Mulheres que marcaram a moda
Quem são os maiores nomes da moda de todos os tempos? Listamos as 20 mulheres mais importantes do universo fashion, e elas não estão só nas passarelas. Confira!
Coco ChanelGabrielle Chanel criou a marca que leva seu sobrenome. Apesar de sua morte, em 1971, a grife ainda está em atividade sob a direção criativa do estilista Karl Lagerfeld. Coco ficou conhecida no mundo da moda por incluir elementos masculinos no vestuário feminino, a fim de que as mulheres pudessem usufruir de mais conforto ao se vestirem, no início do século passado. Entre suas criações estão os sapatos bicolores e os tailleurs.
CopiarCompartilhar
Elsa SchiaparelliEstilista italiana que ganhou fama a partir dos anos 20, era conhecida como "inimiga" de Coco Chanel. Enquanto sua contemporânea criava roupas clássicas, ela baseava suas coleções em movimentos artísticos como o surrealismo. Atribui-se a ela, por exemplo, a criação do tom de rosa "choque".
CopiarCompartilhar
Gisele BündchenA brasileira é considerada a modelo mais bem paga do mundo há quase uma década. Ela completou 20 anos de carreira em 2014 e tem no currículo contratos com marcas como Chanel, Victoria´s Secret, Dolce & Gabbana, Yves Saint Laurent, Under Armour, Versace e Balenciaga, além de assinar uma linha própria de lingeries
CopiarCompartilhar
Rei KawakuboFundadora da marca japonesa Comme des Garçons, ela começou a chamar a atenção do mundo da moda nos anos 70. Suas criações, fora dos padrões para o país desde então, não demoraram para ganhar o ocidente. Seu legado se expandiu e hoje a empresa atua até mesmo no segmento de beleza, com coleções de fragrâncias.
CopiarCompartilhar
Naomi CampbellA polêmica modelo britânica nascida em 1970, começou sua carreira aos 15 anos e até hoje participa de desfiles e ensaios de moda. Ela foi a primeira mulher negra a aparecer na capa da edição inglesa da revista Vogue.
CopiarCompartilhar
Audrey HepburnA atriz estrelou um dos filmes de moda mais famosos de todos os tempos: "Bonequinha de Luxo". Assim, e também por seu luxuoso estilo pessoal, passou a ser considerada um ícone fashion.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Mary QuantA estilista britânica tem sob sua autoria a criação da minissaia, na década de 60. Por sua colaboração ao mundo da moda, chegou a ser condecorada com a Ordem do Império Britânico, pela rainha Elizabeth.
CopiarCompartilhar
Stella McCartneyEla poderia ser famosa apenas por carregar o sobrenome do pai, o músico Paul McCartney. Mas a britânica resolveu seguir pelos rumos da moda e tornou-se estilista. Além de suas criações, é lembrada também pelo ativismo vegano, já que não usa nenhum material de fonte animal em sua marca.
CopiarCompartilhar
Betty CatrouxEla foi uma modelo dos anos 70, musa do estilista Yves Sain Laurent. Além da proximidade com nomes de peso, Betty fez fama graças a seu visual, com fios loiros platinados e chamativos.
CopiarCompartilhar
Brigitte BardotTodo o visual da atriz francesa a ajudou a alcançar a fama nos anos 50. Entre os detalhes, estão suas confortáveis sapatilhas, que entraram de vez no vestuário feminino.
CopiarCompartilhar
TwiggyLesley Lawson foi modelo na década de 70. A britânica fez fama na moda graças à sua forma física, alta e magra, seus cabelos curtos e os cílios maquiados em pequenas mechas, visual que contrastava com os padrões da época.
CopiarCompartilhar
Anna WintourA jornalista britânica é, desde 1988, editora-chefe da versão norte-americana da revista Vogue, especializada em moda. Em 2014, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, deu o nome de Anna a um instituto de moda localizado dentro do tradicional museu Metropolitan, em Nova York. Anna foi quem inspirou o filme "O Diabo Veste Prada".
CopiarCompartilhar
Diane Von FurstenbergEm 2014, aos 69 anos, Diane comemorou 40 anos de uma de suas criações. O vestido envelope, amarrado na altura da cintura e na parte frontal do corpo, colocou a estilista belga no topo do mundo da moda.
CopiarCompartilhar
Suzy MenkesOutra importante jornalista da área é a britânica Suzy Menkes. Ela tem suas críticas de moda publicadas em mais de 20 revistas ao redor do mundo, e sua carreira já completou 25 anos. Com textos divertidos e sarcásticos, Suzy ficou famosa também por seus seminários, que reúnem importantes nomes do universo fashion para discutir rumos e novidades do setor.
CopiarCompartilhar
Donna KaranA estilista é a "cabeça" por trás de duas importantes marcas de moda. A primeira, homônima, e a segunda, DKNY. Filha de uma modelo e de uma comerciante, a norte-americana, começou a trabalhar no segmento em 1988 e atua até hoje.
CopiarCompartilhar
Donatella VersaceA estilista italiana é o nome por trás das criações da grife que leva seu sobrenome. Isso desde a morte de seu irmão Gianne, fundador da marca, em 1997. Mesmo com sua importante colaboração no mundo da moda, Donatella também mantém sua fama graças às inúmeras intervenções estéticas corporais e faciais que realiza
CopiarCompartilhar
Jane BirkinCantora e atriz britânica, mas radicada na França, ela mudou os rumos de uma das mais importantes grifes mesmo sem ter relação direta com a moda. Fã da Hermès, ela era usuária assídua da bolsa Kelly. Mas certo dia, na década de 80, encontrou com o presidente da marca (Jean-Louis Dumas) sem querer durante o voo. Sem pesar duas vezes, disse que a marca precisava criar uma bolsa maior, pois as mulheres não conseguiam carregar tudo que precisavam em um modelo tão compacto. Nasceu, assim, o modelo Birkin, batizado em sua homenagem.
CopiarCompartilhar
Carolina HerreraA estilista venezuelana fez sua fama nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Nova York. Além da moda, inspirada nas mulheres locais e sua praticidade, ela também tem uma linha de perfumes. A "212" foi batizada em homenagem ao código telefônico da cidade. Entre as mulheres que já vestiu, está a ex-primeira dama do país, Jacqueline Kennedy.
CopiarCompartilhar
Miuccia PradaEla é a estilista responsável pelas criações da grife que leva seu sobrenome; e foi fundada por seu avó, em 1913. Começou a carreira fashion com um pouco de receio, já que sua paixão era lutar pelos direitos femininos durante os anos de faculdade, na década de 70. Porém, após a formatura, herdou a empresa da família e declara ter se descoberto uma designer; fato que elevou o nome da grife para níveis mundiais.
CopiarCompartilhar
Vivienne WestwoodEstilista inglesa, foi uma das responsáveis pela criação do estilo que ficou ligado ao movimento punk. Graças a seu casamento com Malcolm McLaren, produtor musical suíço que trabalhou com a banda Sex Pistols, teve contato com o universo periférico do Reino Unido e passou a desenhar roupas inspiradas naquele público da década de 70.
CopiarCompartilhar