Transgêneros famosos
O mundo vem mudando em grandes proporções nos últimos tempos. As novas gerações são mais livres e possuem maior liberdade para se expressar da forma como se sentem melhor. A comunidade LGBTQIA+ cresce e seus membros conquistam cada vez mais o lugar para o qual jamais deveriam ter sido silenciados. Em meio a esse movimento, transgêneros famosos deixam sua marca em diversas áreas, como música, teatro, humor, saúde, entre diversas outras. Por sua luta pelos direitos de pessoas trans e, principalmente, por seu talento, eles mostram por que merecem a fama que têm. Inteire-se sobre essas celebridades e siga-os em suas trajetórias!
Playlist do orgulho LGBTQIA+Sinta-se abraçado e levante sua cabeça, pois com essa playlist que preparamos, ninguém irá te derrubar!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Elliot PageA então Ellen Page começou cedo a carreira como ator. Aos quatros anos, já participava de peças escolares e, aos dez, entrou para o elenco da série canadense Pit Pony. Mais tarde, tornou-se protagonista e recebeu vários prêmios. Entre os vários filmes em que atuou, um dos principais é Juno, pelo qual recebeu indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar. Em 2014, anunciou a sua homossexualidade e, em 2020, a sua transexualidade, mudando o nome para Elliot.
CopiarCompartilhar
Glamour GarciaFamosa pela personagem Britney na novela A Dona do Pedaço, Daniela Garcia Machado, mais conhecida como Glamour Garcia, cresceu em uma cidade do interior de São Paulo. Ela se identifica como mulher trans desde os 13 anos, enfrentando diversos preconceitos ao longo da vida. A arte lhe permitiu colocar silicone e iniciar a terapia hormonal até que fizesse a redesignação sexual em 2009. Além de atriz, ela também é militante pelos direitos LGBTQIA+.
CopiarCompartilhar
Daniela VegaUma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2018 segundo a revista Time, Daniela Vega é uma atriz e cantora lírica. Aos oito anos, descobriu o seu talento para a ópera e desde então atuou em diversas peças. O reconhecimento veio quando ela estrelou, em 2017, o filme Una Mujer Fantástica, obra vencedora do Oscar. Em 2018, inclusive, foi a primeira pessoa transexual a apresentar a premiação.
CopiarCompartilhar
RelacionadasFamosos que podem ter autismo e você não sabia
Personagens inesquecíveis
Os melhores atores da Globo
Famosos que fazem aniversário em Janeiro
Linn da QuebradaLina Pereira dos Santos vem de família de testemunhas de Jeová e demorou a aceitar a própria sexualidade. Ao se identificar como travesti, saiu de casa e passou a performar em boates de São Paulo. Inicialmente MC Linn da Quebrada, ela ascendeu na carreira de cantora, compositora e atriz. Em 2022, participou do reality show Big Brother Brasil, onde pôde contar a sua história em rede nacional - “performer e terrorista de gênero”, como se intitula.
Saiba mais sobre a carreira da cantora e ativista social
CopiarCompartilhar
Maria Clara SpinelliMaria Clara Spinelli foi a primeira mulher transexual a interpretar uma mulher transgênero na televisão aberta, na novela A Força do Querer. No início da carreira, ela atuou principalmente como servidora pública até se dedicar de vez à atuação. Teve papéis na novela Salve Jorge e das séries Supermax e Carcereiros. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz em vários festivais e foi mestre de cerimônias do 24° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.
CopiarCompartilhar
João W. NeryJoão W. Nery nasceu no Rio de Janeiro e, desde a infância, se sentia deslocado no próprio corpo. A mãe até o levou a uma psicóloga, que disse que ele tentava parecer menino para se assemelhar ao pai. Foi apenas na graduação de Psicologia que estudou as questões de gênero e identidade. É o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil e também a receber o título Honoris Causa por sua atuação e militância.
CopiarCompartilhar
Jamie ClaytonJamie Clayton nasceu em San Diego, nos Estados Unidos, e ganhou notoriedade ao interpretar Nomi Marks na série Sense8. A personagem é uma mulher transgênero e hacker política em São Francisco que se relaciona com uma ativista dos direitos LGBTQIA+. Jamie também participou do elenco das séries Are We There Yet, Hung e da vencedora do Emmy, Dirty Work. Foi ainda maquiadora e co-apresentadora do show TRANSForm Me.
Reflita com as principais declarações de Jamie na mídia
CopiarCompartilhar
RogériaRogéria foi uma atriz, cantora, maquiadora e transformista brasileira. Carioca, desde sempre se entendeu como homossexual. Na adolescência, trabalhou em boates e maquiando celebridades na extinta TV Rio. Talentosa, ganhou espaço como jurada de programas de auditório e abriu caminho para pessoas LGBTQIA+ na televisão. Rogéria optou por não fazer a cirurgia de redesignação sexual e manter o nome de batismo. Veio a falecer em julho de 2017.
CopiarCompartilhar
Laverne CoxNascida no Alabama, formada em Belas Artes, escrita criativa, dança e atuação. Laverne Cox é a atriz que interpreta a personagem transexual Sophia no seriado Orange is the New Black.
Ela foi a primeira transexual indicada ao Emmy por sua atuação em uma série de comédia.
Hoje ela está produzindo um documentário sobre adolescentes transexuais.
CopiarCompartilhar
Thammy MirandaFilho da cantora Gretchen, Thammy Miranda assumiu sua homossexualidade em 2006 e anos mais tarde, em 2014, declarou ser transexual masculino.
Sua transformação foi acompanhada pela mídia, sendo alvo de comentários maldosos e apoio de diversos famosos. Em 2014, Thammy começou seu processo de transição com a retirada das mamas.
CopiarCompartilhar
Caitlyn JennerUma das transformações mais comentadas na mídia. Caitlyn Jenner, era antes de sua cirurgia, Bruce Jenner, um ex-atleta olímpico.
Em 2015, Caitlyn confirmou o processo de transição. Ele que se identificava como mulher desde sempre, pediu encarecidamente aos fãs que tratassem ele com pronomes masculinos até o fim de sua transição.
Hoje ela é considerada uma socialite poderosa e ganhou o público ao participar com sua família do reality show Keeping Up with the Kardashians.
CopiarCompartilhar
Nany PeopleNany People é mineira, fruto de um casamento inter-racial. A infância foi conturbada, já que sofreu preconceito dentro e fora de casa pelo jeito afeminado. Terminou o ensino médio técnico em Química, mas logo mudou-se para São Paulo para cursar Teatro. Teve uma longa e bem-sucedida carreira como drag queen em boates da capital. Depois de entrar para o elenco de A Praça é Nossa, tornou-se uma consagrada humorista brasileira.
Confira frases da humorista Nany People para morrer de rir
CopiarCompartilhar
Luc TasFilho de Marcelo Tas, apresentador do CQC e ator de longa data. Luc só começou a se aceitar aos 22 anos.
Assumindo ser bissexual aos 15 anos, hoje Luc está casado com um homem e é um homem transexual gay. Luc defende abertamente sua sexualidade e afirma em revistas e jornais que sexualidade e questão de gênero são coisas distintas.
CopiarCompartilhar
Andreja PejicNascida na Tuzia, Bósnia. Considerada academicamente brilhante no colegial. Andreja teve uma infância difícil. Depois do bombardeio sobre a Jugislávia, sua mãe decidiu migrar para a Austrália.
Antes dos 17 anos, entrou no mundo da moda e começou a desfilar. Em 2011, apareceu na passarela desfilando tanto roupas masculinas como femininas. No ano seguinte, modelou criações matrimoniais. Em 2014, realizou a cirurgia de redesignação sexual.
CopiarCompartilhar
Laerte CoutinhoCartunista e chargista mais famosas do Brasil. Laerte assumiu sua transexualidade aos 57 anos e voltou a mídia para a questão da identidade de gênero no país.
No ano de 2010, Laerte revelou publicamente ser uma mulher trans através do crossdressing, basicamente se montando, usando roupas que as pessoas consideram se encaixar melhor no sexo oposto. Crossdressers, travestis e transexuais são identidades gênero-divergentes agrupadas no conceito transgênero.
CopiarCompartilhar
Roberta CloseRoberta Close só teve seu nome e gênero legal alterados legalmente no ano de 2005.
Roberta sofreu muito preconceito. Sua cirurgia de redesignação sexual aconteceu em 1989, na Inglaterra. Ela buscou a legalidade em 1992, mas foi negada em 1997. Tendo que passar por especialistas psicológicos e médicos para comprovar que ela possuía aspectos hormonais femininos.
Em 1990 ela gerou polêmica ao posar nua para Playboy, mostrando seu corpo feminino. A edição bateu recordes de venda e quinze anos depois de sua primeira tentativa legal, em março de 2005, ela conseguiu o direito de mudar seu nome definitivamente.
CopiarCompartilhar
Chaz BonoChaz Salvatore Bono é filho da cantora Cher. Ativista de direitos LGBT, escritor, ator e músico.
Em 2008, ele começou sua transição. Mas só em 2010 ele mudou seu nome oficialmente.
Chaz participou de um documentário sobre sua transição, chamado "Chaz Bono - mudança de sexo".
CopiarCompartilhar
LinikerCriada no interior de São Paulo em meio a uma família de músicos, Liniker tinha vergonha de cantar. Foi só quando começou a carreira teatral que conseguiu se soltar, integrando a banda Liniker e os Caramelows. As primeiras músicas renderam milhões de visualizações e bons cinco anos para o grupo. Depois, em carreira solo, conquistou seu espaço no soul e na black music. Quanto à imagem, Liniker aposta no visual andrógino, mas prefere não se definir.
Inspire-se com as melhores frases da artista Liniker
CopiarCompartilhar
Lea TUma das modelos transgênero mais importantes da mídia, filha do ex-jogador Toninho Cerezo.
Lea T foi alvo de muito preconceito durante sua infância, onde não sentia que se encaixava no gênero masculino.
Em 2012, na Tailândia, realizou sua cirurgia de redesignação, o que alavancou sua carreira internacional.
CopiarCompartilhar
Renee RichardsComo homem Renee foi capitão do time de tênis de seu colégio e se alistou na Marinha Americana.
Em 1975 se submeteu a transição através da cirurgia e virou oftalmologista. Renne voltou aos holofotes do tênis ao treinar Martina Navratilova.
Em 2007, ela escreveu sua biografia onde contou que não aguentava a fama que a sua mudança de gênero proporcionou.
CopiarCompartilhar