Poder de cura dos cachorros
Pesquisas científicas provam o que todos já sabem há séculos: é bom ter um cachorro em casa. Cachorros nos fazem companhia, nos ajudam a ficar ativos, e podem nos avisar se há algum estranho por perto. Mas você sabia que cachorros podem melhorar a saúde mental e física de seus donos?
Alerta precocePesquisadores da Universidade da Flórida descobriram que alguns cães podem detectar convulsões e enxaquecas antes que eles aconteçam, por perceber coisas como lábios trêmulos.
CopiarCompartilhar
Acima de 54 anosA maioria das pessoas com mais 54 anos e que tem cachorros, visitam menos os médicos do que as que não tem. As pessoas que tem cachorro também tomam menos remédios.
CopiarCompartilhar
CriançasTer um cachorro desenvolve o senso de cuidado e a afetividade nas crianças. Faz aprender a respeitar, a ter limites e a compartilhar, dividir carinho, atenção e responsabilidade.
CopiarCompartilhar
AdultosO animal leva companheirismo, alegria e descontração à casa.
CopiarCompartilhar
IdososTer um cachorro afasta a solidão, motiva idosos a se exercitarem/caminharem, faz com que se sintam úteis tendo um ser dependendo deles, ocupa a mente e, portanto, combate a depressão.
CopiarCompartilhar
Apoio EmocionalAlguns cães serviram soldados americanos que voltavam do Oriente Médio. Os cães foram treinados para acariciar os soldados quando eles sentem sinais de um ataque de pânico que se aproxima.
CopiarCompartilhar
Toque calmanteFazer carinho em um cachorro pode liberar oxitocina, serotonina e prolactina no cérebro, melhorando o humor e reduzindo a dor. Isso também reduz o cortisol, uma substância química associada com o estresse.
CopiarCompartilhar
Aumentar a imunidadePesquisadores da Universidade da Califórnia acreditam que a exposição aos germes que os cães carregam pode deixar o sistema imunológico de uma pessoa mais resistente. Isto pode ajudar a diminuir o número de resfriados e pode até diminuir o risco de uma criança desenvolver asma.
CopiarCompartilhar
AdolescentesNuma época em que a garotada passa por mudanças físicas e emocionais, o animal representa a aceitação total: o amigo fiel está ali, para o que der e vier.
CopiarCompartilhar
Tratamento de TOCUm cão treinado pode perceber quando seu companheiro começa a realizar comportamentos repetitivos associados com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), tais como lavar as mãos repetidamente. O cachorro, então, tenta interromper esse comportamento cutucando seu dono.
CopiarCompartilhar
Resumindo...A convivência com um cão pode oferecer muitos dos benefícios da medicina. E não há efeitos colaterais. Adote um cachorrinho!
CopiarCompartilhar