data especialmente, há tradição de afetos, carinhos e retribuição.
CopiarCompartilhar
EtiópiaNa Etiópia, a festa de Dia das Mães dura três dias e chama-se “Antroshts”. Ela ocorre entre outubro e novembro, no final da estação de chuvas no país. As famílias se reúnem pela manhã e, enquanto as filhas se ungem com manteiga, os homens cantam. Ao contrário de algumas tradições ocidentais, neste caso, as mães participam da elaboração das refeições das festividades.
CopiarCompartilhar
TailândiaNa Tailândia, desde 1970, o Dia das Mães comemora-se em 12 de agosto, aniversário da rainha Sirikit Kitiyakara, que é considerada “mãe de todos”, por decreto do governo. Ainda hoje a comemoração ocorre nesta data, com direito à feriado nacional e fogos de artifício.
CopiarCompartilhar
BolíviaA história do Dia das Mães na Bolívia, celebrado em 27 de maio, é bastante interessante. Durante a guerra pela independência boliviana da Espanha, no século 19, após a morte de pais, filhos e irmãos, em 27 de maio de 1827, um grupo de mulheres de Cochabamba foi à luta contra o exército espanhol na Coronilla Hill. Elas ficaram conhecidas como “Heroínas de Coronilla” e nesta data passou-se a comemorar o Dia das Mães.
CopiarCompartilhar
IndonésiaO Dia das Mães da Indonésia é comemorado em 22 de dezembro desde 1953 por determinação do governo, uma vez que nesta mesma data, em 1928, ocorreu o Primeiro Congresso Indonésio de Mulheres. A data é considerada de extrema importância para os movimentos de mulheres no país e é utilizada para lembrar as contribuições femininas para a Indonésia.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDia das Mães
Maternidade
Mensagens evangélicas para o Dia das Mães
Mensagens de Dia das Mães
Mãe de coração
Mensagens de Dia das Mães para madrasta
EgitoNo Egito, o Dia das Mães passou a ser celebrado no equinócio da primavera, em 21 de março. Diz-se que a data foi proposta pelo jornalista egípcio Mustafa Amin inspirado pela história de uma viúva ignorada por seu filho. Posteriormente, a data foi incorporada também por outros lugares como os Emirados Árabes Unidos e o Iraque.
CopiarCompartilhar
NepalNo Nepal, o Dia das Mães comemora-se no último dia do mês Baishakh – podendo ser em abril ou maio. Lá a celebração surgiu a partir de uma antiga tradição hindu. Tradicionalmente, neste dia, é feita uma peregrinação as lagoas Mata Tirtha perto de Katmandu.
CopiarCompartilhar
IsraelO Dia das Mães também é conhecido como o Dia da Família em Israel e celebra-se no 30° dia de Shevat, que geralmente acontece em fevereiro. Conta-se que a data surgiu na década de 1950, quando uma menina de 11 anos chamada Nechama Biedermann escreveu uma carta para o jornal infantil Haaretz Shelanu propondo que o Dia das Mães de Israel fosse comemorado no aniversário de morte de Henrietta Szold, uma mulher que, embora nunca tenha sido mãe, desempenhou ativo papel na ONG Youth Aliya, auxiliando no cuidado com crianças judias na época do holocausto. O jornal concordou e a decisão foi bem aceita no país também. Posteriormente, no entanto, a data tornou-se Dia da Família e foi perdendo a importância.
CopiarCompartilhar
FrançaNa França, o Dia das Mães celebra-se no último domingo de maio. Quando a comemoração cai na mesma data do Dia de Pentecostes, ela é postergada para o primeiro domingo de junho. Em 1806, Napoleão Bonaparte já havia tentado evocar um dia de festa para homenagear as mães, mas só em 1950 foi realmente criada uma lei para a celebração da data.
CopiarCompartilhar
PanamáNo Panamá, país latino-americano, o Dia das Mães celebra-se em 8 de dezembro, que também é Dia da Imaculada Conceição, data religiosa ligada à concepção de Jesus Cristo pela Virgem Maria. A data foi sugerida em 1930, pela esposa do então presidente Florencio Harmodio Arosemena.
CopiarCompartilhar
SérviaNa Sérvia, a tradição do Dia das Mães é bastante inusitada. A data é comemorada dois domingos antes do Natal, em dezembro, e as mães são amarradas por seus filhos e só podem ser soltas após presentearem e darem doces para crianças. Doideira, né? O Dia dos Pais é comemorado de forma semelhante no domingo seguinte.
CopiarCompartilhar
IrãNo Irã, o Dia das Mães é comemorado no dia 20 do mês Jumada al-thani, sexto mês do ano islâmico, seguindo calendário lunar. A data foi escolhida por ser o aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. No país, ela é utilizada para celebrar o conceito tradicional nacional de família.
CopiarCompartilhar
Coreia do SulE os asiáticos sempre são surpreendentes. Na Coreia do Sul não há distinção entre Dia das Mães e Dia dos Pais: na verdade, ambas as celebrações ocorrem em 8 de maio. Inicialmente, a data celebrava apenas a maternidade, mas isso foi alterado para que os pais não se sentissem excluídos.
CopiarCompartilhar
NicaráguaNa Nicarágua, o Dia das Mães comemora-se em 30 de maio. A data foi decretada pelo general General Anastasio Somoza, na década de 1940, para homenagear o aniversário de sua madrasta. Apesar disso, no país, a data é bastante celebrada e lucrativa.
CopiarCompartilhar
GréciaPrestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Reia, mãe dos deuses.
CopiarCompartilhar
EtiópiaO Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres –mães e filhas– fazem uma dança em homenagem às famílias.
CopiarCompartilhar
ÍndiasAs mulheres nativo-americanas eram honradas com a expressão “Vida da Nação” pela sua dávida de maternidade.
CopiarCompartilhar
RomanosOs romanos faziam uma grande festa no início de março chamada “Matronalia”. Na Idade Média, os ingleses celebravam o “Mothering Day”. As pessoas mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas casas. Por isso, nesse dia, elas tinham o direito de ir até os seus lares e ficar junto de suas mães.
CopiarCompartilhar
IndonésiaNa Indonésia, o Dia das Mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.
CopiarCompartilhar
BolíviaNa Bolívia, o Dia das Mães é celebrado em 27 de maio, data que comemora a Batalha de La Coronilla. No combate, que ocorreu em 1812 durante a guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol, onde atualmente fica a cidade de Cochabamba.
CopiarCompartilhar
SérviaO Dia das Mães é comemorado de maneira inusitada na Sérvia. A data é celebrada em dezembro, dois domingos antes do Natal. As mães são amarradas por seus filhos, e só podem ser soltas após darem presentes e doces para as crianças. No domingo seguinte é comemorado o Dia dos Pais, de maneira semelhante.
CopiarCompartilhar
TailândiaNa Tailândia, a data é celebrada em 12 de agosto, dia do aniversário da rainha consorte do país, Sirikit Kitiyakara, considerada a mãe de todos os tailandeses. A data foi celebrada pela primeira vez na década de 1980, em um esforço para promover a família real. Na data, casas e edifícios públicos do país são decorados e há queima de fogos.
CopiarCompartilhar
IrãNo Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data cai no dia 20 do mês Jumada al-thani, o sexto mês do ano islâmico, que segue o calendário lunar. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.
13 – Finalmente, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, ficando para o segundo domingo de maio.
CopiarCompartilhar
Coréia do SulNa Coreia do Sul, não há distinção entre pais e mães na comemoração. Por isso, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.
CopiarCompartilhar
NepalNo Nepal, o Dia das Mães é comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio no calendário gregoriano. Para homenagear as mães que já morreram, é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.
CopiarCompartilhar
PanamáNo Panamá, o dia das mães é comemorado no dia 8 de dezembro, durante a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição –sendo uma data bastante religiosa e vinculada à imagem da mãe de Jesus e de sua concepção pelo Espírito Santo. A data foi sugerida em 1930 pela mulher do então presidente do país, Florencio Harmodio Arosemena.
CopiarCompartilhar
FrançaNa França, a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prêmio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes. A comemoração atualmente ocorre no último domingo de maio (quando a data coincide com o dia de Pentecostes, data que marca o 50º dia após o domingo de Páscoa, o Dia das Mães é transferido para o primeiro domingo de junho).
CopiarCompartilhar