12 dicas para ajudar um animal de rua
Você quer ajudar um animal de rua, mas não sabe nem por onde começar? Primeiro, coloque amor em seu coração. Depois, nós te ajudamos! Leia a página e veja 12 dicas para ajudar um animal de rua.
Comida e abrigoSe você pegar um animal de rua para cuidar, tome todos os cuidados para ter comida adequada e um lugar para que ele possa se proteger do calor e do frio. Não precisa ser nada muito complexo. A simplicidade, mas com cuidado e carinho, é que vão fazer toda a diferença.
CopiarCompartilhar
Na rua, não mais!Aproxime-se do bicho com cuidado e devagar. Você pode tentar oferecer comida ou a mão para ele cheirar. Um cobertor, focinheira ou coleira podem evitar que ele morda você ou quem estiver por perto. A dica é ir com calma para chegar próximo e tentar tirar ele da rua com segurança.
CopiarCompartilhar
CasaOs abrigos de animais abandonados, normalmente, estão com superlotação. Por isso, é difícil encontrar uma vaga para o animal de rua. Se você tiver essa opção, leve-o para a sua casa. Ou ofereça para algum parente ou amigo que queira adotá-lo.
CopiarCompartilhar
DinheiroSe estiver sem dinheiro para manter o animal em casa, busque ajuda de amigos e parentes. Faça uma vaquinha ou peça doações de ração. Você vai se surpreender em ver como as pessoas estão dispostas a ajudar.
CopiarCompartilhar
BuscaAlguns animais de rua não foram abandonados, mas estão perdidos do seu dono. Verifique se o bicho usa coleira e procure nos arredores cartazes de animais desaparecidos. Converse com as pessoas da vizinhança. Às vezes, o lar dele pode estar mais próximo do que você imagina.
CopiarCompartilhar
Amor e carinhoCuidar de animais é uma tarefa que necessita de muito amor e carinho. Não basta apenas dar comida e largar ele de qualquer jeito. Se você for ficar com o bicho, dê atenção a ele como um membro de sua família.
CopiarCompartilhar
VeterinárioLeve o animal para o veterinário, para fazer todas as checagens e ver como está a saúde dele. Colocar as vacinas em dia também é muito importante.
CopiarCompartilhar
CastraçãoCastrar evita que o cachorro não se reproduza, isso impede que mais animaizinhos fiquem perdidos na rua. Além disso, também é uma prática adotada para prevenir diversas doenças nos animais.
CopiarCompartilhar
Facebook e redes sociaisSe você procura um novo dono para o bichinho, divulgue no Facebook e em outras redes sociais. Um novo dono pode estar esperando essa oportunidade.
CopiarCompartilhar
Feiras de adoçãoSe não encontrar ninguém para adotar o animal, leve-o em alguma feira de adoção ou ONG que cuide de animais abandonados. Se você levar no lugar certo, pode ajudar a encontrar o dono ideal para o bicho.
CopiarCompartilhar
CompanheirismoAdotar um animal de rua pode ser uma ótima forma de você ganhar um verdadeiro companheiro na vida. Aproveite e, além das obrigações de cuidar dele, divirta-se bastante!
CopiarCompartilhar
ResponsabilidadeAntes de dar o animal para alguém que queira adotá-lo, procure saber se o futuro dono realmente tem condições e comprometimento para cuidar dele. Pois, caso a pessoa não esteja realmente disposta a cuidar, pode acontecer do bicho voltar para a rua novamente.
CopiarCompartilhar