10 Curiosidades sobre a vida no circo
"Respeitável público, o espetáculo do nosso circo vai começar..." Só de ouvirmos essa frase já sentimos o frio na barriga e os olhos brilham. Você sabe, entretanto, o que há por trás do show assistido toda vez que você vai ao circo? Dia 27 de março comemoramos, no Brasil, o Dia do Circo. Pensando nisso, o Mensagens com Amor decidiu contar para você o que acontece quando as cortinas se fecham em um palco circense. Confira nosso top 10 curiosidades sobre a vida do circo, mergulhe nesse universo mágico e não deixe de prestar sua homenagem a todos que cultivam essa arte e espalham alegria pelos quatro cantos do Brasil!
Circo no BrasilNo Brasil, o circo chegou no final do século 19, trazido pela família Wassilnovich. Geralmente, as famílias de europeus traziam para o Brasil novas tendências. Os ciganos, por exemplo, demonstraram habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. A primeira escola de circo brasileira foi a Piolin, fundada em 1977, em São Paulo.
CopiarCompartilhar
O circo mais famoso e mais antigoO Circus Maximus foi o primeiro circo famoso constatado historicamente. Foi inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150.000 pessoas. Entre as atrações, havia corridas de carruagem, lutas de gladiadores, apresentação de animais selvagens, pessoas que engoliam fogo. Foi destruído em 40 a.C. num incêndio e foi substituído pelo Coliseu, em Roma.
CopiarCompartilhar
Dia do CircoO Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. É uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.
Confira mais frases para celebrar o Dia do Circo
CopiarCompartilhar
Escolas no Brasil para os circensesExiste uma lei que obriga as escolas municipais e estaduais de todas as cidades do País a receberem os alunos filhos de profissionais do circo, visto que todos têm o direito de frequentar as aulas, mesmo quando não há mais vagas.
Veja frases sobre espetáculos
CopiarCompartilhar
Músicas no circoConheça mais sobre o circo e escute nossa playlist no Spotify.
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Cirque du SoleilO Cirque du Soleil é o mais conhecido do mundo. Teve início com um grupo de artistas de rua, em 1984, no Canadá. Atualmente, tornou-se uma empresa que conta com mais de 5 mil funcionários, contendo 1300 artistas de 50 países diferentes que falam 25 idiomas distintos, cerca de 40% dos artistas vêm do esporte, como ginástica rítmica e mergulho.
CopiarCompartilhar
Geração em geraçãoGeralmente, em grandes circos, o conhecimento circense é passado de geração para geração e famílias inteiras se dedicam a divertir os outros. Quando nascem, os pais comumente já procuram alguma função "que está em falta" no espetáculo para começar a treinar os filhos de acordo com seus gostos.
Celebre também o astro do circo no Dia do Trabalho
CopiarCompartilhar
Dia a DiaNormalmente, os circos têm entre 30 a 70 pessoas que trabalham em diferentes funções, para fazer o entretenimento realmente funcionar. Essas pessoas costumam viver em trailers e muitos nunca tiveram uma moradia fixa, pois acompanharam os familiares nessa rotina nômade desde pequenos.
CopiarCompartilhar
PalhaçoSegundo historiadores, os primeiros palhaços surgiram no Egito Antigo e tinham características parecidas com os bobos da corte da Europa. Na Europa, os palhaços são menos falantes, se apresentam por meio de mímicas. No Brasil, ficou caracterizado por ser mais engraçado e falar mais.
Conheça mais sobre um grande nome da vida circense, Marcos Frota
CopiarCompartilhar
EntretenimentoGeralmente, os integrantes do circo apresentam mais de uma atração no espetáculo. As pessoas correm nos bastidores para trocar os figurinos e estarem prontos para entrar novamente. Muitos também ajudam nas barraquinhas em que há venda de alimentos para o público em geral.
CopiarCompartilhar
MontagemO circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro e arquibancada. Para se montar um circo, leva-se, em média, oito horas; para desmontá-lo, em média quatro horas.
Lindas frases de circo do amor
CopiarCompartilhar