10 fatos marcantes para quem viveu os anos 2010
O tempo passa, e, quando nos damos conta, muitas coisas ficaram para trás. Essas coisas são tão abrangentes que podem envolver acontecimentos positivos e negativos, mudanças que deixaram marcas em nós até hoje, transformações no modo de trabalho e até a maneira de nos relacionarmos com as pessoas. Fato é que um dos marcadores mais usados nessas fases de nossas vidas são os anos. São eles que ditam a saudade, a nostalgia e até o arrependimento. Para quem já viveu várias décadas, isso é ainda mais forte, já que a pessoa acompanha também as mudanças que o mundo impõe. E você? Quais épocas viveu? Confira nesta página 10 fatos marcantes dos anos 2010 e relembre tudo que rolou nessa fase.
Primavera ÁrabeLá se vão mais de dez anos desde que você provavelmente ouviu falar sobre a Primavera Árabe, uma série de protestos que eclodiu nos países do Norte da África e do Oriente Médio, todos contra os governos geralmente ditatoriais estabelecidos. As coisas começaram na Tunísia, mas logo se expandiram para Egito, Líbia, Síria e outros países. Estudiosos afirmam que as revoluções só foram possíveis por causa das redes sociais. Os protestos, que foram bastante violentos em alguns lugares, culminaram na queda de vários governos, no assassinato do presidente da Líbia, Muammar Gadhafi, e na guerra civil síria, que ainda continua acontecendo.
CopiarCompartilhar
Atentado à revista “Charlie Hebdo”Em janeiro de 2015, terroristas islâmicos invadiram a sede da revista satírica “Charlie Hebdo”, em Paris, na França, e mataram 12 pessoas, incluindo funcionários da publicação e policiais. A motivação do ataque, segundo os grupos terroristas que reivindicaram sua autoria, foi a publicação de charges com o profeta Maomé. Para os muçulmanos, é proibido representar o profeta, seja por meio de desenhos ou de outra forma.
Islamismo: conheça melhor a religião
CopiarCompartilhar
Acidente nuclear de FukushimaEm 2011, aconteceu o maior desastre nuclear da humanidade, desde o acidente nuclear de Chernobyl, na Rússia, em 1986. Na cidade de Fukushima, no Japão, um terremoto de magnitude 8,7 destruiu três dos seis reatores nucleares do município, forçando a evacuação de mais de 150 mil pessoas que moravam na região.
CopiarCompartilhar
Copas do MundoDuas Copas do Mundo aconteceram na década, a primeira, em 2014, realizou-se no Brasil e teve a Alemanha como campeã. A segunda, realizada na Rússia, em 2018, teve a França como campeã mundial. Na edição de 2018, o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final. Em 2014, por sua vez, aconteceu um dos maiores vexames da história do futebol brasileiro: a derrota por 7 a 1 diante da Alemanha, na semifinal.
Fique por dentro do esporte, com 25 curiosidades sobre a história do futebol
CopiarCompartilhar
Eleição de Donald TrumpNo fim de 2016, o mundo voltou suas atenções ao processo eleitoral que definiria o novo presidente dos Estados Unidos da América, que sucederia o popular Barack Obama, que governou de 2009 a 2016. O pleito foi disputado entre a ex-senadora, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado Hillary Clinton, pelo Partido Democrata, e o magnata do setor imobiliário Donald Trump, pelo Partido Republicano. Apesar de ter recebido menos votos, Donald Trump foi declarado vencedor, já que o modelo das eleições americanas não leva em consideração a maioria. O mandato de Donald Trump se encerra em 2020, mas ele já declarou que tentará a reeleição.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Impeachment de Dilma RousseffEm 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para a Presidência da República: Dilma Rousseff (PT), ex-ministra do governo Lula (PT), que durou entre 2003 e 2010. Em 2014, Dilma Rousseff conseguiu se reeleger, vencendo Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. O que se seguiu à eleição da presidente foi uma grande onda de protestos e de pressão da classe política para tirá-la do cargo, o que aconteceu em agosto de 2016, quando o mandato dela foi cassado, e seu vice, Michel Temer (PMDB), foi conduzido à Presidência. Michel Temer foi sucedido por Jair Bolsonaro (sem partido, mas eleito pelo PSL), que assumiu em 2019 e tem mandato até 2022.
Conheça a biografia da primeira presidente mulher do Brasil
CopiarCompartilhar
Estado IslâmicoNo Oriente Médio, mais precisamente na Síria e no Iraque, surgiu a organização terrorista autoproclamada Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que surgiu com o objetivo de estabelecer um califado (governo que segue as leis muçulmanas) na região e, em seguida, no mundo. A guerra ao Estado Islâmico foi declarada pelo braço armado da Organização das Nações Unidas em junho de 2014. No fim da década, os Estados Unidos afirmaram que a organização terrorista já havia perdido cerca de 40% de seu território e estava com o seu exército enfraquecido, apesar de ainda continuar atuante no Iraque.
CopiarCompartilhar
IncêndiosEm menos de um ano, dois símbolos culturais de seus países foram parcial ou totalmente destruídos por incêndios. Em setembro de 2018, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi totalmente destruído pelas chamas, que levaram consigo todo o acervo sobre História Natural do país. Oito meses depois, em abril de 2019, um incêndio destruiu parte da história Catedral de Notre-Dame, em Paris (França).
CopiarCompartilhar
“Game of Thrones”Maior fenômeno da cultura pop dos anos 2010 (há quem diga que foi da história…), o seriado “Game of Thrones”, produzido e transmitido pelo canal HBO, estreou em 2011 e teve sua temporada final em 2019, causando a alegria (e a decepção de muitos fãs). O sucesso do seriado também é símbolo da ascensão dos seriados, que pouco a pouco se introduziram no cotidiano das pessoas, e do crescimento de plataformas de streaming de filmes e séries, como Netflix e Amazon Prime. Há quem diga que “Game of Thrones” iniciou a era dos seriados, que deve durar alguns (ou muitos) anos.
Quer saber mais sobre "Game Of Thrones"? Confira curiosidades sobre a série
CopiarCompartilhar
Barragem de MarianaEm 5 de novembro de 2015, uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco se rompeu no município de Mariana, em Minas Gerais. Além da contaminação do meio ambiente, o acidente destruiu boa parte da cidade e deixou 18 mortos. Quatro anos depois, em 25 de janeiro de 2019, outra barragem de rejeitos de mineração se rompeu, dessa vez na cidade de Brumadinho, também em Minas Gerais. Os mortos passaram de 200.
CopiarCompartilhar