Melhores atores da rede Globo
Fernanda Montenegro, Lima Duarte, José de Abreu, Nicette Bruno... Aí, gerações depois: Juliana Paes, Paolla Oliveira, Murilo Benício... É, quase todos os melhores atores da televisão e do teatro brasileiro trabalharam nas novelas, seriados e filmes produzidos pela Rede Globo. Preparamos uma lista com os 50 melhores atores da Rede Globo para você relembrar alguns nomes e conhecer alguns que talvez sejam novidade! O importante é que a qualidade da dramaturgia brasileira transcende gerações e apresenta novos talentos quando outros maiores ainda estão se despedindo da telinha ou mesmo da vida, depois de uma caminhada dedicada à arte.
Débora FalabellaNascida em 22 de fevereiro de 1979, Débora Falabella é de Belo Horizonte, Minas Gerais, e deu seus primeiros passos na atuação ainda na adolescência. Contudo foi sua participação na novela "Avenida Brasil", em 2012, que a lançou para o estrelato. Seu papel como Nina foi uma interpretação marcante e aclamada pelo público e crítica. Falabella conquistou a admiração do público não apenas pelo sucesso em "Avenida Brasil", mas também por sua versatilidade ao atuar em diversos gêneros e papéis desafiadores.
CopiarCompartilhar
Camila QueirozNascida em 27 de junho de 1993, Camila Queiroz é uma atriz brasileira casada com o também ator Klebber Toledo, que conheceu durante as gravações de "Etâ Mundo Bom!", em 2016. Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, ela trilhou um caminho notável no mundo do entretenimento desde sua estreia.
Camila Queiroz ganhou destaque ao interpretar Angel na novela "Verdades Secretas" em 2015. Sua atuação cativante e expressiva lhe rendeu elogios e reconhecimento, consolidando-a como um talento promissor na indústria televisiva. Desde então, sua carreira tem sido marcada por uma sequência de papéis memoráveis e sua dedicação à arte da atuação.
CopiarCompartilhar
Gero CamiloNascido em Fortaleza (CE), no dia 18 de dezembro de 1970, Paulo Rogério da Silva, mais conhecido como Gero Camilo, é um ator conhecido por seus papéis geralmente satíricos e engraçados, normalmente interpretando homens gays. Ele começou sua carreira no teatro, depois de imigrar para São Paulo, em 1993. Além de atuar, Gero escreve livros, poemas e canta. Sua primeira participação em novelas da Rede Globo aconteceu no ano 2000, em “Brava Gente”. Desde então, atuou em produções como “Hoje é dia de Maria”, “Som & Fúria”, “Amor em quatro atos”, “Gabriela” e “Felizes para sempre?”
CopiarCompartilhar
Tony RamosTony nasceu no dia 25 de agosto do ano de 1948, em Arapongas, no Paraná. Desde sua estreia na TV Globo, esteve à frente de grandes projetos, entre novelas e minisséries, sempre como campeões de audiência. Sua primeira novela na emissora foi “O Astro”. Desde então, protagonizou muitas novelas e também alguns filmes, como “Se eu fosse Você” (2006). No ano de 2009, recebeu uma medalha oficial da Ordem de Rio Branco por serviços prestados à cultura brasileira. É um ator conhecido por seus papéis fortes e cheios de emoção e dedicação.
Começou a atuar na Rede Globo em 1977 e consagrou diversos sucessos em sua carreira. As principais foram Selva de Pedra, Rainha da Sucata, O Clone e outras atrações.
CopiarCompartilhar
Matheus NachtergaeleMatheus Nachtergaele nasceu em 3 de janeiro de 1968, em São Paulo — ao contrário do que muita gente imagina por conhecê-lo no papel do trambiqueiro João Grilo, de “O Auto da Compadecida”, Matheus não é nordestino. Após ter estudado teatro na Universidade de São Paulo (USP), o ator atuou no teatro, onde até hoje atua, mas em 1997 partiu para a televisão, onde atuou, primeiramente, em “Hilda Furacão”, de 1998. Emendou, em seguida, papeis em muitas produções, como “Da cor do pecado”, “Ó paí, ó”, “Cordel encantado, “Cine Holliúdy” e “Doce de Mãe”.
CopiarCompartilhar
Osmar PradoOsmar do Amaral Barbosa nasceu dia 18 de agosto de 1947, no Estado de São Paulo. Ao longo de sua carreira, fez mais de 50 trabalhos na TV Globo, começando no ofício de ator quando tinha apenas 10 anos, na novela “David Copperfield”. Logo em seguida à sua primeira novela na Globo, foi convidado para fazer outra produção: “Assim na Terra Como no Céu”. Depois disso, sua carreira deslanchou. É considerado um grande ator pela sua contribuição em novelas, séries e minisséries de diversos gêneros.
Assinou seu primeiro contrato com a TV Globo, em 1969, para trabalhar na novela Verão Vermelho. Sua última atuação foi em 2014 na novela Meu Pedacinho de Chão.
CopiarCompartilhar
RelacionadasFamosos que podem ter autismo e você não sabia
Personagens inesquecíveis
Transgêneros famosos
Famosos que fazem aniversário em Janeiro
Grazi MassaferaGrazi Massafera nasceu no ano de 1982 é um dos grande nomes da Rede Globo. Ela ganhou notoriedade na televisão após participar da quinta edição do reality show Big Brother Brasil. Após isso, sua carreira só decolou e ela ganhou grandes papéis na emissora, mostrando que tinha muito talento como atriz em novelas como "Negócio da China" e "Verdades Secretas".
CopiarCompartilhar
Paolla OliveiraPaulistana, Paolla Oliveira nasceu em 14 de abril de 1982 e é descendente de espanhóis, italianos e portugueses. A atriz começou sua carreira como assistente de palco do apresentador Celso Portiolli e fez sua estreia em novelas no folhetim Metamorphoses, da Record, em que interpretou a antagonista. Apenas um ano depois foi contratada pela Rede Globo e integrou o elenco de Belíssima. Desde então, fez várias novelas, sendo as mais importantes e recentes A Dona do Pedaço, interpretando a influencer Vivi Guedes, e Força do Querer, como a lutador Jeiza. Fez sucesso também na série Felizes para sempre?, na qual interpretou uma garota de programa.
CopiarCompartilhar
Rodrigo LombardiRodrigo Lombardi é um ator global de sucesso que conquistou o público com os seus mais variados personagens em telenovelas da emissora. Entrou para a Rede Globo em 2006, na novela “Pé na Jaca”, foi um dos personagens de “Desejo Proibido” no ano de 2007, mas chegou aos holofotes em 2009, como um dos principais personagens da telenovela ‘Caminho das Índias”. O ator também atuou em inúmeros filmes e peças de teatro, onde foi descoberto por um caçador de talentos.
CopiarCompartilhar
Murilo BenícioNascido em Niterói, em 13 de julho de 1972, e apaixonado por Charles Chaplin, ainda jovem começou a estudar teatro e estreou na Rede Globo aos 21 anos, na novela Fera Ferida. Aos poucos, foi conquistando seu espaço e ganhando papéis cada vez mais importantes nas tramas globais. Talvez seja mais conhecido pelos personagens Léo, em O Clone, Tião, em América, e o ex-jogador de futebol Tufão, no sucesso Avenida Brasil, que protagonizou ao lado de Adriana Esteves.
CopiarCompartilhar
Marjorie EstianoMarjorie estreou na Rede Globo em 2004, fazendo o famoso seriado “Malhação”. Devido à sua bela atuação, conquistou um papel na novela “Páginas da Vida”, em 2006. Depois de atuar em inúmeras telenovelas, Marjorie foi a protagonista da série “Sob Pressão”, de 2017, e foi indicada ao Prêmio Emmy Internacional de melhor atriz do ano de 2019. A atriz ainda é cantora e lançou um álbum que recebeu disco de platina em 2005.
CopiarCompartilhar
Fernanda MontenegroNascida no bairro de Campinho, no subúrbio do Rio de Janeiro, no dia 16 de outubro do ano de 1929, Fernanda Montenegro é considerada uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos. Sua primeira vez pisando no palco aconteceu quando ela tinha apenas oito anos de idade, fazendo uma peça na igreja. Mas a estreia oficial foi no espetáculo “3200 metros de altitude”, ao lado de Fernando Torres. Atriz de linguagens diferentes, ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, marcando presença como uma artista impecável.
Veja frases de Fernanda Montenegro, uma lenda da teledramaturgia brasileira
Fernanda Montenegro está atualmente no ar em "Babilônia", novela das 21h da Rede Globo, além disto, a veterana é considerada uma das grandes damas no segmento da dramaturgia e um ícone das telenovelas. A atriz já participou de diversas novelas de sucesso na emissora e ganhou, em 2013, o Emmy de melhor atriz pela série "Doce de Mãe".
CopiarCompartilhar
Juliana PaesNatural de Rio Bonito, no Rio de Janeiro, e nascida em 26 de março de 1979, Juliana Paes não se tornou apenas uma grande atriz, mas também símbolo sexual de uma geração. Formada em Publicidade, não chegou a exercer a carreira, porque estreou na Rede Globo na novela Laços de Família, em 2000. Seus papéis de maior sucesso são Creusa, em América, Maya, em Caminho das Índias, Bibi Perigosa, em A Força do Querer, Maria da Paz, em A Dona do Pedaço, e Gabriela, seriado baseado no livro de Jorge Amado.
CopiarCompartilhar
Renata SorrahMuita gente nem conhece essa atriz por seu nome, mas basta falar da Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino, e todo mundo vai se lembrar de quem estamos falando. Nascida no Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 1947, Renata Sorrah estreou na Rede Globo em 1969, na novela Um gosto amargo de festa. Desde então, interpretou dezenas de papéis em novelas globais, ocupação que divide com seu trabalho no teatro, que nunca abandonou, mesmo com o trabalho televisivo.
CopiarCompartilhar
Regina DuarteNascida na cidade de Franca, em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1947, filha de uma dona de casa e de um tenente do exército, chegou a protagonizar séries e novelas diversas durante toda a sua carreira. Estreou na TV Globo no ano de 1969. Uma de suas personagens mais famosas foi a popular e espalhafatosa Viúva Porcina, da novela “Roque Santeiro” (1985). Além dela, também viveu a personagem Maria do Carmo, em “Rainha da Sucata”, uma novela de Silvio de Abreu que estreou na Globo no ano de 1990 e teve essa personagem escrita justamente para ela.
Regina Duarte recebeu o apelido de Namoradinha do Brasil quando fez a telenovela Minha Doce Namorada, em 1971, na TV Globo. Desde então, interpretou diversos personagens e marcou a história da televisão brasileira.
CopiarCompartilhar
Paulo GoulartCasado com a também atriz Nicette Bruno, Paulo Goulart nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 9 de janeiro de 1933, e morreu em São Paulo, em 2014. Considerado um dos maiores talentos da história do teatro brasileiro, fez muito sucesso também na Rede Globo, onde começou a atuar em 1969, na novela A cabana do Pai Tomás, em 1969. Foram quatro décadas de trabalhos, incluindo seriados, como O auto da compadecida, O tempo e o vento e JK. Ficou muito conhecido por seu papel como juiz na novela Rei do Gado, de 1996.
CopiarCompartilhar
Sônia BragaInternacionalmente conhecida e premiada, Sônia Braga nasceu em Maringá (PR), em 8 de junho de 1950. Fez bastante sucesso na Rede Globo durante a década de 70. Estreou na emissora em 1970, em Irmãos Coragem, mas estourou mesmo quando interpretou Gabriela Cravo e Canela, na novela Gabriela, de 1975, baseada na obra de Jorge Amado. A última novela dessa sua primeira passagem pela Rede Globo foi ao ar em 1980, Chega Mais. Atualmente se dedica ao cinema nacional, com aparições em Bacurau e em Aquarius, e também interpreta papéis em seriados e filmes estrangeiros.
CopiarCompartilhar
Miguel FalabellaDesde adolescente, Miguel Falabella de Souza Aguiar, nascido no dia 10 de outubro de 1956, na zona norte do Rio de Janeiro, já experimentava a carreira de ator. Aos 18 anos, fez sua estreia no teatro, enquanto cursava Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua estreia na TV Globo foi em “Caso Verdade Jan e Jim”, no ano de 1982. Miguel é ator, cantor, bailarino, diretor e dramaturgo, um multiartista. Um de seus personagens mais conhecidos é o almofadinha mau-caráter Caco Antibes, de “Sai de Baixo”.
As melhores frases de Miguel Falabella, um dos maiores nomes do teatro nacional
Presente nos palcos e na televisão, Miguel Falabella é pau para toda obra. Está atuando no seriado Pé na Cova da Rede Globo.
CopiarCompartilhar
Lima DuarteAriclenes Venâncio Martins é o nome de batismo de Lima Duarte, que nasceu na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, no ano de 1930. Mas foi em 1946 que chegou em São Paulo e conseguiu um emprego como aprendiz de sonoplasta na Rádio Tupi. Ficou durante 27 anos na Rede Tupi e estreou na TV Globo em 1972. Começou sua carreira trabalhando no Teatro de Arena e, por causa disso, despontou e foi morar na França. Um dos personagens mais famosos que já fez foi Sinhozinho Malta, da novela “Roque Santeiro”.
O salto de sua carreira com a atuação na novela O Bem-Amado, interpretando o personagem Zeca Diabo, desde então, fez outras grandes novelas, que lhe renderam prêmios e notoriedade no meio televisivo. Sua última novela foi Araguaia, em 2010, na qual interpretou o vilão Max Martinez.
CopiarCompartilhar
Claudia RaiaMaria Cláudia Motta Raia começou sua carreira como bailarina, já que sua mãe, Odete Motta Raia, era professora de ballet e incentivou a filha a dançar desde os 2 anos de idade. Nascida em Campinas, no Estado de São Paulo, sua estreia foi na Globo, no programa “Viva o Gordo”, em 1984. Desde então, vem desempenhando papéis diferentes tanto no audiovisual quanto no teatro – principalmente no teatro musical. No cinema, ganhou prêmio de Melhor Atriz pela Associação de Críticos de São Paulo pelo filme Boca de Ouro (1989).
Atriz, cantora e dançarina. Claudia Raia é tudo que todos querem ser. Seus maiores sucesso são em Deus nos Acuda e As Filhas da Mãe.
CopiarCompartilhar
Laura CardosoLaurinda de Jesus Cardoso Balleroni é filha de imigrantes portugueses e nasceu no dia 13 de setembro do ano de 1927, na cidade de São Paulo. Logo com 15 anos, já sabia que queria começar sua carreira de atriz, porém em radionovelas. No ano de 1952, estreou na TV Tupi e participou de algumas novelas da emissora. Somente em 1981 é que estreou na novela “Brilhante”, da TV Globo. Ao longo dos anos, interpretou papéis de destaque e ganhou diversos prêmios, como o prêmio Shell, prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Brasileiro de Miami e o Grande Prêmio Cinema Brasil.
Essa atriz é uma pioneira na televisão brasileira e atuou em diversas atrações, tendo 74 trabalhos em sua história, sendo mais de 50 novelas. Sua última atuação foi como Jesuína Ferreira, em Império. Em 2006, recebeu um prêmio de Ordem do Mérito Cultural, por sua contribuição à cultura brasileira.
CopiarCompartilhar
Antonio FagundesNascido na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1949, mas criado durante muito tempo na cidade de São Paulo, para onde mudou-se com sua família quando tinha apenas oito anos de idade, Antônio Fagundes, ainda pequeno, com 14 anos, começou a fazer teatro no colégio que estudava e não parou mais. Foi um dos atores que trabalhou no icônico Teatro de Arena, em São Paulo. Sua excelência na profissão lhe rendeu muitos prêmios não só no teatro como também no cinema e na televisão. Até hoje, é considerado um dos maiores atores de sua geração.
Frases de Antônio Fagundes, um dos maiores da TV brasileira
Sua primeira novela na Rede Globo foi Saramandaia, em 1976. Eternizou o personagem de Pedro, na série Carga Pesada, com o bordão "É uma cilada, Bino".
Além disto, sempre foi um galã da televisão brasileira e fez diversos papéis com este teor. Sua última atuação foi em 2014, na novela Meu Pedacinho de Chão.
CopiarCompartilhar
Elizabeth SavallaSeu papel mais importante foi em 1975, na novela Gabriela, na qual ela interpretou a personagem Malvina. Este papel lhe rendeu o prêmio de melhor revelação da televisão brasileira de 1975 da APCA, além do Troféu Imprensa de personalidade feminina. Atualmente em Alto Astral, de autoria de Daniel Ortiz, interpreta a divertida Tina.
Elizabeth também faz parte do seleto time das "Divas da Televisão Brasileira", segundo a Revista Contigo.
CopiarCompartilhar
José de AbreuAo todo, são mais de 50 trabalhos na Globo, entre eles novelas, minisséries e especiais. Durante muito tempo, foi reconhecido por interpretar o personagem Nilo – um vilão da também famosa novela “Avenida Brasil”, que foi ao ar no ano de 2012. Mas não só fez vilões em sua vida, como também mocinhos. Personagens construídos de fora para dentro, a partir da caracterização física. Desde criança, gostava de arte: aprendeu a tocar piano e a cantar. E levou a paixão por outras linguagens para a idade adulta, quando se envolveu com o teatro e, depois, com a TV.
Frases de José de Abreu, famoso por seus vilões
O ator começou sua vida na atuação nos palcos dos teatros de São Paulo. Era diretor de filmes e logo ganhou notoriedade na Rede Globo de televisão. E em 1980 estreia com As três Marias. Sua última atuação foi na novela O Rebu, interpretando Bernardo Rezende.
CopiarCompartilhar
Lilia CabralA paulistana que morou no bairro da Lapa nasceu com o nome de Lilia Cabral Bertolli, no dia 13 de junho do ano de 1957. Ela sempre quis trabalhar no meio artístico, mas nem sempre teve incentivo dos pais. Aos 17 anos, entrou para a faculdade de Belas Artes prometendo a eles que cursaria Jornalismo, mas quebrou a promessa e foi estudar escondida na Escola de Arte Dramática da USP. Aos 23 anos, estreou na televisão e não parou mais, fazendo personagens icônicos, como a faz-tudo Griselda e Martha, uma avó que odiava sua neta com síndrome de Down.
Extremamente importante na Rede Globo, Lilia Cabral já foi indicada por duas vezes ao prêmio Emmy. Sua última atuação foi em 2014, na novela Império, na qual interpretou Maria Marta Medeiros de Mendonça.
CopiarCompartilhar
Reginaldo FariaReginaldo Faria nasceu no Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, no dia 11 de junho do ano de 1937. Desde pequeno, ajudava seu pai no açougue e estudava violão, sonhando em ser ator. Ao longo de sua carreira, fez mais de 40 novelas e minisséries na TV Globo. Sua estreia aconteceu no ano de 1964, em “Ilusões Perdidas”, a primeira novela desta emissora, de autoria de Enia Petri. Sua carreira na televisão deslanchou e ele não parou mais de atuar. Alguns de seus personagens mais marcantes foram Nélson Fragonard, de “Água Viva” (1980), e Jonas, de “Vamp” (1991).
Sua última atuação foi na novela Império, onde interpretou Sebastião. Teve muitos sucessos da carreira e pode protagonizar a primeira produção da Rede Globo, Ilusões Perdidas.
CopiarCompartilhar
Carlos VerezaVeterano numa das emissoras mais famosas do mundo, Carlos Alberto Vereza de Almeida nasceu no dia 4 de março de 1939, no Rio de Janeiro. Desde sempre, soube que queria trabalhar na televisão. Mas foi somente no ano de 1959, aos 20 anos, que disse para sua mãe que iria trabalhar na TV Tupi. Desde então, não parou mais. É um ator renomado e que tem trabalhos reconhecidos tanto no teatro quanto na televisão e no cinema – um dos mais importantes é o Pavão de Ouro do 10º Festival Internacional de Cinema da Índia, que recebeu ao interpretar o escritor Graciliano Ramos no filme “Memórias do Cárcere” (1984).
Sua carreira começou com a figuração, mas ela está cheia de sucessos televisivos. O ator já participou de novelas como Selva de Pedra, O Rei do Gado, Sinhá Moça e outras. Sua última atuação foi em Amor Eterno Amor.
CopiarCompartilhar
Vera FisherVera Fischer nasceu no dia 27 de novembro do ano de 1951. É catarinense e, antes e estrear na Rede Globo, em “Espelho Mágico”, foi eleita Miss Brasil, no ano de 1969. Antes de ir para as novelas, fez parte de um júri de atrações de um programa de auditório e chegou a atuar em alguns filmes de pornochanchadas. Ao todo, foram mais de 25 programas na TV Globo, entre novelas, séries e minisséries. Entre as personagens mais marcantes de sua carreira estão Helena, em “Laços de Família” (2000), e também Yvete, de “O Clone” (2001).
Sua carreira começou em 1977, lhe rendendo diversos prêmios e atuações memoráveis. Vera Fisher participou pela última vez de uma novela em 2012, em Salve Jorge.
CopiarCompartilhar
Júlio AndradeNascido na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Júlio iniciou sua carreira artística ainda na década de 1990. Sua estreia na televisão foi como ator da minissérie “Luna Caliente”. Foi uma estreia em grande estilo, que depois acabou lhe rendendo convites para desempenhar diversos papéis numa afiliada da TV Globo, tendo destaque tanto na televisão quanto no teatro e também no cinema. Um dos grandes sucessos de sua carreira é o personagem do cantor Gonzaguinha, no filme “Gonzaga – de pai para filho”.
Júlio Andrade nasceu no ano de 1976 e é um dos grandes nomes da Rede Globo. O ator que já foi indicado duas vezes ao prêmio Emmy Internacional de Melhor Ator por sua atuação na série “1 contra todos”. Atualmente, dá vida ao personagem Dr. Evandro Moreira, figura principal da série médica de sucesso "Sob pressão". Além de ator, Júlio também é diretor.
CopiarCompartilhar
Eva TodorNascida na Hungria, no ano de 1919, Eva Todor veio para o Brasil com apenas 5 anos de idade. Filha de pais que eram muito ligados à arte, teve incentivo para seguir carreira desde cedo, quando seus pais a matricularam na Ópera Real da Hungria, onde Eva aprendeu ballet clássico, que continuou a estudar no Brasil. Sua carreira deslanchou a partir de um convite de Mário Nunes para que ela fizesse teatro de revista, no Teatro Recreio. No ano de 1969, ganhou o Prêmio Molière de melhor atriz pelo papel na peça “De Olho na Amélia”, de Georges Feydeau.
Seu sucesso na televisão começou em 1975, com Roque Santeiro. Desde então, ela já estrelou 21 telenovelas, sendo a última Salve Jorge, em 2012.
CopiarCompartilhar
Susana VieiraSônia Maria Vieira Gonçalves é seu nome de batismo e Susana Vieira nasceu no dia 23 de agosto do ano de 1942, em São Paulo. Ao todo, foram perto de 40 novelas e minisséries em sua carreira, que começou por causa do ballet, mas foi parar nos teleteatros da TV de Vanguarda, TV de Comédia e Grande Teatro Tupi. Ou seja, quando chegou à Globo, nos anos 1970, já tinha uma vasta experiência. Durante sua carreira, foi responsável por emprestar seu rosto para personagens marcantes, como Maria do Carmo, protagonista da famosa novela “Senhora do Destino”.
Estreou na Rede Globo em 1970, e até hoje faz sucesso nas telinhas.
CopiarCompartilhar
Mauro MendonçaSua primeira atuação profissional foi no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), com a peça “A Casa de Chá do Luar de Agosto”, de John Patrick, com direção de Maurice Vaneau. Foi essa estreia que o levou para a televisão. Ao longo de sua vasta carreira, protagonizou e trabalhou em diversas produções tanto no teatro quanto no audiovisual, sendo, inclusive, dirigido por um de seus filhos. Considerado um dos maiores atores brasileiros, ganhou prêmios como o Shell de Melhor Ator e também o Prêmio APCA de Melhor Ator Coadjuvante.
Sua última atuação na televisão foi em 2012, no remake do seriado Gabriela.
CopiarCompartilhar
Marina Ruy BarbosaMarina Souza Ruy Barbosa nasceu no Rio de Janeiro, em 1995. Apesar de ser jovem, já tem uma carreira de sucesso e é considerada uma das grandes atrizes de sua geração. Seu primeiro trabalho grande foi um papel no filme “Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida”, que lhe rendeu um convite para sua primeira novela: “Começar de Novo”. Depois disso, desenvolveu trabalhos não só no teatro, mas também no mundo das novelas, dos palcos e das apresentações de programas. Sua primeira protagonista foi Eliza, de “Totalmente Demais”. Mas sua personagem mais famosa foi Amália, de “Deus Salve o Rei” (2018).
Tetraneta do jurista, político e escritor Ruy Barbosa, Marina fez sua primeira aparição na TV em 2004 como Aninha na novela "Começar de Novo" e já foi apresentadora da TV Globinho. Desde então, a ruiva coleciona novelas de sucesso em sua carreira, além de também trabalhar como modelo e escritora.
CopiarCompartilhar
Flávio MigliaccioFlávio Miggliaccio é um paulistano que nasceu no Brás, no dia 26 de agosto do ano de 1934, e teve seu primeiro trabalho na TV Globo no ano de 1972. Antes disso, já havia feito sua estreia no Teatro de Arena. Ficou conhecido na Globo por seu papel de Xerife na novela “O Primeiro Amor.” Além disso, os personagens Chalita e também o indiano Karan, de “Caminho das Índias”, trouxeram bastante reconhecimento ao ator. Ao longo de sua carreira, fez diversos trabalhos em audiovisual, sendo que o filme “As Aventuras do Tio Maneco” (1971) foi vendido para mais de 31 países e lhe rendeu um prêmio na Espanha.
Atualmente está fazendo uma participação no seriado Tapas e Beijos, da Rede Globo.
CopiarCompartilhar
Yoná MagalhãesNascida dia 7 de agosto de 1935, no subúrbio do Rio de Janeiro, Yoná Magalhães Gonçalves fez parte do primeiro elenco contratado da Globo, em 1965. Sua primeira protagonista foi na novela “Eu Compro esta Mulher”. Desde então, só participou de sucessos. Durante sua vida, fez parte de mais de 30 trabalhos na Rede Globo, em sucessos como “Roque Santeiro” e “Amor com Amor se Paga”. Também foi atriz de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), além de atuar em diversas peças de teatro. Ela faleceu no ano de 2015, aos 80 anos, deixando um legado inesquecível para todas as futuras gerações.
Yoná Magalhães foi a primeira mocinha do casting da Rede Globo. Seu último trabalho foi na novela Sangue Bom.
CopiarCompartilhar
Marília PêraMarília Soares Pêra nasceu no Rio de Janeiro e fez sua estreia num palco ainda quando tinha 19 dias de vida. Ainda criança, trabalhou na Companhia de Henriette Morineay, na peça “Medeia”, de Eurípedes. Criou-se dentro dos palcos, ao mesmo tempo em que começou a estudar piano. Até sua morte, no ano de 2015, foi uma das atrizes mais completas do país – cantora, bailarina, produtora, diretora, coreógrafa. Sua carreira engloba mais de 50 peças de teatro, quase 30 filmes e por volta de 40 minisséries, novelas e programas de televisão.
Sua estreia foi em 1965, com a novela Moreninha. E atualmente está atuando no seriado de comédia Pé na Cova.
CopiarCompartilhar
Beatriz SegallA carioca nasceu dia 25 de julho do ano de 1926. Beatriz de Toledo Segall é filha de professores e inicialmente cresceu estudando para também exercer essa profissão. Porém quando conheceu o teatro, foi amor à primeira vista. Ela, inclusive, chegou a morar na França, onde foi estudar teatro e literatura, e, quando voltou, passou 14 anos fora dos palcos. Mas o amor pela profissão foi maior e, no início dos anos 1950, começou a trabalhar na TV Tupi. Teve sua estreia na TV Globo no ano de 1978, na famosa novela “Dancin’Days”. A atriz morreu no ano de 2018, aos 92 anos de uma vida dedicada à arte.
Interpretou personagens que marcaram a história da televisão brasileira, como Lourdes Mesquita, de Água Viva, em 1980, A personagem de Odete Roitman, de Vale Tudo em 1988, da Rede Globo, foi quem a lançou para o estrelato, considerada como a maior vilã da televisão brasileira de todos os tempos, e que marcou sua carreira televisiva.
CopiarCompartilhar
Giovanna AntonelliGiovanna nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de março de 1976, e teve sua estreia na TV Globo no ano de 1994, com apenas 18 anos. Desde então, vem sendo uma atriz reconhecida por sua excelência e disciplina. Ela chegou a pensar em fazer Direito, cursou 4 períodos da carreira de Jornalismo, mas, depois de tentar outras carreiras, decidiu mesmo que queria ser atriz. Uma das personagens responsáveis por seu sucesso como atriz foi Capitu – uma garota de programa de luxo –, da novela “Laços de Família”.
Uma das atrizes mais queridas da televisão, Giovanna Antonelli atuou no sucesso O Clone e mais recentemente, quebrou barreiras ao interpretar uma lésbica na novela Em Família.
CopiarCompartilhar
Irene RavacheA carreira de Irene Ravache começou quando seu noivo ia fazer um teste para uma peça e ela resolveu ir junto. A peça em questão era “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, no teatro do Centro Popular de Cultura. Ela nasceu no ano de 1944 e tornou-se uma das grandes atrizes brasileiras por sua dedicação e seu engajamento. Sua estreia na televisão foi nos anos 1960, mas não foi como atriz, e sim como apresentadora de um programa de interação com telespectadores. Logo depois, ela se jogou e se apresentou a um programador da Rede Globo que não teve como não contratá-la.
Entre seus personagens mais marcantes na TV estão a Rachel de Sol de Verão, de 1982, onde fez inesquecível parceria com Jardel Filho, a Antônia Regina da novela Champagne de 1983, a Leonora Lammar de Sassaricando de 1987, a Lola de Éramos Seis de 1994, a Katina de Belíssima de 2005, a Clô de Passione, de 2010 e a Charlô de Guerra dos Sexos, de 2012.
CopiarCompartilhar
Adriana EstevesA atriz nasceu e cresceu na região do Méier, no subúrbio do Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro do ano de 1969. Desde criança, estudou ballet e teatro e aos 15 anos foi tentar a carreira de modelo. Tornou-se famosa principalmente durante os anos 1990, quando esteve no ar em novelas como “Pedra sobre Pedra”, “A Indomada” e “Renascer”. Também fez sucesso na polêmica novela “Torre de Babel” e no filme “As Meninas”, baseado no romance de Lygia Fagundes Telles, pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cartagena (Colômbia, 1996).
A eterna Carminha, de Avenida Brasil, Adriana Esteves estrelou na televisão em 1989 e nunca mais parou, sendo uma das atrizes mais promissoras do meio.
CopiarCompartilhar
Herson CapriConhecido por interpretar muitos papéis icônicos de produções em audiovisual, Capri nasceu em Curitiba, dia 8 de novembro de 1951. Seu primeiro filme no cinema foi “A Noite dos Imorais” (1979), mas já havia iniciado sua carreira aos 15 anos de idade, quando fazia teatro ainda no colégio. Ao longo de sua carreira, estrelou diversas novelas e filmes, sendo reconhecido por sua simpatia e disciplina. No ano de 2003, ganhou um Prêmio Kikito como melhor ator por “O Preço da Paz”.
Herson Capri foi contratado pela Rede Globo em 1984 e atualmente está estrelando a novela Babilônia.
CopiarCompartilhar
Julia LemmertzJúlia Lemmertz Dias nasceu dia 18 de março de 1963 em Porto Alegre (RS). Sua carreira como atriz começou no ano de 1981 quando estreou na novela “Os Adolescentes”, da rede Bandeirantes. Filha de dois grandes atores, Linneu Dias e Lilian Lemmertz, Júlia tornou-se uma grande atriz porque teve muito convívio com o ofício dos pais. Na TV Globo, estreou em “Eu Prometo”, no ano de 1983, fazendo diversas novelas depois disso, além de filmes, séries e minisséries, e especiais. Por sua dedicação ao audiovisual e sua altivez, é considerada uma das grandes atrizes de sua geração.
Uma das atrizes mais famosas da Rede Globo, teve o prazer de interpretar a última Helena de Maneco na novela Em Família.
CopiarCompartilhar
Aracy BalabanianEla é filha de imigrantes armênios e nasceu no dia 22 de fevereiro do ano de 1940. Desde pequena, sempre foi apaixonada por teatro. Quando morava em São Paulo, ainda criança, foi assistir a um espetáculo da companhia Maria Della Costa e ficou completamente emocionada: ela tinha apenas 12 anos e já sabia que queria ser atriz. Começou a fazer um grande sucesso na televisão a partir dos anos 1970, em “Vila Sésamo”, “Corrida de Ouro” e “Bravo!”, mas sua personagem de mais sucesso é Cassandra, de “Sai de Baixo”.
Aracy Balabanian tornou-se uma das maiores intérpretes do meio e criou personagens inesquecíveis como a idealista Violeta de O Casarão, de 1976.
CopiarCompartilhar
Glórias MenezesSão incontáveis os números de atuações memoráveis desta grande atriz, como a mulher de muitas personalidades Maria de Lara, Diana e Marcia em Irmãos Coragem, em 1970; a mulher do povo Ana Preta em Pai Herói, em 1979, ambas de Janete Clair; as românticas Jordana em Jogo da Vida, em 1981, Roberta Leone em Guerra dos Sexos, em 1983 e a megera e fútil decadente Laurinha Albuquerque Figueroa em Rainha da Sucata, em 1990.
Sua última atuação na novela Joia Rara, como Pérola.
CopiarCompartilhar
Nicette BrunoA atriz nasceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de janeiro do ano de 1933 e faleceu em 20 de dezembro de 2020, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Sua carreira começou quando era muito pequena, aos 4 anos, declamando e cantando num programa de rádio. Aos 14, já era uma atriz contratada pela Companhia Dulcina-Odilon. Foi uma das pioneiras da televisão, passando pela Continental e pela Excelsior, antes de ser contratada da Globo em 1981. Ao longo de sua carreira, Nicette Bruno fez parte das principais companhias de teatro do país – sua verdadeira paixão.
Nicette é uma atriz de diversas premiações e muitas novelas para se orgulhar. Na Rede Globo interpretou personagens célebres em novelas como Sétimo Sentido, Louco Amor, Selva de Pedra, Bebê a Bordo, Rainha da Sucata, Mulheres de Areia, entre outros sucessos.
CopiarCompartilhar
José MayerMayer nasceu no dia 3 de outubro de 1949 na cidade de Jaraguaçu, em Minas Gerais. Antes de estrear oficialmente na Rede Globo, trabalhou em minisséries e novelas em outras emissoras, mas foi somente na Globo que se destacou, principalmente em obras de Manoel Carlos. Antes de se arriscar na carreira de ator, chegou a ingressar no curso de Letras da Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte, no mesmo ano em que também entrou no grupo de teatro. Durante sete anos, dirigiu o Teatro Senac de Belo Horizonte e aprendeu a fazer um pouco de tudo, sendo elogiado pela crítica por sua atuação em cena.
Este ator é um galã da televisão brasileira. Já fez diversos papéis em que foi um conquistador e galanteador, como em Presença de Anitta. Em sua última novela, Império, ele fez o papel mais controverso de sua carreira, sendo o homossexual Cláudio.
CopiarCompartilhar
Stênio GarciaStênio Garcia Faro nasceu no dia 25 de abril de 1933, no Espírito Santo. Quando seus pais se separaram, ele mudou-se para o Rio de Janeiro com sua mãe e começou a frequentar os ensaios do grupo de teatro da Escola Técnica do Comércio de Vila Isabel. Tanto apareceu pra ver que acabou sendo chamado para uma estreia. Ao longo de sua carreira, já atuou em mais de 20 novelas da Rede Globo de Televisão, sendo que sua estreia na emissora foi no ano de 1973. Um de seus personagens mais famosos é o caminhoneiro Bino, do seriado “Carga Pesada”.
Sua primeira atuação foi em 1966, na novela As Minas de Prata. Em 2014, participou da novela Meu Pedacinho de Chão.
CopiarCompartilhar
Christiane TorloniChristiane Torloni tem mais de 40 anos de carreira e é natural de São Paulo, tendo nascido no ano de 1957. Apesar de ser filha de artistas, nem sempre seu caminho foi certo no meio artístico. Ela chegou a pensar em cursar diversas profissões, inclusive Oceanografia. Chegou até prestar vestibular para Sociologia, mas nunca concluiu o curso. Foi somente no ano de 1976, com a personagem Juliana, de “Duas Vidas”, que descobriu que essa era mesmo a profissão que gostaria de seguir.
Sua estreia na Rede Globo foi com apenas 19 anos. Desde então estrelou muitos sucessos, como Elas por Elas e Mulheres Apaixonadas.
CopiarCompartilhar
Glória PiresGloria Maria Claudia Pires de Moraes nasceu dia 23 de agosto de 1963, no Rio de Janeiro. Desde muito pequena, frequentou o meio artístico e fez sua estreia na televisão com apenas cinco anos de idade. Foi somente aos oito, porém, que teve sua estreia na TV Globo, na novela “Selva de Pedra”, de Janete Clair. Ela explodiu no ano de 1978, com a personagem Marisa, da novela “Dancin’Days”. Depois disso, começou a pegar papéis de mais destaque, que exigiam mais estudo. Em 2009, ganhou prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília pelo filme “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert.
Além de ter recebidos diversos prêmios por suas atuações, Glória Pires encanta em cada novela que participa. Atualmente ela interpreta a vilã Beatriz, na novela Babilônia.
CopiarCompartilhar
Fábio AssunçãoFábio Assunção nasceu no dia 10 de agosto do ano de 1971, no estado de São Paulo. Mesmo sem concluir seu curso de formação profissional em teatro e com apenas 19 anos, ele começou sua carreira numa novela da Globo em horário nobre. Desde então, fez diversos trabalhos, construindo personagens diferentes e especiais. No audiovisual, um dos filmes de maior sucesso de sua carreira é “Bellini e o Demônio”, responsável pelo prêmio de melhor ator no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, em 2009.
Ator e diretor, Fábio Assunção foi considerado um dos grandes galãs da Globo nos anos 90. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, é conhecido por seus papéis nas novelas "O Rei do Gado", "Vamp", "Paraíso Tropical", "Meu bem, meu mal" e, recentemente, está em processo de emagrecimento para protagonizar a série "Fim", baseada em livro homônimo de Fernanda Torres.
CopiarCompartilhar
Fúlvio StefaniniSua paixão pelo ofício começou cedo, quando, com 15 anos, ele resolveu interromper os estudos para se candidatar a uma vaga na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Não gostou nada de saber que precisaria ter 18 anos para ingressar, então foi atrás de fazer um teste na TV Tupi. Foi ali que começou como figurante, trabalhando nesta mesma função por três anos, até que conheceu Nydia Lícia e Sérgio Cardoso, que lhe deram um papel num espetáculo de teatro que mudou completamente a sua vida.
Este ator trabalha há mais de 30 anos na Rede Globo, onde atuou em vários telenovelas, como, O mulherengo Tonico Bastos em Gabriela, em 1975, Pátria Minha, em 1994, Chocolate com Pimenta, em 2003, Alma Gêmea, em 2005, entre outros. O trabalho mas recente foi em Amor à Vida, de 2013, na qual viveu o cômico Denizard.
CopiarCompartilhar
Marco NaniniMarco Antônio Barroso Nanini contracenou com grandes atores e atrizes ao longo de sua carreira. Sua estreia foi no teatro, no ano de 1965, ao lado de Pedro Paulo Rangel no infantil “O Bruxo e a Rainha”. Já em 1969, conquistou o papel de figurante numa novela por ser um bom espadachim. Seu primeiro grande papel na Globo foi o cineasta Julinho, de “O Cafona”, em 1971. Depois disso, não parou mais. Coleciona trabalhos famosos e icônicos, como a peça “O Mistério de Irma Vap”, suas aparições na TV Pirata e os filmes “O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”.
Frases de Marco Nanini, o icônico Lineu, de A Grande Família
Eternizado como o pai da Grande Família, popozão, ou então, Lineu Silva.
CopiarCompartilhar
Eva WilmaTudo começou com sua educação rígida e formação cultural sólida proporcionada por seus pais. Ela começou fazendo aulas de canto, piano e ballet clássico e depois foi parar no teatro. Com início de carreira trabalhando no Teatro de Arena, passar para a TV Tupi foi um salto que lhe proporcionou participação em muitas novelas. É considerada uma das grandes atrizes de sua geração, interpretando diversas personagens, entre mocinhas e vilãs. No ano de 1995, recebeu o Prêmio Shell de teatro por sua atuação na peça “Querida Mamãe”, ao lado de Eliane Giardini.
Estreou na televisão em 1953, colecionando diversas atuações de sucesso. Sua última aparição na televisão foi em uma participação especial no seriado da Rede Globo Grande, Família.
CopiarCompartilhar
Paulo BettiPaulo Sérgio Betti nasceu em São Paulo, no ano de 1952. Ao longo de sua carreira, desenvolveu trabalhos consistentes não só como ator – dentro e fora dos palcos, nas telinhas – mas também como diretor. Com apenas 19 anos, fez sua primeira participação numa peça de teatro de Nelson Rodrigues. Seu reconhecimento veio mesmo quando ganhou um prêmio de melhor diretor por seu trabalho em “Cerimônia para um Negro Assassinado” (1977). Estreou na TV Globo em 1984 em três novelas: “Transas e Caretas”, “Vereda Tropical” e “Corpo a Corpo”.
Na televisão desde 1979, teve sua interpretação mais controversa em 2014, quando, na novela Império deu vida ao jornalista homossexual Théo Pereira.
CopiarCompartilhar
Malu MaderMaria de Lourdes da Silveira Mader nasceu dia 12 de setembro do ano de 1966, no Rio de Janeiro. Apesar de sua carreira ter começado ainda enquanto ela eram muito jovem, ela chegou a cursar Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), mas abandonou a faculdade para se dedicar à sua carreira de atriz. Ao longo da vida, fez diversos trabalhos tanto no teatro quanto no audiovisual, destacando-se por papéis como a ex-modelo Maria Clara Diniz, em “Celebridade”, e a famosa cortesã Ester Delamare, em “Força de um Desejo”.
Estreou na televisão em 1983, com apenas 16 anos. Seu último sucesso foi em 2013, na novela Sangue Bom.
CopiarCompartilhar
Ney LatorracaNey Latorraca nasceu em Santos, no estado de São Paulo, no dia 25 de julho de 1944. Desde cedo sabia que queria ser ator. Com apenas 6 anos de idade, fez participações na Rádio Record. Mas foi somente em 1975 que estreou na Globo, na novela “Escalada”. Seus personagens de mais destaque são aqueles que habitam a esfera cômica das produções audiovisuais. Durante sua carreira, algumas participações que são sempre lembradas são o personagem Barbosa, da TV Pirata, sua participação na peça “O Mistério de Irma Vap” e também na novela “Vamp”, como Vlad.
Os sucessos de sua carreira são incontáveis. Sua última participação em novelas ocorreu em 2014, na novela Meu Pedacinho de Chão.
CopiarCompartilhar
Marieta SeveroNo dia 3 de novembro de 1946 nascia Marieta Severo da Costa, no Rio de Janeiro. Desde pequena, era ela quem contava histórias para os seus amigos, no colégio. A paixão por atuar foi tão grande que aos 19 anos estreou no cinema: uma participação em “Society Baby Doll” (1965). Ainda em 1965, estreou no palco e, um ano depois, foi parar na novela “O Sheik de Agradir”, na TV Globo. Seu sucesso foi cada vez maior, fazendo com que ficasse conhecida como grande atriz. Um de seus papéis mais icônicos foi a vilã Fanny, de “Verdades Secretas”, dona de uma agência que trabalhava com prostitutas de luxo.
A eterna Nenê de A Grande Família, Marieta Severo coleciona atuações de sucesso e emocionantes.
CopiarCompartilhar
Ary FontouraO ator nasceu no Estado do Paraná, na cidade de Curitiba, no dia 27 de janeiro de 1933. Já no ano de 1968, participou de sua primeira novela na TV Globo. É considerado um ator eclético, capaz de interpretar qualquer tipo de personagem, principalmente os tipificados e cheios de composições. Isso é resultado de uma paixão sua desde criança: imitar as pessoas e transformar situações cotidianas em cenas teatrais. Seu personagem Pitágoras, um deputado corrupto da novela “A Indomada”, fez com que ele ganhasse o prêmio de melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
As mais importantes frases de Ary Fontoura, "apenas" mais de 40 novelas na carreira
Uma de suas personagens mais populares e elogiadas pela crítica é o impagável protagonista Nonô Correia, da telenovela Amor com Amor Se Paga de 1984. Sua última atuação foi na novela Amor à Vida, de 2013.
CopiarCompartilhar
Betty FariaBetty Faria fez sua estreia na TV Globo no ano da inauguração da emissora. Ela fazia parte de um musical chamado “Dick e Betty 17”. Considera-se uma apaixonada por ballet clássico desde muito jovem – fato que, quando foi fazer teatro, era sempre relacionado a ela. Só depois de estudar dramaturgia começou a transição de linguagens e passou a ser respeitada por seus colegas do teatro. Ao longo de sua carreira, ganhou diversos prêmios como o de Melhor Atriz no festival de Gramado de 1987, pelo filme “Anjos do Arrabalde” (1986).
Na televisão, as suas participações de maior sucesso foram em Pecado Capital, de 1975, Água Viva de 1980, Baila Comigo de 1981 e Tieta, de 1989, esta última como protagonista. Seu último trabalho foi Boogie Oogie, em 2014.
CopiarCompartilhar
Francisco CuocoConhecido por seu timbre de voz bem característico, assim como por sua maneira de falar, Francisco Cuoco nasceu em São Paulo, em 29 de novembro de 1933. Ao longo de sua carreira, atuou em diversos trabalhos audiovisuais e teatrais. Sua paixão pela atuação começou ainda quando era pequeno e podia acompanhar o circo sendo montado diante de seus olhos, no terreno baldio em frente ao sobrado em que morava. Sua principal formação se deu nos anos de trabalho no Teatro Brasileiro de Comédia e também na Escola de Arte Dramática de São Paulo – para a qual prestou o vestibular, em vez de cursar Direito.
Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi em 1970, desde então estrelou diversos sucessos, sendo o último a novela Boogie Oogie, de 2014.
CopiarCompartilhar
Elias GleizerAté hoje, o ator tem 25 atuações na Rede Globo, sendo a última Flor do Caribe, de 2013.
CopiarCompartilhar
Juca de OliveiraJuca de Oliveira nasceu no estado de São Paulo, no dia 16 de março do ano de 1973. É um artista capaz de se destacar tanto no teatro quanto na televisão e no cinema. São mais de 30 novelas e minisséries como ator, dez longas-metragens, 60 peças de teatro tanto como autor quanto em cena. Começou sua paixão pelo ofício fazendo teatro na escola e depois descobriu a Escola de Arte Dramática. Foi levando seus trabalhos em paralelo até que teve que escolher entre o banco, o Direito e o teatro. Felizmente, escolheu o teatro e fez uma carreira belíssima como artista.
Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi em 1973, com Os Semideuses.
CopiarCompartilhar
Milton GonçalvesMilton Gonçalves nasceu no dia 9 de dezembro de 1933, na cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, filho de camponeses. A família se mudou para São Paulo quando ele ainda era pequeno e ele chegou a aprender os ofícios de sapateiro, alfaiate e gráfico. Começou a fazer teatro no Teatro de Arena e se apaixonou pela profissão. É um diretor e um ator renomado e participou, junto com Célia Biar e Milton Carneiro, do primeiro elenco de atores da TV Globo. Fez mais de 40 novelas da emissora, sendo que seus personagens de mais destaque foram Percival, em “Pecado Capital”, e Zelão das Asas, em “O Bem-Amado”.
Sua estrei na Rede Globo foi em 1965, com a novela Padre Tião.
CopiarCompartilhar
Nathália TimbergNathalia Timberg nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de agosto de 1929, e é uma das grandes atrizes do Brasil. Formou-se em Belas Artes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e teve sua primeira experiência com o cinema aos 6 anos de idade. Sua carreira começou com o teatro infantil, que lhe rendeu um prêmio do governo francês e uma bolsa de estudos. É uma atriz sempre lembrada por suas grandes vilãs, como Bagmor, de “As Bruxas” (1970), Eleonora, de “Rosa dos Ventos” (1973), e a governanta de “A Sucessora” (1978).
Estreou na Rede Globo em 1965 e hoje, na novela Babilônia faz um de seus papéis mais desafiadores, protagonizando um casal de lésbicas, com Fernanda Montenegro.
CopiarCompartilhar
Sérgio MambertiNascido na cidade de Santos, no ano de 1939, a história de Sérgio Mamberti se confunde e se mistura com a história da televisão e do teatro, no Brasil. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, além de dramaturgo, é um ator versátil, capaz de fazer personagens icônicos para diversos tipos de público. Iniciou sua carreira na televisão na TV Globo, no ano de 1981, na novela “Brilhante”. Ao longo dos anos, participou de inúmeras peças de teatro, filmes, séries e minisséries, além de também ser um artista plástico e uma pessoa engajada em movimentos políticos.
Este ator já participou de diversas atrações na Rede Globo. Sua mais recente participação foi em Flor do Caribe, de 2013.
CopiarCompartilhar
Tarcísio MeiraTarcísio Magalhães Sobrinho é seu nome de batismo e ele nasceu no dia 5 de outubro de 1935, em São Paulo. Sua paixão pelo ofício de ator não começou desde cedo. Quando era pequeno, queria ser diplomata. Foi somente em 1957, já decidido a ser ator, que esteve em “Chá e Simpatia” e “Quando as Paredes Falam”, duas peças de teatro que lhe renderam convites para outros trabalhos. Ao longo da vida, foram mais de 60 programas, minisséries, novelas e especiais, além de 22 longas-metragens, sendo dirigido por cineastas como Anselmo Duarte e Glauber Rocha.
Atuando desde 1962, Tarcísio Meira é um dos maiores atores da televisão brasileira.
CopiarCompartilhar